[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

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vavasound
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[TUTORIAL] - Instalação de Computador de Bordo MID em Corsa

Mensagem por vavasound » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 02:56:04 PM

Bom, eu sei que eu demorei mas... agora eu vou finalmente publicar ele!
Vou lançar aqui uma dica: Como instalar o MID (Computador de Bordo) no Corsa Novo (2002 em diante)

O computador de bordo (MID – Multiple Information Display) mostra as seguintes informações:
1* - Hora
2* – Data
3* – Nome da Música e estação do rádio
4* – Temperatura exterior ( sendo 1, 2, 3 e 4 mostradas pelo TID – Triple Information Display original)
5 – Consumo médio
6 – Consumo instantâneo
7 – Consumo absoluto
8 - Autonomia
9 – Velocidade média
10 – Distância Percorrida
11 – Cronômetro (ele começa a marcar o tempo desde quando o MID é zerado)
12 – Temperatura do motor
13– Luzes de freio
14 – Pastilhas de freio
15 – Nível de óleo do motor
16 – Nível do fluído de refrigeração (água do radiador
17 – Nível da água do limpador do pára-brisa.
18 - Fusíveis do circuito de iluminação das luzes de freio.
19 – Iluminação


Esses são os MIDs mais comuns, mas tem alguns da Opel que tem capacidade de carga do Alternador e Temperatura do Ar Condicionado Digital

O carro possui todas as informações necessárias para que o MID funcione a 100%, o MID funciona como um pequeno programa de calculo que lê valores, faz os cálculos e apresenta os valores, estas informações estão no painel de instrumentos, unidade de comando, e na ficha já existente do display das Horas, Temperatura e Data/Informações do rádio (ou TID como eu mencionei acima)

Primeiramente vou apresentar o esquema do meu carro: Corsa Sedan Premium 1.8L com Ar, DH, ABS e Airbag duplo. Ele possui um módulo de carroceria conhecida como BCM (Body Control Module)

Esquema da Pinagem:



ATENÇÃO: Os pinos com * são informações que já estão na ficha do TID do painel!
Vou fazer da Seguinte forma:
(Todas as Merivas TEM BCM)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Ligar na ECM Pino - K46
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID ou pino 12 do conector de diagnóstico.
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto – Abaixo do banco traseiro
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino M3 da ECM
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Corsas sem BCM (dá para adaptar em classic, mas ai eu não tenho o esquema elétrico dele, mas as cores dos fios e posições serão praticamente as mesmas. Só vai mudar pq o classic não tem TID mais. Mas da pra habilitar sim sem problemas!)
Pino MID ~ Cor do Fio MID ~ Descrição ~ Cor do Fio - Conexão Corsa com BCM
1* ~ Marron ~ Massa Linha 31 ~ Marrom - Pino 6 TID
2* ~ Aul/branco ~ Massa Sensor Temp. Externa ~ Azul/Branco - Pino 5 TID
3* ~ Azul ~ Sensor Temp. Externa ~ Azul - Pino 7 TID
4* ~ Preto ~ Ignição (+ pós chave) linha 15 ~ Preto - Pino 1 TID
5* ~ Vermelho ~ Positivo linha 30 ~ Vermelho - Pino 3 TID
6 ~ Verde ~ Sinal de RPM ~ Verde - Pino 31 do Painel de Instrumentos
7* ~ Cinza/Amarelo ~ Iluminação do Mid ~ Cinza/Preto - Pino 4 TID
8* ~ Vermelho/Branco ~ Radio - Antena ~ Vermelho/Cinza - Pino 2 TID
9* ~ Marrom/Vermelho ~ Radio - Relogio ~ Verde - Pino 10 TID
10* ~ Marrom/Cinza ~ Radio - Master ~ Marrom/Cinza - Pino 12 TID
11* ~ Marrom/Preto ~ Radio - Dados ~ Branco - Pino 11 TID
12* ~ Azul/Vermelho ~ Sinal de Velocidade ~ Azul/Vermelho - Pino 9 TID
13* ~ Marrom/Verde ~ Sensor de Oleo Carter ~ Marrom - Pino 6 TID
14* ~ Marrom/Branco ~ Sinal Diagnostico K ~ Marrom/Verde - Pino 8 TID ou pino 12 do conector de diagnóstico.
15 ~ Preto/Amarelo ~ Interruptor do Freio ~ Preto/Amarelo - Interruptor Pedal do Freio
16 ~ Preto Fusível do Freio ~ Preto - Interruptor do Pedal de Freio
17 ~ Branco/Verde ~ Sensor Running Light/Rear Light ~ Marrom - Pino 6 TID
18 ~ Preto/Amarelo ~ Sensor Luz de freio ~ Isolar
19 ~ Amarelo/Vermelho ~ Sensor das Pastilhas de Freio ~ Marrom - Pino 6 TID
20 ~ Marrom/Azul ~ Sensor de Água do Radiador ~ Marrom - Pino 6 TID
21 ~ se houver ~ Falha de Transm. Automática ~ Marrom - Pino 6 TID
22 ~ Marrom/Amarelo ~ Sensor de Água do Limpador de parabrisa ~ Marrom - Pino 6 TID
23 ~ Marrom/Branco ~ Botão de Reset- chave do limpador ~ Branco - Chave do limpador
24 ~ Marrom/Vermelho ~ Botão de Select - chave do limpador ~ Vermelho - Chave do limpador
25 ~ - - -
26 ~ Azul/Preto ~ Marcador de Combustível ~ Azul/Preto - Pino 20 Painel de Instrumentos
27 ~ Preto/Marrom ~ Sinal de Consumo (ECM) ~ Ligar na ECM Pino - K47 (K24 para classic)
28 ~ - - -
29 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
30 ~ se houver ~ A/C digital (quando houver) ~ Isolar
31 ~ Azul ~ Sensor de Temperatura do Motor ~ Azul - Pino 19 do Painel de Instrumentos
32 ~ se houver ~ Monitor do Alternador (quando houver) ~ Isolar

