[TUTORIAL] - Evite borras de óleo no motor

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Wilson
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[TUTORIAL] - Evite borras de óleo no motor

Mensagem por Wilson »

O motorista pode estar seguindo, à risca, o manual do proprietário, mas, ainda assim, fazendo tudo errado e contribuindo para a formação de borra que detona o "MOTOR".
Um dos principais e mais graves problemas que os proprietários de automóveis estão enfrentando no Brasil, hoje, é o da formação de BORRA nos motores, causado, entre outras coisas, pela má qualidade dos combustíveis. Saiba como proceder, a fim de evitar prejuízo e constrangimento.

PERÍODO DE TROCA

Siga, teoricamente, as recomendações constantes no manual do proprietário do seu carro. No entanto, os problemas com BORRA vêm contribuindo para que as montadoras modifiquem essas recomendações. ANOTE:

1 . a especificação de viscosidade está sendo alterada para outra, de óleo mais FINO. Substituir o óleo 20W50 por um 10W40, por exemplo, torna mais difícil a possibilidade de formação de BORRA;

2 . a troca de óleo mais freqüente elimina o problema, pois o seu carro estará sempre rodando com óleo NOVO. As montadoras que mantiveram a recomendação de troca aos 10.000 kms não tiveram problema de BORRA.

Caso você fique em dúvida, siga uma das regras de segurança abaixo especificadas, para evitar problemas, levando em consideração os regimes de uso leve (mais de 70% em estradas asfaltadas) ou severo (mais de 70% em vias urbanas ou rural):

2.1 - por tempo: no máximo um ano para o regime LEVE e seis meses para o regime PESADO;

2.2 - por quilometragem: no máximo até 10.000 kms ou um ano (o que ocorrer primeiro) para o regime LEVE e, no máximo até 5.000 kms ou 6 meses (o que ocorrer primeiro) para o regime SEVERO.

Observação: regime SEVERO não significa somente andar em terrenos arenosos, na poeira ou com o veículo carregado. A operação que mais exige do motor é ligar pela manhã, rodar com ele FRIO e chegar no local de trabalho depois de poucos quilômetros, sem que ele tenha atingido a temperatura IDEAL de funcionamento. O carro fica parado o dia inteiro e a DOSE se repete no final da tarde ...

COMO DETECTAR A BORRA

1 . Ao se retirar o óleo, com o motor ainda quente, o mesmo não escorre facilmente;
2 . resíduo em forma de graxa ou BORRA de café na tampa de abastecimento do óleo;
3 . o motor fica sem força e aquecendo MUITO;
4 . presença de resíduo preto, em forma de GOMA, no filtro de ar, proveniente do respiro. Após a constatação do problema, leve o carro a uma oficina especializada, para que seja feita uma limpeza química, que exige apenas a retirada da tampa de válvulas e do cárter, evitando a abertura do mo-tor. Vale ressaltar que, a partir do momento em que se constata a presença da BORRA, mesmo que o motor ainda não tenha TRAVADO, já ocorreu algum comprometimento da sua durabilidade. Ao persistir o barulho, a RETÍFICA se faz imprescindível.

NÍVEL

O nível do óleo do motor do carro deve ser checado uma vez por semana, pela manhã, com o motor FRIO e num terreno plano. Ele deve se situar entre as marcas "MIN" e "MAX" da vareta. Ou seja, se o nível estiver exatamente no meio das duas marcas não significa que cabe, por exemplo, meio litro de óleo. Entretanto, como está provado que quanto menos óleo no cárter maior sua temperatura de funcionamento e possibilidade de oxidação (BORRA), quanto mais próximo o nível estiver da marca superior (MAX), tanto melhor.

FILTRO

É fundamental substituí-lo a cada troca de óleo pois, com o filtro usado, todas as impurezas que estavam nele vão contaminar o lubrificante recém-colocado. A função do filtro de óleo é reter partículas de sujeira, como pó e metal desprendido pelo atrito das peças.

LIMPEZA

Os técnicos recomendam o uso de um detergente especial (Engine Flush ou Motor Flush) antes de trocar o óleo. Adicione uma latinha ao óleo VELHO, deixe o motor funcionando em marcha lenta uns 10 ou 15 minutos e aí jogue tudo fora e coloque o NOVO lubrificante.

CRENDICES

Algumas pessoas colocam um pingo de óleo entre os dedos polegar e indicador e tentam determinar a VISCOSIDADE operacional do lubrificante. Mas, esteja aten-to para o seguinte: a viscosidade ou resistência ao escoamento de um óleo, é uma medida física de alta precisão e, portanto, só pode ser determinada através de ensaios feitos em aparelhos sofisticados, denominados viscosímetros cinemáticos.

