[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por Fernando 4100 »

gtmski escreveu: Sexta-feira 14 2020f Fevereiro 2020 08:21:45 AM Dando um up aqui no tópico deste projeto bacana. Minha sugestão para próximas versões seria uma interface para um aviso de água baixa do reservatório de expansão ou do reservatório do para-brisa através de um sensor de nível como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... brinde-_JM , tem alguns para alta temperatura
Esse sensor que o próprio fabricante indica pra carros eu não curto, pois 100º é temperatura normal de quase todo carro.
Uso esse que é pra 125º: https://www.icos.com.br/SensorDeNivel/LA322E40/
4 anos de uso já.

Testei o sistema com até 1,5 bar, vedação do sensor perfeita.

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Realmente, o pdf da eicos em https://cdn.eicos.com.br/downloads/manu ... -eicos.pdf informa que a pressão máxima de trabalho é de 2 bar e sugere como aplicação para o monitoramento do reservatório de expansão. São 2 os modelos para até 120-125C, o que difere é o material da vedação (EPDM vs NBR) e o preço (71 reais para o LF222E-40 vedação em EPDM e 114 reais para o LA322E-40 vedação em NBR, pesquisados no Mercadolivre), cada vedação com suas vantagens e desvantagens. Porém não sei esta faixa de preço atende o requisito de preço baixo do Cansei, mas o pdf e suas informações me passaram confiança na vedação. Fernando, você ligou o sensor a um led dentro do cockpit?
Cansei, o sensor XKC-Y25-V não-envasivo que encontrou é uma boa idéa mesmo, não havia considerado sensores capacitivos. Há também o XKC-Y26-V que parece ser de mais fácil fixação no reservatório. É uma pena que os indutivos não atendam à necessidade, encontrei por preços bons à venda no BR.
Avatar do usuário
Fernando 4100
:: Champ ::
Mensagens: 498
Registrado em: Sexta-feira 08 2007f Junho 2007 02:24:13 AM
Localização: Tenente Portela - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por Fernando 4100 »

Na época que eu comprei era em torno de 40 reais, mas isso foi antes do ML ter taxas absurdas pro vendedor... Então por fora do ML deve encontrar beeeem mais barato!
Faltou eu mencionar que no Corsa que usa reservatório "redondo", eu realmente não ficaria seguro em instalar esse tipo de sensor, apesar de já ter visto vários no youtube. Pode ser exagero, mas sei lá... Existem outros formatos de sensores também, com bóia de movimento vertical. Há ainda outra opção que é instalar o sensor original de algum carro, junto com seu reservatório de expansão, mas que aumenta o custo.
Vou acrescentar algumas imagens pra enriquecimento do tópico:

Imagem

Imagem

A arruela expansiva veda bem, repare que ela era do tamanho da porca, mas agora tá bem maior. Como o seguro morreu de velho, passei uma fina camada de "silicone" para junta de motores na área de contato com a arruela antes de rosquear, agora ela tá colada no reservatório.

Imagem

Imagem

A luz do painel que originalmente indica excesso de temperatura (e eu até hoje não vejo utilidade nenhuma...) eu transformei no aviso de nível baixo do reservatório. Agora se a luz acender, é só completar o nível e procurar onde tem vazamento (já que o nível é constante).

Imagem
@furini_classic_auto
Omega CD 4.1
Corsa 1.6 + C60 + T96 + UNM...
Uno Smart

Imagem
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Pessoal, da minha parte a questão é bem simples até, pra lançar um recurso novo no computador de bordo eu costumo fazer testes no meu próprio carro e furar o reservatório é uma coisa que eu não tenho vontade de fazer e nem quero incentivar as pessoas a fazerem isso.

Já vi mais gente que fez essa adaptação e ta segurando tudo bem mas eu não quero arriscar, vai contra os meus princípios.

gtmski escreveu: Terça-feira 03 2020f Março 2020 10:01:33 AM Porém não sei esta faixa de preço atende o requisito de preço baixo do Cansei
A questão do preço é só pra não onerar ninguém. Se a mais barata atende não tem pq eu ir atrás de uma mais cara. E se não atender beleza, o prejuízo vai ser pequeno e eu posso procurar uma mais cara que me atenda melhor. É por isso que eu vou atrás das mais baratas primeiro.

Outro ponto é que se pensar que eu e o Guilherme vendemos esse kit de computador de bordo por 280 no ML, um sensor que sozinho custa 70 reais pra mim é caro. São referências pessoais e não é nem que o sensor não valha isso.
gtmski escreveu: Terça-feira 03 2020f Março 2020 10:01:33 AM Cansei, o sensor XKC-Y25-V não-envasivo que encontrou é uma boa idéa mesmo, não havia considerado sensores capacitivos. Há também o XKC-Y26-V que parece ser de mais fácil fixação no reservatório. É uma pena que os indutivos não atendam à necessidade, encontrei por preços bons à venda no BR.
Eu vi ele sim mas ele é mais caro. Comprei o Y25 por 35 reais com frete no aliexpress, já o Y26 com frete ta perto de 50 reais. Se a diferença fosse de uns 5 reais no máximo eu até pegava.
Depois me passa o link desses indutivos que vc achou, pq vc viu que não atende?
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

cansei escreveu: Sábado 07 2020f Março 2020 10:30:51 PM
Depois me passa o link desses indutivos que vc achou, pq vc viu que não atende?
Estes aqui: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -level-_JM e https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... aberto-_JM

Não detectam água limpa... https://www.youtube.com/watch?v=K7xoV9EhYDg
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Depois de 4 meses de espera... nunca tive uma encomenda que demorou tanto pra chegar. Quando vi que tinha chance de não chegar comprei mais um sensor só que de outro vendedor e dá-lhe zica de novo...

Enfim, o funcionamento é interessante e super simples mas exige algum código pra evitar falso positivo quando o carro chacoalha.

Imagem
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Pessoal, recebi uma notificação de acesso aos arquivos do projeto no meu Google Drive. Achei estranho pois os arquivos estão públicos e vindo aqui no fórum achei mais estranho não ter encontrado mais o link. Sendo assim vou deixar ele aqui pra quem quiser acessar:

https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing

Agradeço se algum moderador puder editar o primeiro post e colocar o link lá também.
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1068
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Boa!
Vou aproveitar e compartilhar um esquema que fiz para instalar o computador de bordo no meu Corsa B usando o conector original do carro, sem cortar os fios, só tirando os terminais e realocando nas posições necessárias

Imagem
Avatar do usuário
RafaelAnderson
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 22 2023f Janeiro 2023 05:42:13 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RafaelAnderson »

Quero instalar também no meu Corsa maxx, onde eu compro o kit, preciso da moldura também.
Horácio
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Domingo 28 2016f Agosto 2016 07:14:27 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por Horácio »

gtmski escreveu: Quinta-feira 03 2022f Fevereiro 2022 05:57:28 PM Boa!
Vou aproveitar e compartilhar um esquema que fiz para instalar o computador de bordo no meu Corsa B usando o conector original do carro, sem cortar os fios, só tirando os terminais e realocando nas posições necessárias

Imagem
Boa noite amigo,
Esse esquema de pinos é o mesmo do Corsa A GLS/GSi?
Ex-Montana Sport 1.8 2005 - Atual Corsa Wagon 2000 1.6 8V
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”