Dicas:

Caso quem for instalar não queira comprar a alavanca do limpador do parabrisa(do Astra Hatch para Corsa Hatch e Meriva, e do Vectra ou Astra Sedan para Corsa Sedan e Montana, temos uma opção de comprar 2 botões NA (Normalmente aberto) de toque para alternar as funções e para dar um Reset nos dados de Autonomia. Basta ligar aos fios respectivos do mid os botões e o outro polo do botão ligar a massa.


Configuração:

A configuração terá que ser feita numa agência da Chevrolet através do Tech2.
Assim que eu conseguir fazer a melhor calibração para o MID eu posto aqui qual é a configuração que tem que ser feita! Ok??


Até em breve!


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Sandro Medeiros
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Mensagem por Sandro Medeiros » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 03:16:48 PM

Parabéns pelo tópico, vou ficar acompanhando o andamento do pessoal, pretendo futuramente instalar o MID no meu corsa também! :D


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leoeconoflex
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Mensagem por leoeconoflex » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 05:01:17 PM

Caro vavasound;

Pode me passar um contato seu, e-mail, msn ???

meu email: leoeconoflex@gmail.com

É quase um sonho para quem tem um corsa, ter um MID instalado no carro, e funcionando perfeitamente.

Já estou fazendo as ligações mostradas no tutorial, no entanto tenho algumas duvidas e seria muito grato se pudesse me ajudar.

Grande abraço!


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Mensagem por rapha.diniz » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 05:02:34 PM

voce merece uma estatua


-.-

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Mensagem por Paulinho » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 05:07:57 PM

rapha.diniz escreveu:voce merece uma estatua
:D :D apoiado!!!


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XlipZ
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Mensagem por XlipZ » Quarta-feira 28 2009f Janeiro 2009 07:29:25 PM

Amigo pra quem nao tem o BCM é possivel instalar?


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http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... c&start=60
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Instalação sem e com BCM!

Mensagem por vavasound » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 07:08:02 AM

XlipZ escreveu:Amigo pra quem nao tem o BCM é possivel instalar?
Vc experimentou dar uma olhadinha um pouco mais abaixo?? eu fiz o esquema tb para os sem BCM.

Certo???
:roll:


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Mensagem por vavasound » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 07:20:21 AM

leoeconoflex escreveu:Caro vavasound;

Pode me passar um contato seu, e-mail, msn ???

meu email: leoeconoflex@gmail.com

É quase um sonho para quem tem um corsa, ter um MID instalado no carro, e funcionando perfeitamente.

