[TUTORIAL] - Consertando o MID/TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Consertando o MID/TID

Mensagem por José Leal »

Pessoal, esse tuto foi postado no Astra Clube. Os créditos vão todos para eles.
Vou economizar uns R$350,00 nessa brincadeirinha.

Tutorial de Reparo do MID (Multi Information Display)

Este guia tem a finalidade de ajudar os colegas do AstraClub que sofrem com as falhas no MID, tornando as informações exibidas no mesmo ilegíveis. Os profissionais que oferecem mão de obra para a solução deste problema o fazem a um custo muito elevado.
Abaixo segue uma foto de como estava o MID antes deste procedimento:

Imagem

Itens Necessários:
• Uma régua de acrílico
• Dois parafusos
• Uma tira de borracha
• Fita adesiva
• Acetona
• Cotonetes
• Agulha
• Lixa 1600

2 – Preparação:

A imagem abaixo ilustra alguns dos itens necessários e em que condições devem estar esses itens. Farei algumas considerações sobre os mesmos:

• A régua precisa ser de boa qualidade, o acrílico tem que ser rígido. Desta, será cortada um pedaço na marca dos 24 centímetros na escala da régua. Com este pedaço em mãos, faça um corte horizontal com aproximadamente 1 centímetro de largura. Deve ser dado acabamento aos cortes com uma lixa. Isso facilitará a montagem.

• A borracha precisa ser maleável. Eu utilizei uma tira de borracha de contatos encontrada em display LCD 2 x 16. Esta borracha possui as seguintes dimensões: 7 centímetros de comprimento; 0,4 centímetros de largura; 0,3 centímetros de altura. É possível substituir por uma tira de borracha escolar, maleável, tendo apenas o trabalho de cortá-la nas dimensões necessárias.

• Parafusos finos e compridos, estes tem aproximadamente 1,5 centímetros de comprimento.

• Pode ser utilizada uma lixa de unha, mas como esta tem uma granulação menor, se deve ter cuidado na sua utilização.

Imagem


3 – Desmontagem do MID

Comece soltando as travas ilustradas na imagem abaixo e levante esta parte da caixa do MID com se fosse uma tampa. Em seguida solte as lâmpadas, com uma chave de fenda pequena, encaixe-a na lâmpada, gire e ela se soltará.

Imagem

Imagem

Destrave o restante das travas superiores e laterais e separe com muito cuidado a tampa do MID da sua carcaça.

Imagem

E desta forma, temos a imagem abaixo:

Imagem

Levante as garras fixam o LCD nesta carcaça, nas extremidades do flat, assinaladas na imagem abaixo, com extremo cuidado. Desta forma pode se puxar a placa e separar totalmente a placa e o LCD de sua carcaça.

Imagem

Imagem

Imagem

Será necessário virar a placa para começarmos a analisar o problema e implantar a solução. Para isto, arrume um calço das dimensões do conector do MID para colocar do outro lado da placa, executar este processo sem o apoio necessário para placa pode danificar o flat de vez em um rápido descuido.

Imagem

Imagem

4 – Processo de reparação do MID

Este flat é colado com um ferro de solda equipado com uma ponta especial chamada de T-tip ou T-Iron (uma ponteira em formato de T) no circuito auxiliar (circuito retangular menor na cor marrom, este contém o microprocessador responsável por uma interface entre as informações processadas e as que serão exibidas no LCD). Se for adquirido um LCD novo, este já virá com este circuito sendo apenas necessárias poucas soldas para instalar, não vou me aprofundar nesta explicação, pois não é do escopo deste guia.

O calor excessivo gerado pelas lâmpadas de 2 watts somado a exposição ao sol, agridem esta cola, fazendo com que a mesma perca suas propriedades ocasionando na separação do contato entre flat e a placa. É um processo lento e progressivo, ou seja, irá se agravando até o LCD não exibir praticamente mais nada.

O primeiro passo é descolar o flat do circuito auxiliar, mais uma vez reforço que o cuidado excessivo é necessário, além de muita paciência. Na imagem abaixo é possível observar o flat já separado da placa.

Imagem

Imagem

O próximo passo é limpar as trilhas placa com acetona e cotonete no sentido das trilhas para a borda da placa, não utilize álcool, pois ele não tem as propriedades necessárias para remover a cola da placa. Utilizando álcool, você estará causando um desgaste desnecessário às trilhas da placa. Após a limpeza, lixe de leve as trilhas de forma que elas fiquem bem brilhantes, este procedimento vai remover o verniz presente nas trilhas e é indispensável para o perfeito contato elétrico entre a placa e o flat. A imagem abaixo ilustra a placa antes de limpar, assim que foi removido o flat, repare nos resíduos de cola presentes nas trilhas.

Imagem

Aqui já temos a placa limpa e lixada, com as trilhas sem os resíduos de cola:

Imagem

Na sequência, a parte danificada do flat deverá ser cortada, atenção a dois pontos:
• Utilize um instrumento cortante de confiança, se cortar com uma tesoura cega, ela vai mastigar o flat, danificando o mesmo.

