[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Eduardo Lirani
:: Moderador ::
Mensagens: 4109
Registrado em: Segunda-feira 26 2010f Julho 2010 11:55:28 AM
Localização: Franco da Rocha - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Eduardo Lirani »

cansei escreveu:Consegui um tempinho pra gravar um vídeo de demonstração:

[youtube]hVoMXvPcRYM[/youtube]

Como estava na garagem do prédio não deu pra mostrar o consumo em km/L e nem a velocidade então vou ver se depois eu gravo outro vídeo com o carro andando, mas da pra pegar o espírito da coisa.

Aliás achei uma foto de quando eu tava calibrando o velocimetro digital:

Imagem
Cara que trampo sensacional!

Ficou muito bom, vale um belo tutorial hein!

Parabéns pelo trampo, ficou muito bom mesmo.

Abraços,
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

E aí pessoal, o tutorial ta uns 90% pronto. Acho que final de semana que vem consigo postar ele aqui.

Hoje eu consegui gravar um vídeo com o carro andando mas a imagem ficou uma droga. O meu celular fez parecer que o TID tava piscando, talvez por causa da luz do sol. Devia ter gravado de noite.... Como ainda da pra ver funcionando estou postando ele:

[youtube]http://youtube.com/watch?v=tyGOW6V--3M[/youtube]

A plaquinha eu dei uma pesquisada rápida nos preços pra fazer ela e fiquei um pouco desanimado. Eu vou ver melhor essa semana com uns contatos e se não achar um preço bom to pensando em fazer eu mesmo com placa universal. Não fica tão bonito mas pra um negócio que vai ficar escondido ta valendo.

Cledman escreveu:Eu acho que se ele fizer a placa, vai dar uma enricada, pq uma galera aqui em massa vai querer!
E digo mais... manda ver uma patente nisso meu caro!
kkkkk, então... esse projeto eu fiz como algo pessoal mesmo, não fiz com a intenção de ganhar dinheiro. Mesmo que fosse essa intenção eu acho que eu não poderia largar meu emprego atual rs

Sobre patentear, mesmo que eu quisesse eu não poderia fazer isso porque uma parte importante do trabalho foi feito por outras pessoas (a biblioteca de comunicação), então não seria certo registrar como se fosse algo 100% meu. Eu poderia ganhar algum dinheiro talvez vendendo o software do computador de bordo que é de minha autoria ou então em fazendo algum serviço como montar a placa do circuito.
O software eu não tenho interesse em lucrar em cima pq é um trabalho de entusiasta e tem suas falhas, mas as plaquinhas talvez eu monte elas pra quem quiser caso as placas profissionais fiquem caras.

Eduardo Lirani escreveu:Cara que trampo sensacional!

Ficou muito bom, vale um belo tutorial hein!

Parabéns pelo trampo, ficou muito bom mesmo.

Abraços,
Obrigado. Devo terminar de escrever nos próximos dias
Já que vc é moderador, acha que é melhor postar o tutorial aqui ou fazer um tópico novo?
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

cansei escreveu:...
Já que vc é moderador, acha que é melhor postar o tutorial aqui ou fazer um tópico novo?
Tá show de bola hein, Cansei!

Eu acho que merece um novo tópico. A proposta é bem diferente da de propriamente instalar o TID.
Avatar do usuário
Cledman
:: Sport ::
Mensagens: 1230
Registrado em: Domingo 03 2011f Abril 2011 11:41:40 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cledman »

Com certeza meu caro!
Baita projeto e você é uma pessoa de bem ao compartilhar com o pessoal sua descoberta e trabalho.
Muito digno isso!

Por fim, apenas recapitulando, a interação com o computador é feita através da alavanca tal qual o Astra?

Parabéns! Ficou fantástico!
Maxx Sedan Prata 2008/2009 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Classic Bege Nevada 2004/2005 - Cledson:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=888547
moicano
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Segunda-feira 14 2014f Julho 2014 09:18:17 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por moicano »

estou ansioso pelo tutorial.. rsrsrsrs
Vectra 2.2 8v GLS prata 2000 - Ex

Corsa Sedan Premium preto 2011 - Atual
Ikaro
:: Moderador ::
Mensagens: 2837
Registrado em: Domingo 28 2004f Novembro 2004 12:58:12 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ikaro »

Belíssimo projeto, acompanhando aqui.

