[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
genivaldo97
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 17 2017f Novembro 2017 01:41:35 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: MONTANA 1.8 CONQUEST FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por genivaldo97 »

thiago.bacaicoa escreveu:
cansei escreveu:
Essa é a mesma tela que eu uso no meu gauge, apesar de pequena ela é muito boa. A única diferença é que eu uso a que é 100% branca, essa que vc pegou é azul com faixa amarela.

Não queria fazer spoiler mas já fazendo, eu estou terminando de desenvolver um projeto novo de computador de bordo universal que usa essa tela mas é um projeto que eu vou manter fechado e vender como um produto mesmo. Já te adianto que a conversão vai dar um trabalhinho viu kkkk mas tomara que dê tudo certo aí. Abs.
Eu gostei da tela, apesar do tamanho, dá pra ver bem. Já pensei em como vai ficar na tela e acho q vai ficar legal.
Imagino que vai dar trabalho, o bom é que vou aprender de verdade.. kkkkk
Valeu pelo apoio e boa sorte no seu novo projeto!!

Enviado de meu S7 usando Tapatalk
cansei escreveu:E aí genivaldo, cara, infelizmente não tenho como te dar uma força.

Comentei uns posts atrás que graças a deus eu consegui arranjar um trabalho depois de ficar 1 ano e meio desempregado então eu não tenho mais o tempo livre que eu tinha antes. Meu tempo ta tão ocupado agora que nem com o Guilherme eu to conseguindo conversar direito.

Se a sua vontade é de tentar montar o projeto com suas próprias mãos eu te apoio nessa decisão mas vc precisa ter em mente que vc precisa tentar. Encare o desafio de frente, quebre a cabeça... Acho que vc vai aprender bastante fazendo o projeto mas o aprendizado só vem assim, tentando.

A documentação que vc viu é suficiente pra montar todo o projeto então comece a montagem e se por ventura vc empacar em algum ponto posta aí que eu ou alguém responde assim que der.

Cansei fico feliz que arrumou um trampo realmente nao esta facil para ninguem eu ja entendi sobre o projeto sem problema eu gostaria de saber sobre o circuito lm 555 que foi incluido no projeto pois ele nao esta no tutorial que vc disponibilizou quero saber qual foi os componentes que foram acrescentados se puder e claro desculpa te incomodar creio que so falta essa parte para eu fechar todo o entendimento e montar o circuito abraço parabens pelo tutorial
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

genivaldo97 escreveu:Cansei fico feliz que arrumou um trampo realmente nao esta facil para ninguem eu ja entendi sobre o projeto sem problema eu gostaria de saber sobre o circuito lm 555 que foi incluido no projeto pois ele nao esta no tutorial que vc disponibilizou quero saber qual foi os componentes que foram acrescentados se puder e claro desculpa te incomodar creio que so falta essa parte para eu fechar todo o entendimento e montar o circuito abraço parabens pelo tutorial
O Guilherme tinha colocado o esquema elétrico do timer num post aqui no tópico mas vi que as imagens já eram.

Da uma olhada aqui: http://www.newtoncbraga.com.br/index.ph ... 555-art011
Você precisa fazer a configuração monoestável que aparece na figura 6, basicamente é isso. Eu não tenho diagrama elétrico do que eu fiz mas lembro que liguei a saída do 555 em um transistor, assim:

Imagem
genivaldo97
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Sexta-feira 17 2017f Novembro 2017 01:41:35 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: MONTANA 1.8 CONQUEST FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por genivaldo97 »

Cansei agradeço por disponibilizar o esquema vou adicionar ao projeto agradeço fica com Deus
Avatar do usuário
andre.marosti
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 09 2017f Dezembro 2017 10:25:02 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andre.marosti »

boa noite alguem poderia fazer um tutorial com os arquivos para carregar no arduindo ,ja tentei do jeito nao consegui se alguem poder eu agradeco
wesleydigital
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 21 2012f Outubro 2012 12:37:10 PM
Localização: Itaúna - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por wesleydigital »

genivaldo97 escreveu:Cansei agradeço por disponibilizar o esquema vou adicionar ao projeto agradeço fica com Deus
o que este circuito faz no projeto TID
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

andre.marosti escreveu:boa noite alguem poderia fazer um tutorial com os arquivos para carregar no arduindo ,ja tentei do jeito nao consegui se alguem poder eu agradeco
E aí André. Olha, não tem mais o que detalhar além do que já ta escrito no tutorial.
Se vc fez o que ta escrito e não deu certo a única coisa que pode dar errado é vc ter colocado errado os arquivos nas pastas do arduino.