• Corte dois milímetros apenas! Um corte maior vai deixar o flat curto e gerar um enorme transtorno na hora de montar. Se você cortou um pedaço um maior, há uma contingência para isso, que eu informarei no final do guia.

Abaixo, segue a imagem já com o flat cortado:

Imagem

Com uma agulha, deve-se levantar o filme protetor de modo que as trilhas do flat fiquem acessíveis. Passe a agulha na extremidade do flat, até conseguir levantar uma pontinha do filme e a partir daí vai puxando bem devagar. Vá puxando este plástico gradativamente, se trata de um processo lento, que requer muito cuidado, muita calma e coordenação motora, se puxar com muita força vai danificar o flat, na sequencia temos a ilustração:

Imagem

Imagem

Imagem

O próximo passo é a remoção de toda a cola com a finalidade de deixar apenas as trilhas. O flat deverá ser preso no restante da régua com fita adesiva, com o cotonete embebido em acetona (não utilize álcool pelos motivos já citados) comece a esfregar o cotonete no flat no sentido do flat para a borda. Toda a cola deverá ser removida, restando somente os filetes escuros que são as trilhas do flat. Utilize o bom senso no momento de passar o cotonete nas trilhas, pois se usar força em excesso irá danificar as trilhas. A imagem ilustra o início do processo de remoção da cola.

Imagem

Não consegui uma foto suficientemente boa para ilustrar o resultado desta etapa. A imagem abaixo foi retirada do site www.opel-vectra.fr e consegue mostrar exatamente como deverá ficar o flat:

Imagem

O próximo passo é o mais difícil de todos: alinhar as trilhas do flat com as trilhas da placa.
Isto requer muita paciência e seus olhos podem te enganar, olhando por um ângulo pode parecer estar alinhadas, mas por outro pode se perceber uma pequena diferença que é suficiente para que na hora do teste o LCD não mostre nada. Portanto muita atenção neste ponto crítico!
Alinhe o flat, se baseie pelas extremidades, após estar convicto que está alinhado, prenda o flat com fita na placa, prenda uma extremidade de cada vez e depois passe um pedaço de fita na horizontal. Essa fita não é suficiente para fazer o contato elétrico entre o flat e a placa, mas ela deve manter o flat bem fixo na placa e na posição correta, ou seja, trilhas do flat e da placa perfeitamente alinhados.

Imagem

Em seguida será feito um teste prévio: pressione com os dedos o flat contra a placa e ligue o MID, levantando um pouco o LCD contra a luz, se deixar o LCD no plano, nada será visto. Deverão aparecer alguns caracteres no LCD, mesmo que falhados, senão aparecer nada, as trilhas não estão perfeitamente alinhadas e o passo anterior deverá ser refeito. Eu não tenho uma foto desta etapa porque eram muitas ações para duas mãos apenas.

Feito o que foi descrito anteriormente e se foi possível visualizar alguns caracteres no LCD, é o momento de resolver este problema de uma vez por todas!
A ideia é utilizar os dois pedaços de acrílico mencionados anteriormente para pressionar a tira de borracha contra o flat e o flat contra a placa, proporcionando o contato elétrico perfeito entre os dois. A parte maior da régua, ilustrada na foto no início deste guia ficará juntamente com a tira de borracha fazendo pressão no flat contra a placa e o pedaço menor da régua ficará do outro lado da placa. Neste momento deverão ser feitas as marcações para passar os parafusos, faça os furos na régua com uma broca bem fina ou com o próprio parafuso, parafusando diretamente no acrílico. Cuidado com a força excessiva, pois poderá quebrar o mesmo. Posicione tudo e vai parafusando lentamente e gradativamente, ou seja, gire um pouco o parafuso da esquerda e depois o da direita e assim sucessivamente, num momento em que se deve parar de apertar os parafusos quando perceber que a borracha começa a ser esmagada pela pressão entre os pedaços de acrílico. A sequência das fotos ilustra esse procedimento.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Faça um novo teste ainda antes de montar o MID, se tudo tiver ocorrido como previsto ao ligar o MID e inclinar levemente o LCD contra a luz, será possível ver os caracteres perfeitos, sem falhas. Para montar siga o processo inverso ao descrito no início deste guia, encaixe a placa na carcaça do MID e com cuidado manuseie o LCD até o seu lugar de origem prendendo-o nas garras contidas na carcaça e recoloque as lâmpadas.
Depois de todo esse processo, a gratificação:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

5 – Perguntas frequentes:

a) Fiz o teste após unir o flat e placa com fita adesiva e nada apareceu no display, e agora?
R: Deverá fazer pressão no flat contra a placa com os dedos, isto é apenas um teste para saber se o flat e placa estão alinhados corretamente, se o LCD for deixado no plano, em cima da mesa por exemplo, nada será visto, uma vez que ele deve estar levemente inclinado contra a luz para que seja possível ver algo. Uma luminária ajuda muito nesse momento. Se mesmo assim nada for exibido no display, realinhe as trilhas novamente. É realmente difícil acertar na primeira tentativa, eu tentei umas 4 vezes até conseguir ver algo meio falhado no LCD.