Já estou fazendo as ligações mostradas no tutorial, no entanto tenho algumas duvidas e seria muito grato se pudesse me ajudar.

Grande abraço!
Meu email é vavasound@yahoo.com.br

:wink:


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Mensagem por CyberTX » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 07:36:45 AM

Só uma pequena curiosidade...
Para corsa 97 não funciona ne?



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Mensagem por vavasound » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 08:29:02 AM

CyberTX escreveu:Só uma pequena curiosidade...
Para corsa 97 não funciona ne?
Quando o carro tem injeção eletrônica, teoricamente sim! Basta saber se a ECM do seu carro manda o Sinal de consumo (que eu acredito que sim!)

Certo??


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Mensagem por santosca » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 10:48:50 AM

leoeconoflex escreveu:Caro vavasound;

Pode me passar um contato seu, e-mail, msn ???

meu email: leoeconoflex@gmail.com

É quase um sonho para quem tem um corsa, ter um MID instalado no carro, e funcionando perfeitamente.

Já estou fazendo as ligações mostradas no tutorial, no entanto tenho algumas duvidas e seria muito grato se pudesse me ajudar.

Grande abraço!
Posta suas dúvidas aqui. Provavelmente outros terão as mesmas dúvidas, assim conforme elas vão sendo resolvidas, outros também são ajudados.

[]s,


Carlos
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Mensagem por leoeconoflex » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 11:22:21 AM

Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concecionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços


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Mensagem por leoeconoflex » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 11:23:14 AM

Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concessionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços


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Mensagem por vavasound » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 11:52:20 AM

leoeconoflex escreveu:Desculpe ...

É q sou novo no clube e não sei muito bem lidar com isso ...

Minhas duvidas são:

Começei a ligar o Mid em meu Corsa (que é um modelo 2008/2008 1.4), achei sem problemas todos os fios e conectores, falta mesmo dar um trato na fiação e adaptar a carcaça.

Minha duvida é, o que tem de ser feito para programa-lo no Tech2 ?

Existe a venda no mercadolivre um módulo de diagnóstico que faz a leitura e programação de tal, compensa comprá-lo (em torno de R$ 400 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... vrolet-_JM), ou seria melhor passar em alguma concessionária e pedir a um funcionário para fazê-lo?


Obrigado a todos !!!

Abraços


bom... seguinte.
Então... esse Op-COM até onde eu sei (E pude usar um para testes..) não se consegue programar muitas coisas... tem coisas que só o TECH2 da GM vai programar mesmo, mas isso em uma concessionária dá pra fazer sem problema...
Eu não sei exatamente te dizer o que tem que ser feito pois quando vc desliga o MID e liga ele novamente (num novo carro ele vai aparecer Program. no display)

Eu vou fazer uma calibração perfeita e depois publico. Pois temos algumas coisas...

Primeiro, qual o Pneu que está no seu carro?
Deepois disso tem que ser feita uma calibração para dizer qual é o tamanho do tanque de combustivel, e colocar um fator de correção para que ele passe a marcar corretamente, pois o MID não tem a configuração (um código que varia de 501 a 512, com cada tipo de motor e roda que esta no carro para Astra e Vectra) para um motor de corsa e roda de corsa...

Este OpCom que vc viu eu consigo comprar ele por 100US$(250 Reais) ele da pra ler código de erros, alterar algumas coisas, talvez a nova versão dele consiga alterar as coisas no MID mas eu acho difícil.

Ainda não testei a nova versão para te dizer com precisão.

De cara eu posso te dizer que 503 (estimando que seu carro esteja com uma roda aro 14 e pneus 185/65) seria a melhor calibração pra todos os corsas, mas para uma calibração mais exata ai eu preciso de um tempo para fazer uns testes.


Certo???

Abraço!


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Mensagem por vavasound » Quinta-feira 29 2009f Janeiro 2009 11:54:36 AM

Paulinho escreveu:
rapha.diniz escreveu:voce merece uma estatua
:D :D apoiado!!!
Instala um MID que ja ta valendo!! :D

Obrigado!!


Porque nada nasceu para ficar eternamente como é.

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