A biblioteca deve ser descompactada na pasta "<Usuário>\Documentos\Arduino\libraries" de forma que fique "<Usuário>\Documentos\Arduino\libraries\TID\tid.cpp" e "<Usuário>\Documentos\Arduino\libraries\TID\tid.h", ou seja, na pasta libraries tem que ter uma pasta TID, e dentro dessa pasta TID é que ficam os arquivos tid.cpp e tid.h.

O mesmo vale pro software. Dentro da pasta "<Usuário>\Documentos\Arduino" precisa existir uma pasta chamada ComputadorBordoTID, e dentro dessa pasta o arquivo ComputadorBordoTID.ino. Se vc por ventura colocou o arquivo .ino direto na pasta Arduino aí não vai funcionar mesmo. O mesmo vale pras bibliotecas, se vc colocou os dois arquivos direto na pasta libraries também não vai funcionar.

O detalhe é que eu deixei os arquivos ZIP preparados pra criar essas as pastas, então é só vcs mandarem extrair os arquivos nas pastas libraries e arduino que vai funcionar. Não é pra arrastar os arquivos de dentro do ZIP ou dar ctrl+c/ctrl+v pq aí vcs burlam a criação das pastas.
wesleydigital escreveu:o que este circuito faz no projeto TID
É pra manter o circuito ligado por alguns segundos depois que vc desligou o carro pra assim a eletrônica ter tempo de salvar os dados de viagem na memória.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Galera, queria anunciar aqui no tópico que eu e o Guilherme estamos lançando um novo modelo do computador de bordo através do TID!

Os que acompanham o tópico a mais tempo sabem que passei um tempão desempregado e esse projetinho acabou virando minha fonte de renda graças a venda dos kits prontos em parceria com o Guilherme. Na época, até pra não ficar parado, comecei a fazer várias melhorias no projeto até que recentemente consegui arranjar um emprego. Como boa parte do projeto da placa nova já tava pronto eu achei que seria um pecado jogar tudo fora então nós fizemos um esforço conjunto pra lançarmos a novidade a venda.

De melhorias o que tem?

- Placa de circuito redesenhada e de menor tamanho
- Cálculos de consumo e velocidade/distância totalmente refeitos - 100% de precisão
- Adição de buzzer para tocar sons e músicas de boas vindas, troca de menus e despedida
- Adição de alerta de velocidade com alarmes visuais e sonoros
- Sistema de calibração refeito - toda calibração é feita diretamente pelo TID
- Exibição de temperatura interna da cabine (acompanha sensor)
- Exibição do nível de combustível do tanque em Litros

Pra quem compra com a gente oferecemos:
- Desbloqueio gratuito do TID
- Chave de alavanca do limpador com os botões R/S (opcional)
- Chicote extra para instalação do kit em Vectra B e Zafira (opcional)

Quem tiver interesse pode entrar em contato comigo por MP ou falar diretamente com o Guilherme no nosso anúncio no Mercado Livre através do link:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... va-mid-_JM


Vídeo de demonstração pra verem como ficou:
https://www.youtube.com/watch?v=sysn1PKEsg4


Imagem

Abraços.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

Boa noite, gostaria de saber se pra quem acompanha o fórum a algum tempo e já tem o projeto completo como eu. Tem como vender só o sketch novo ou só as alterações do projeto.

Obrigado
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Não tem como =/

Além do código eu mexi também no diagrama elétrico.
Foram tantas mudanças na placa que acabamos redesenhando ela do zero. Os dois projetos não estão mais compatíveis entre si =/
policarpo10
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Sexta-feira 09 2013f Agosto 2013 03:29:48 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por policarpo10 »

Vídeo que acabei de postar sobre o desbloqueio do TID em Bancada, usando somente o opcom. Ótimo pra quem tem instalado TID não original

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”