[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Saulo_VR
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 06 2017f Novembro 2017 11:51:33 PM
Localização: Santos Dumont - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por Saulo_VR »

Fala cansei!

Primeiramente parabéns pelo projeto. Ficou muito bom. Se soubesse antes já teria comprado para meu carro. Mas acabei descobrindo sem querer em um vídeo.

Queria saber de você a respeito da comunicação do arduino com a central do carro .
Observei a biblioteca mas não matei a charada. Será que pode haver outros dados nessa comunicação que podem ser pegos(pressões, níveis, sinais de sensores) direto da central por esta rede?
Sabe me informar uma maneira de descobrir estas informações ou pelo menos me dar um norte para começar a pegar estes dados?

Sabe o tipo de comunicação?

Obrigado!

Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

E aí Saulo

Então, hoje eu tenho dois projetos divulgados, um deles é esse aqui do computador de bordo pelo TID e o outro é de um gauge digital OBD2.

Esse projeto do computador de bordo eu não me comunico com a central do carro. Aqui eu leio as informações direto dos sensores que no caso é o sensor de velocidade, boia de combustível e o bico injetor.

Já o projeto do gauge OBD2 sim, nele eu me comunico com a central do carro e pego várias informações dela mas esse é um projeto com outro propósito, ele não marca consumo (não é computador de bordo) e ele só funciona em carros mais recentes por causa do protocolo de comunicação. Ele não funciona na família corsa.
Saulo_VR
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 06 2017f Novembro 2017 11:51:33 PM
Localização: Santos Dumont - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Saulo_VR »

cansei escreveu:E aí Saulo

Então, hoje eu tenho dois projetos divulgados, um deles é esse aqui do computador de bordo pelo TID e o outro é de um gauge digital OBD2.

Esse projeto do computador de bordo eu não me comunico com a central do carro. Aqui eu leio as informações direto dos sensores que no caso é o sensor de velocidade, boia de combustível e o bico injetor.

Já o projeto do gauge OBD2 sim, nele eu me comunico com a central do carro e pego várias informações dela mas esse é um projeto com outro propósito, ele não marca consumo (não é computador de bordo) e ele só funciona em carros mais recentes por causa do protocolo de comunicação. Ele não funciona na família corsa.
Na verdade eu tenho um Astra hehe. Ele trabalha com OBD2. E quando pluguei um daqueles simples(elm327) eu consegui alguns dados .

No astra existe algumas pessoas que adaptaram o Mid no lugar do Tid. No astraclube tem um tutorial . Então achei que essas informações pudessem ser pegas da central pela comunicação do TID.
E achei que a biblioteca que foi colocada por você fazia este papel.
Então ela na verdade é responsável por fazer a transmissão para o TID. Isso mesmo?

Neste outro projeto com obd2 é com arduino também ? Seria possível esta comunicação com a central dessa forma que propus? Sabe uma maneira?

Hehe,é muita informação e pergunta mas é porque realmente fiquei interessado no projeto e peguei meio que o projeto no final já.

Abração


Enviado de meu ASUS_Z012DC usando Tapatalk
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

Boa noite corseiros!!

Essa semana comprei alguns módulos para o meu arduino e, entre eles, uma tela led para adaptar o projeto. Só que quando chegou, vi que a tela é muito pequena, mas muito pequena mesmo.. kkkkk
Nem me atentei nesse detalhe na hora da compra, só prestei atenção na resolução de 128x64 e deixei o tamanho pra lá.. só tem 0.96 polegadas.. kkkk

Imagem

Apesar do tamanho "gigante", vou tentar adaptar o projeto para essa tela, assim aprendo programação.. rsrsrs
Cheguei do trabalho e comecei a mexer em um código básico da tela, para entender como colocar os caracteres na tela.

Imagem

Vou aprendendo aqui e assim que conseguir programar com essa tela (se conseguir rsrsrsrs), posto o código aqui.

Valeu pessoal!!
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Saulo_VR escreveu:Na verdade eu tenho um Astra hehe. Ele trabalha com OBD2. E quando pluguei um daqueles simples(elm327) eu consegui alguns dados .
Então... o padrão OBD2 abrange um conjunto de protocolos de comunicação e o ELM327 é um chip que trabalha com alguns protocolos. O seu Astra deve se usar um desses protocolos.

Já o meu gauge funciona só com CAN-BUS que é o protocolo mais atual do mercado automotivo. É certeza que não funciona no Astra. Na linha da GM o meu gauge funciona só a partir do Cruze, Onix.