Para a instalação no TID do Corsa antigo, que o display é menor, mudará alguma coisa?

Acredito que o display ficou piscando na filmagem por conta dos leds.

Parabéns pelo projeto!
evandrosant
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sexta-feira 23 2011f Dezembro 2011 11:52:40 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por evandrosant »

cansei,

Ficou show de bola esse seu computador de bordo.
Eu sou programador também e gosto de arduino. Qual versão do arduino você usou para fazer?
Posta o tutorial pra gente, ja to tendo varias ideias de como incrementar ele... ja to indo atras do TID pra colocar no meu Maxx também. :D
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

E aí pessoal, o tutorial ta quase no fim, vou ver se posto hoje ou amanhã.
Cledman escreveu:Por fim, apenas recapitulando, a interação com o computador é feita através da alavanca tal qual o Astra?

Parabéns! Ficou fantástico!
Isso, segue uma foto de como ficou:

Imagem
Ikaro escreveu:Para a instalação no TID do Corsa antigo, que o display é menor, mudará alguma coisa?
Muda pouca coisa. Na biblioteca acho que muda só um endereço de memória e um loop. No fórum do Arduino você consegue baixar a versão pra esse TID.
No software que eu fiz você só precisa reduzir os textos pra ficar no máximo com 8 caracteres pq eu fiz tudo considerando o TID maior que tem 10 caracteres. É fácil adaptar.

evandrosant escreveu:cansei,

Ficou show de bola esse seu computador de bordo.
Eu sou programador também e gosto de arduino. Qual versão do arduino você usou para fazer?
Posta o tutorial pra gente, ja to tendo varias ideias de como incrementar ele... ja to indo atras do TID pra colocar no meu Maxx também.
Estou usando um Nano.
Da pra fazer bastante coisa mesmo. De extra por enquanto só estou lendo um termometro digital mas já cheguei a montar um cronômetro e até pensei em fazer em cima dele uma função pra cálcular 0 a 100 km/h mas por ora engavetei a ideia.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Sstefanello escreveu:
leoeconoflex escreveu:uma ótima noticia a todos aqui do forum ...

consegui instalar meu MID, e ele está funcionando 100% !!!!!!!!!!!!!

fiz ontem a noite, depois de dicas do amigo vini, q me sugeriu entrar no clube do astra para ver como faziam para pegar o sinal q eu estava com dificuldade.

pois bem, verifiquei tudo la e ontem a noite msmo puis a mão na massa. é exatamente como está descrito lá, eu até consegui fazer algo um pouco melhor, pois ao invés de usar apenas o fio como contato, consegui ligar um terminal semelhante ao que existe no conector do MID no conector da central, ficou parecendo o conector original.

se alguem precisar eu coloco fotos, é so me pedir... é quase uma cirurgia ... é trabalhoso, mas nada impossivel ...

o MID q eu comprei foi previamente configurado pela loja, logo naum precisarei de nenhum ajuste ... pois as quilometragens estão batendo 100% e a autonomia parou de dar um absurdo ...

so um comentario, é impressionante como a GM naum coloca isso nem como opcional de fabrica ... se uma pessoa como eu (com a imensa ajuda de todos daqui, como vavasoud e vini) conseguiu instalar sem problemas e sem fios aparecendo ... pq a GM não o faz ????

enfim ... seguem fotos para ilustrar tudo q disse......



Imagem


Imagem


Imagem


Imagem
Mas que beleza hein. Maravilha.
Poste fotos sobre detalhes dessa instalação, principalmente do sunal do consumo na ECU.

Outra coisa, quanto pagou no seu mid? Comprou novo?
O jeito pra mim vai ser comprar com as configurações ja programadas, como você.
Caro SStefanelo, boa noite...
Já deu para perceber que muita gente tá interessada em comprar esse equipamento. Se vier pré configurado, apenas tendo que instalar, fica muito mais fácil...

É possível fornecer detalhes do local de venda, ou de valores de custo?

Abraços, Cido
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”