[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por robsonlobinho »

Os monza tubarao deve ter o sensor trabalhando junto com o cabo,mas o corsa b so vem o cabo do cambio e o painel converte o sinal para mandar para a central de injecao

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


eldiberto
:: Wind ::
Mensagens: 23
Registrado em: Quinta-feira 14 2010f Janeiro 2010 11:41:03 AM
Localização: Ipatinga - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eldiberto »

Nesse caso podeira pegar o sinal que sai do painel e vai pra central de injeção e fazer ligação paralela entre eles?


robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

Sim,fiz isso e deu certo

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk


gui_srs
:: Super ::
Mensagens: 81
Registrado em: Quinta-feira 19 2016f Maio 2016 05:31:31 PM
Localização: Santa Rita do Sapucaí - MG
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007
Contato:

Mensagem por gui_srs »

cansei escreveu: Legal.
Por enquanto eu to brincando de mente aberta mas poderia ser comandar pelo smartphone, ou deixar o celular mostrando os dados que o arduino ta lendo, fazer tipo um configurador pra mudar o texto de boas vindas e os fatores sem precisar pegar um notebook e ficar compilando sketch, da pra fazer várias coisas... O que ta ganhando mais força na minha cabeça é fazer o arduino exibir no TID as notificações do celular, tipo quando chega e-mail, SMS, mensagem do whatsapp, facebook, bateria fraca, etc... aí o celular mandaria essa informação pro arduino via bluetooth e ele exibiria no TID. Seria um complemento ao pareamento do smartphone com o som.

Mandar palavras do smartphone pro arduino eu já consegui, agora quero ver a parte das notificações...
Que top cara, vai ser legal se funcionar. Uma comodidade a mais.
Quanto ao que temos, o que precisa ser feito para ele memorizar os outros dados que faltam (Velo média e consumo médio)?
cansei escreveu: Quanto vc rodou pra dar essa diferença de 2 km?
Pra não dar muita discrepância acho que aumentar em 0,01 é uma boa mas seria bom saber o quanto vc rodou pra ter noção do tamanho do erro. Um erro de 2 km em 100 km rodados é um coisa, já 2 km em 10 é outra história.

No meu carro a diferença está pequena. Eu fiz uma tabela no excel e fui registrando os dados pra me ajudar a descobrir o melhor fator possível:

Código: Selecionar todos

Hodometro carro | Arduino | Diferença | Fator usado
17,5            | 16,8    | -0,7      | 1,05
18,1	         | 18,4    | 0,3       | 1,09375
2,4             | 2,5     | 0,1       | 1,09
17,5            | 17,9    | 0,4       | 1,09
18              | 19      | 1         | 1,09
17,5            | 17,2    | -0,3      | 1,065
18,1            | 18,3    | 0,2       | 1,065
17,5            | 17,6    | 0,1       | 1,065
18,1            | 17,8    | -0,3      | 1,065
17,5            | 17,4    | -0,1      | 1,065
18              | 18,3    | 0,3       | 1,065
Como agora ta girando entre +/- 0,3 em 18 km, acho que está aceitvável, qualquer coisa que eu mexer além disso acho que só vai piorar. E no seu caso o Astra tem rodas e pneus maiores que a linha Corsa, então é normal ter que aumentar o fator.

Pra testar eu sugiro vc fazer mais ou menos desse jeito, rode pelo menos uns três "sprints" de uns 20 km com o mesmo fator de distância pra gente ver melhor a margem de erro. Vai postando os resultados que aí a gente vai acertando o fator.
Então Cansei.
Estou rodando como FatorDist em 1,075. Rodei ontem em estrada e ficou registrado 81,0 no painel e 79,0 no Arduino. 2km de diferença numa média de 80km rodados. Vou tentar aproximar um pouco melhor. Vou colocar em 1,070 hoje pra ver se aproxima mais.

Ah, eu tinha modificado o FatorVel para 1.15 para tentar aproximar mais do que o ponteiro marca. Notei que em baixas velocidades ele marca igual. Porém de acordo com que a velocidade vai crescendo, o Arduino começa a marcar mais que o painel. Coisa de 105 no painel e 110 no Arduino. Vou baixar pra 1.13 pra ver.


Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Boa tarde Cansei e demais membros do fórum...

Já andei lendo as informações aqui e vi que.

O TID na maioria das vezes é travado. O que isso significa, e porque a concessionária tem que destravá-lo?
O que seria BCM? (vi em um post)
Será que tais recursos podem ser colocados em um Tidinho? Tenho um, talvez seja mais fácil...
Vi o esquema de ligação e me parece simples...
Estou querendo bolar agora nas minhas férias, e agradeço desde já a atenção.
CIdo


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

gui_srs escreveu:Que top cara, vai ser legal se funcionar. Uma comodidade a mais.
Quanto ao que temos, o que precisa ser feito para ele memorizar os outros dados que faltam (Velo média e consumo médio)?
Com os totais implementados e gravados na memória acho que agora fica fácil fazer.
Eu fiz rapidinho aqui o consumo médio total e coloquei no google drive, da uma testada. Não cheguei a testar mas acho que deve funcionar logo de cara, coloquei ele entre o Cp e o CT.
gui_srs escreveu:Então Cansei.
Estou rodando como FatorDist em 1,075. Rodei ontem em estrada e ficou registrado 81,0 no painel e 79,0 no Arduino. 2km de diferença numa média de 80km rodados. Vou tentar aproximar um pouco melhor. Vou colocar em 1,070 hoje pra ver se aproxima mais.