Se quiser matar a curiosidade, abre o app Torque, entre em "Adapter Status", e depois procure por "Protocolo OBD2". Veja o que aparece lá.
Saulo_VR escreveu:No astra existe algumas pessoas que adaptaram o Mid no lugar do Tid. No astraclube tem um tutorial . Então achei que essas informações pudessem ser pegas da central pela comunicação do TID.
Então, o MID também não se comunica com a central. Na verdade ele faz a mesma coisa que eu faço no computador de bordo que é ler diretamente os sensores. É até por isso que o MID tem um monte de pinos, um pra cada sensor...
Saulo_VR escreveu:E achei que a biblioteca que foi colocada por você fazia este papel.
Então ela na verdade é responsável por fazer a transmissão para o TID. Isso mesmo?
Sim, é só pra transmitir as mensagens pro TID mesmo.
Saulo_VR escreveu:Neste outro projeto com obd2 é com arduino também ? Seria possível esta comunicação com a central dessa forma que propus? Sabe uma maneira?

Hehe,é muita informação e pergunta mas é porque realmente fiquei interessado no projeto e peguei meio que o projeto no final já.

Abração
Olha, não sei como te responder isso de um jeito simples então vou explicar alguns pontos pra tentar te mostrar a situação.

No seu Astra o ELM327 funciona mas vou chutar que o seu Astra é dos últimos anos de fabricação, não?
Acredito que na maioria dos Astras e Corsas o ELM327 não funciona. No meu Corsa mesmo o ELM327 não funciona. Na linha Astra eu não sei o % mas na linha Corsa te garanto que no mínimo 98% dos Corsas existentes o ELM327 não funciona.

Seria possível comunicar com a central? Seria mas na minha opinião é inviável pois eu teria que aprender o protocolo de comunicação do carro e criar um código com base nisso. É um trabalho muito grande que eu não tenho tempo nem condição de fazer. Literalmente eu não conseguiria aproveitar nada do meu projeto do gauge OBD2, nada mesmo.

Se sei alguma maneira? Sei, no seu caso o ELM327 pode ser o salvador. Eu já interfaceei o Arduino com o ELM327 e daria pra usar ele pra pegar informações do carro. Usar ele pra lidar com o protocolo de comunicação é muito mais viável do que eu ter que aprender o protocolo do seu carro mas o ponto que eu caio é o seguinte, bolar esse recurso vai me dar um trabalho grande pra atender uma parcela muito pequena de pessoas. Cai na mesma situação de quem me pede pra fazer o computador de bordo funcionar em conjunto com o rádio original da GM. Quantas pessoas hoje tem o rádio original da GM? Entende a situação? Não é viável. Eu teria um trabalho grande pra atender um publico pequeno sendo que em qualquer projeto que se preze a ideia é tentar abranger o máximo possível de pessoas.

Se vc tiver mesmo interessado eu estou aberto a desenvolver o que vc quer mas não seria no âmbito desse projeto e sim um projeto personalizado e exclusivo pra vc, e por causa disso eu cobraria uma grana pelo serviço =/

thiago.bacaicoa escreveu:Boa noite corseiros!!

Essa semana comprei alguns módulos para o meu arduino e, entre eles, uma tela led para adaptar o projeto. Só que quando chegou, vi que a tela é muito pequena, mas muito pequena mesmo.. kkkkk
Essa é a mesma tela que eu uso no meu gauge, apesar de pequena ela é muito boa. A única diferença é que eu uso a que é 100% branca, essa que vc pegou é azul com faixa amarela.

Não queria fazer spoiler mas já fazendo, eu estou terminando de desenvolver um projeto novo de computador de bordo universal que usa essa tela mas é um projeto que eu vou manter fechado e vender como um produto mesmo. Já te adianto que a conversão vai dar um trabalhinho viu kkkk mas tomara que dê tudo certo aí. Abs.
wesleydigital
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 21 2012f Outubro 2012 12:37:10 PM
Localização: Itaúna - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por wesleydigital »

cansei escreveu:E aí wesley.
Cara, infelizmente não vou poder te ajudar. O primeiro motivo é que graças a deus arranjei um emprego e voltei a trabalhar, então não tenho mais o tempo livre que eu tinha antes. O segundo motivo é que o TID tem um funcionamento bem peculiar e o código ta todo estruturado em torno desse funcionamento. Esses LCDs que vc quer usar tem um funcionamento bem mais simples mas por ser diferente do TID eu seria obrigado a reestruturar o código e isso levaria um tempo que eu não tenho mais pra gastar.