b) Após montar o acrílico com a tira de borracha, ainda é possível observar falhas no LCD, o que houve?
R: A cola não foi totalmente removida o flat, como descrito anteriormente, após este passo, deve restar apenas as trilhas no flat, todo resíduo amarelo da cola deve ser removido. A placa não foi lixada corretamente, ainda há verniz/restos de cola que impedem o contato elétrico perfeito entre o flat e a placa. Ou ainda o flat pode ter saído do lugar no momento da montagem e isso proporcionou as falhas. Refaça o procedimento com mais cuidado.

c) Segui o guia e tudo funcionou perfeitamente, mas não consigo montar o MID, o flat está muito esticado impedindo que o LCD encaixe corretamente. Todo esse trabalho foi em vão?
R: Isso se deve ao fato de ter cortado mais de 2 milímetros de flat, o que deixou ele mais curto impedindo que se tenha folga no flat suficiente para manusear o LCD e encaixá-lo corretamente. Para contornar isso, quebre as duas garras inferiores que prendem o LCD, ilustrada na figura abaixo, encaixe a placa no lugar correspondente e posicione o LCD, em seguida cole as garras e monte o MID.

Imagem

d)Será necessário trocar as lâmpadas de 2 watts por LEDs com a finalidade de diminuir o calor gerado e impedir que o problema volte a se repetir?
R: Não há necessidade, uma vez que o flat não está mais colado e sim preso mecanicamente. Neste cenário a troca por LEDs é apenas estética.

e)Meu MID funciona perfeitamente, mas quero evitar que ele apresente o problema de falhas no LCD. Como este guia pode me ajudar e como devo proceder?
R: Desmonte tudo com muito cuidado, prepare o acrílico, parafusos e a borracha como descrito neste de guia e monte tudo cuidadosamente. Reforço a atenção na hora de apertar os parafusos. Após este procedimento, provavelmente será um MID que nunca apresentará problema com caracteres falhados.
[/quote]
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
fabiopab
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Segunda-feira 24 2014f Novembro 2014 06:59:54 PM
Localização: Juazeiro do Norte - CE
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por fabiopab »

Belo tutorial, estou aguardando o meu TID chegar e se caso um dia o meu apresentar problema (espero que não, rs...) ja sei onde achar a solução.
Abraço.
Amauri_Capao
:: Moderador ::
Mensagens: 3961
Registrado em: Domingo 09 2007f Dezembro 2007 02:02:59 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Amauri_Capao »

Muito bom o tutorial!!
Jardel_GM
:: Moderador ::
Mensagens: 386
Registrado em: Quarta-feira 01 2014f Outubro 2014 05:52:53 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jardel_GM »

Boa noite.
Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo ótimo tutorial.

Eu comprei um tid para instalar no meu wid 95.
Inicialmente minha ideia era a instalação simples, relógio de hora e temperatura externa.

Mas quando recebi o mesmo, vi que disponibiliza mais funções.
vou anexar as fotos do esquema para verificarem.

Sabe me informar como pode ser realizado a instalação de forma completa?
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Na verdade, é um TID mesmo. O que aparece ali é se fosse montar em um Vectra ou Astra.

O tuto para instalar: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... 18831feb79
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
marcioreis
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Domingo 21 2014f Setembro 2014 09:56:44 AM
Localização: Santa Fé - PR
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por marcioreis »

Alguem tem esse tutorial salvo com as fotos? Aqui as imagens estão offlines
Avatar do usuário
WJUNIOR
:: Moderador ::
Mensagens: 1628
Registrado em: Sábado 02 2007f Junho 2007 08:55:23 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012
Contato:

Mensagem por WJUNIOR »

Pois é, as fotos se perderam do servidor gratuito. Somente o criador (do tópico do Astra pode repor), mas as orientações já valem. Obrigado pela contribuição Leal !

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
Clique na foto abaixo p/ conhecer meu Classic LTZ personalizado:Imagem
Leandro_Araújo
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Domingo 03 2014f Agosto 2014 11:20:10 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leandro_Araújo »

Boa tarde galera. Alguém testou e obteve sucesso usando este tuto para consertar o TID?
Não tem local pra passar parafusos

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
- Projeto Black SS -
rafael.efb
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 10 2016f Agosto 2016 09:25:20 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por rafael.efb »

Pessoal, desculpa minha ignorancia, vejo varios tutoriais aqui, porem não consigo ver nunhuma imagem postada, isso me complica muito, como abro as imagens?
Leandro_Araújo
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Domingo 03 2014f Agosto 2014 11:20:10 PM
Localização: Volta Redonda - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leandro_Araújo »

Provavelmente as imagens foram deletadas do Server

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
- Projeto Black SS -
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”