Outras pessoas, por seu turno, fazem uma análise equivocada ou insuficiente da cor do óleo, como determinante para o momento da troca. Para elas, quando o óleo fica PRETO é chegada a hora de substituí-lo. PURO EQUÍVOCO.
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:32:21 PM, em um total de 1 vez.
Francisco Lobo
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Mensagem por Francisco Lobo »

Bem importante essas informações. dahora mesmo o topico...
phillip pedrozo
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Mensagem por phillip pedrozo »

muito bom adorei o topico..
valeu com topicos importantes assim nossos corsas irao andar mais e mais por mais tempo.
muito obrigado.
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betopo
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Mensagem por betopo »

Desculpe a pergunta... mas qual a fonte dessas informações???
valmir junior
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Mensagem por valmir junior »

valeu aprendi muito com estas informações
Fabio
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Mensagem por Fabio »

Vivendo e aprendendo!!!! Obrigado por compartilhar!
Fabio
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Ricardo Lima
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Mensagem por Ricardo Lima »

Fabio escreveu:Vivendo e aprendendo!!!! Obrigado por compartilhar!
Muito bom mesmo, Amigo
Rick corsa prata zerado
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Diego Antoniazzi
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Mensagem por Diego Antoniazzi »

E ai pessoal!!!
sou novo no clube então estou conhecendo melhor todo o site agora, muita informação boa estou encontrando aqui e sempre que possível compartilharei informações que acredite que sejam do interesse de todos :wink:

Excelente matéria Wilson, assim os corseiros poderão cuidar ainda mais das carangas.
Se me permite, gostaria de acrescentar algumas informações e fazer algumas recomendações também, pois trabalho na área, inclusive em uma concessionária da fabricante dos nossos queridos corsas, e gostaria de compartilhar um pouco dos conhecimentos que adiquiri até então com os corseiros que assim como eu gostam de deixar o corsinha sempre em dia com a mecânica, assim como a estética.

Então, em relação ao detergente químico utilizado na limpeza do sistema de lubrificação do motor:

* É de extrema importância se atentar quanto a quilometragem do motor a ser realizado tal serviço, onde com motores com uma quilometragem mais avançada, deve-se ter cuidado na realização deste procedimento de limpeza.
Motores com quilometragem mais avançada que nunca fizeram essa limpeza anteriormente, podem apresentar, muitas vezes, sérios problemas. Uma vez que o produto esta agindo no interior do motor, se este ja tiver uma quantidade elevada de "borra", a mesma se desprenderá das paredes internas do motor e descerá para o carter, sendo succionada para o pescador da bomba de óleo que entupirá, cortando o fornecimento de lubrificante para as partes superiores do motor.
Obs: Recomendaria o acompanhamento de um profissional para a realização deste tipo de serviço para que o mesmo possa avaliar as condições do motor para realização deste serviço.


Em relação a troca do lubrificante de classificação normalmante utilizado 20W50 ("mais grosso") para um lubrificante de menor viscosidade ("mais fino"):

* Assim como para a limpeza quimica do motor antes da troca de óleo, deve-se atentar também à quilometragem do motor para fazer esta substituição de um óleo "mais grosso" para um "mais fino". Se o motor ja possuir uma quilometragem mais avançada, poderá passar a queimar uma quantidade excessiva de óleo, devido a maior folga existente entre as peças internas do motor.
Caso o seu motor esteja fora destas condições, poderá sim utilizar um óleo "mais fino".
Obs: A GM trabalha com um lubrificante de classificação 5W30.


Em relação a substituição do óleo e filtro de óleo do motor:

* Como o Wilson disse acima, existem as recomendações da montadora para condições normais ou severas de uso para substituição do óleo. Eu faço no meu corsinha e recomendo a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Os veículos que rodam pouco e sempre alcançam o intervalo de troca pelo tempo, o que teóricamente seria considerado uma condiçao normal de uso, sofrem uma maior contaminação do óleo pelo combustivel, e se os percursos feitos geralmente são curtos, esse "problema" se agrava mais, uma vez que o motor não atinge uma temperatura suficiente para que parte desse combustivel presente no óleo evapore. Nessas condições o melhor seria substituir o óleo a cada 6 meses.
Para os veículos que rodam na média anual calculada de 10.000 Km, também recomendaria a substituição a cada 5.000 km ou 6 meses, porque a condição de transito pode ser considerada uma condição severa de uso.
Obs: Recomendo sempre a troca do filtro de óleo a toda troca de óleo, uma vez que estará misturando óleo novo a 250 ml de óleo velho presente no filtro de óleo mais o residuo que permanece no motor, este qual não conseguimos esgotar completamente devido a viscosidade. Seguindo essas recomendações junto com a desocntaminação interna (nomenclatura utilizada para a limpeza quimica do sistema de lubrificação do motor) periódica, a probabilidade de uma maior durabilidade do motor com certeza será bem maior.


Bom corseiros, ficou um comentário um pouco grande mais é isso ai...rs

Abraço a família corsa clube!!!
Alexandre Motta
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Mensagem por Alexandre Motta »

olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?
Diego Antoniazzi
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Mensagem por Diego Antoniazzi »

Alexandre Motta escreveu:olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?


Olá Alexandre,

então, eu nunca ouvi falar desse processo, mas me parece ser uma "receita" caseira né?!
Levando-se em consideração que os produtos quimicos utilizado para tal fim não são de um custo muito elevado, recomendaria eles, porque ja são elaborados para essa finalidade. Pode até ser que o óleo diesel funcione para remover alguma sujeira existente no interior do motor, mas talvez possa ter um efeito prejudicial em algum componente interno do motor.

Abraço!!
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