Ah, eu tinha modificado o FatorVel para 1.15 para tentar aproximar mais do que o ponteiro marca. Notei que em baixas velocidades ele marca igual. Porém de acordo com que a velocidade vai crescendo, o Arduino começa a marcar mais que o painel. Coisa de 105 no painel e 110 no Arduino. Vou baixar pra 1.13 pra ver.
Como o Arduino ta marcando menos vc precisa na verdade é aumentar o fator distância, sugiro colocar 1,078.

Depois que fizer isso roda um pouco com o carro e marca tudo num excel da mesma forma que eu fiz. Rode algumas vezes a mesma distância com mesmo fator pra gente pegar a média, isso vai facilitar a gente escolher o melhor fator.

Da velocidade eu tb baixaria pra 1,13. Como vc já ta próximo de um bom acerto aqui, o negócio é alterar em 0,01 ou 0,02 mesmo, boa escolha.

To pensando em criar um modo "debug" dentro do menu opções onde vc poderia visualizar a velocidade e a distância calculadas com dois ou três fatores diferentes, acho que te ajudaria a chegar mais rápido na calibração ideal... vou dar uma olhada aqui se da pra fazer fácil isso.
CidoCorsa escreveu:Boa tarde Cansei e demais membros do fórum...

Já andei lendo as informações aqui e vi que.

O TID na maioria das vezes é travado. O que isso significa, e porque a concessionária tem que destravá-lo?
O TID na verdade é a telinha do rádio original da GM. Quando vc liga o rádio, o TID percebe isso e apaga a data pq ele fica esperando que o rádio mande as informações pra ele exibir nesse espaço.

Pra evitar que o TID faça isso nos carros que tem rádios comuns de mercado (que não vão mandar nenhuma informação pro TID), ela simplesmente deixa ele bloqueado/travado.

A concessionária precisa fazer isso pq ela tem o equipamento pra fazer isso que é o Tech2.
CidoCorsa escreveu:O que seria BCM? (vi em um post)
Isso é o módulo de controle da carroceria, é um módulo que a GM colocou nos primeiros corsas de 2002 e manteve até 2006 eu acho. Nas merivas se não me engano ele existiu todo o tempo de vida do carro.
CidoCorsa escreveu:Será que tais recursos podem ser colocados em um Tidinho? Tenho um, talvez seja mais fácil...
Vi o esquema de ligação e me parece simples...
Podem sim.
Trabalho por trabalho ele é o mesmo pra qualquer tipo de TID. Na verdade o trabalho pra funcionar no TID menor é um pouco maior pq eu fiz o programa pensando no TID maior que pode exibir 10 caracteres, enquanto o TID menor exibe 8, mas é uma adaptação que é tranquila de fazer.


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Consegui criar um modo "debug" da velocidade e outro pra distância, os dois estão dentro do menu opções e exibem duas velocidades/distâncias ao mesmo tempo, só precisa configurar no começo do código o fatorDist_2 e o fatorVel_2.


Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Cansei, grato pelas informações. Vou dar umas verificadas em lojas por aí. Assim que for possível vou começar o projeto, e se for o caso vou tirando dúvidas. Mas desde já um grande abraço pelas mesmas.

Saudações.

Cido


Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Olá Cansei. Retorno aqui agora com outra questão. Existe a venda por um preço acessível :D , um módulo chamado OP-com Tech2, que ligado a um computador,permite a análise do carro (e também, acredito eu, do TID). Com esse equipamento seria possível desbloquear o TID? :?:

Por outro lado, seria possível a instalação do MID ao invés do TID? Pois com as informações a mais do MID, ainda assim precisaria do Arduino?

Grato pela sua paciência e atenção. :oops:

Cido


Avatar do usuário
CidoCorsa
:: Super ::
Mensagens: 58
Registrado em: Quinta-feira 06 2009f Agosto 2009 09:22:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2016

Mensagem por CidoCorsa »

Olá Cansei. Retorno aqui agora com outra questão. Existe a venda por um preço acessível :D , um módulo chamado OP-com Tech2, que ligado a um computador,permite a análise do carro (e também, acredito eu, do TID). Com esse equipamento seria possível desbloquear o TID? :?:

Por outro lado, seria possível a instalação do MID ao invés do TID? Pois com as informações a mais do MID, ainda assim precisaria do Arduino?

Ainda para me deixar mais ansioso, encontrei essa imagem de um site polonês feito em um corsa B. Segue o link:

http://homepage.hispeed.ch/SPACE-X/mid1.JPG

Grato pela sua paciência e atenção. :oops:

Cido


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”