Minha sugestão é vc usar como base o código que o pessoal fez pra esse tipo de LCD, não acho que vai ser ruim pra vc até pq várias das atualizações que eu fiz são relacionadas com o TID. De recurso acho que não tem muita diferença.

Valeu pela atenção,comprei hoje o TID ,vou fazer com ele mesmo,esta semana coloco a mão na massa e vamo vê no que dá rsrsrrsrss
lourencoeletrotecnic
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 21 2016f Agosto 2016 08:52:24 AM
Localização: Barbacena - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por lourencoeletrotecnic »

wesleydigital escreveu:Cansei,
Seria possivel você fazer as modificações no codigo para que pudesse ser usado em um lcd 20,4.Eu tenho uma pequena noção em programação no "Visual Basic" então,vendo seu projeto pensei que eu conseguiria fazer as modificaçoes necessarias,meu carro não tem CB então comprei as molduras do carro e todos os equipamentos arduino,mas na hora de modificar os codigo,tô tomando a maior surra,não sai nada,quero fazer com o lcd 20x4 para baratear o custo pois tive q comprar as molduras tambem e acho este lcd mais bonito e vai combinar mais com a iluminação do painel e do meu som q são todos iluminados com led no tom de azul "ice blue".Tem um codigo modificado disponibilizado aqui,mas me parece q está desatualizado em relaçao as ultimas atualizacoes q vc fez.Por isso peço encarecidamente q vc me faça este favor pois,imagino q pra quem domina esta linguagem "arduino"com poucas modificaçoes o programa funcionaria,estou a quase 2 meses varando noites e quebrando a cabeça.Sei q dá um pouco de trabalho e por isso estou disposto a te dar uma pequena contribuição simbólica,porque se não vou perder todo dinheiro investido.

meu email é: wesleydigital@hotmail.com
e se achar mais facil meu zap : 37988092198

Olá wesley, não sei se resolveria seu problema, mas tenho o código original modificado para um display 16x02, levei até mais de 2 meses para alterar tudo que queria e calibrar para o meu carro (fiat uno), se servir posso te dar algumas dicas sobre o que mudar (biblioteca e comandos). Qualquer coisa pode me chamar também no zap: 032984270100
genivaldo97
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 17 2017f Novembro 2017 01:41:35 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: MONTANA 1.8 CONQUEST FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por genivaldo97 »

ola cansei estou querendo montar o projetodo arduino gostaria de uma ajuda comprei os componentes arduino fiação placa de circuito universal vi todo o projeto no tutorial e vi nos comentarios que foi adicionado um timer no projeto lm 555 vi que o guilherme ja tem o kit para vender mais quero montar aqui mesmo ja que tenho os componentes se puder dar uma força ai
meu email genivaldo97@hotmail.com
zap 11 984310049 obrigado
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

E aí genivaldo, cara, infelizmente não tenho como te dar uma força.

Comentei uns posts atrás que graças a deus eu consegui arranjar um trabalho depois de ficar 1 ano e meio desempregado então eu não tenho mais o tempo livre que eu tinha antes. Meu tempo ta tão ocupado agora que nem com o Guilherme eu to conseguindo conversar direito.

Se a sua vontade é de tentar montar o projeto com suas próprias mãos eu te apoio nessa decisão mas vc precisa ter em mente que vc precisa tentar. Encare o desafio de frente, quebre a cabeça... Acho que vc vai aprender bastante fazendo o projeto mas o aprendizado só vem assim, tentando.

A documentação que vc viu é suficiente pra montar todo o projeto então comece a montagem e se por ventura vc empacar em algum ponto posta aí que eu ou alguém responde assim que der.
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

cansei escreveu:
Essa é a mesma tela que eu uso no meu gauge, apesar de pequena ela é muito boa. A única diferença é que eu uso a que é 100% branca, essa que vc pegou é azul com faixa amarela.

Não queria fazer spoiler mas já fazendo, eu estou terminando de desenvolver um projeto novo de computador de bordo universal que usa essa tela mas é um projeto que eu vou manter fechado e vender como um produto mesmo. Já te adianto que a conversão vai dar um trabalhinho viu kkkk mas tomara que dê tudo certo aí. Abs.
Eu gostei da tela, apesar do tamanho, dá pra ver bem. Já pensei em como vai ficar na tela e acho q vai ficar legal.
Imagino que vai dar trabalho, o bom é que vou aprender de verdade.. kkkkk
Valeu pelo apoio e boa sorte no seu novo projeto!!

Enviado de meu S7 usando Tapatalk
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”