[TUTORIAL] - Evite borras de óleo no motor
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Muito bom mesmo, AmigoFabio escreveu:Vivendo e aprendendo!!!! Obrigado por compartilhar!
Rick corsa prata zerado
rickspsl@hotmail.com
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E ai pessoal!!!
sou novo no clube então estou conhecendo melhor todo o site agora, muita informação boa estou encontrando aqui e sempre que possível compartilharei informações que acredite que sejam do interesse de todos
Excelente matéria Wilson, assim os corseiros poderão cuidar ainda mais das carangas.
Se me permite, gostaria de acrescentar algumas informações e fazer algumas recomendações também, pois trabalho na área, inclusive em uma concessionária da fabricante dos nossos queridos corsas, e gostaria de compartilhar um pouco dos conhecimentos que adiquiri até então com os corseiros que assim como eu gostam de deixar o corsinha sempre em dia com a mecânica, assim como a estética.
Então, em relação ao detergente químico utilizado na limpeza do sistema de lubrificação do motor:
* É de extrema importância se atentar quanto a quilometragem do motor a ser realizado tal serviço, onde com motores com uma quilometragem mais avançada, deve-se ter cuidado na realização deste procedimento de limpeza.
Motores com quilometragem mais avançada que nunca fizeram essa limpeza anteriormente, podem apresentar, muitas vezes, sérios problemas. Uma vez que o produto esta agindo no interior do motor, se este ja tiver uma quantidade elevada de "borra", a mesma se desprenderá das paredes internas do motor e descerá para o carter, sendo succionada para o pescador da bomba de óleo que entupirá, cortando o fornecimento de lubrificante para as partes superiores do motor.
Obs: Recomendaria o acompanhamento de um profissional para a realização deste tipo de serviço para que o mesmo possa avaliar as condições do motor para realização deste serviço.
Em relação a troca do lubrificante de classificação normalmante utilizado 20W50 ("mais grosso") para um lubrificante de menor viscosidade ("mais fino"):
* Assim como para a limpeza quimica do motor antes da troca de óleo, deve-se atentar também à quilometragem do motor para fazer esta substituição de um óleo "mais grosso" para um "mais fino". Se o motor ja possuir uma quilometragem mais avançada, poderá passar a queimar uma quantidade excessiva de óleo, devido a maior folga existente entre as peças internas do motor.
Caso o seu motor esteja fora destas condições, poderá sim utilizar um óleo "mais fino".
Obs: A GM trabalha com um lubrificante de classificação 5W30.
Em relação a substituição do óleo e filtro de óleo do motor:
* Como o Wilson disse acima, existem as recomendações da montadora para condições normais ou severas de uso para substituição do óleo. Eu faço no meu corsinha e recomendo a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Os veículos que rodam pouco e sempre alcançam o intervalo de troca pelo tempo, o que teóricamente seria considerado uma condiçao normal de uso, sofrem uma maior contaminação do óleo pelo combustivel, e se os percursos feitos geralmente são curtos, esse "problema" se agrava mais, uma vez que o motor não atinge uma temperatura suficiente para que parte desse combustivel presente no óleo evapore. Nessas condições o melhor seria substituir o óleo a cada 6 meses.
Para os veículos que rodam na média anual calculada de 10.000 Km, também recomendaria a substituição a cada 5.000 km ou 6 meses, porque a condição de transito pode ser considerada uma condição severa de uso.
Obs: Recomendo sempre a troca do filtro de óleo a toda troca de óleo, uma vez que estará misturando óleo novo a 250 ml de óleo velho presente no filtro de óleo mais o residuo que permanece no motor, este qual não conseguimos esgotar completamente devido a viscosidade. Seguindo essas recomendações junto com a desocntaminação interna (nomenclatura utilizada para a limpeza quimica do sistema de lubrificação do motor) periódica, a probabilidade de uma maior durabilidade do motor com certeza será bem maior.
Bom corseiros, ficou um comentário um pouco grande mais é isso ai...rs
Abraço a família corsa clube!!!
sou novo no clube então estou conhecendo melhor todo o site agora, muita informação boa estou encontrando aqui e sempre que possível compartilharei informações que acredite que sejam do interesse de todos
Excelente matéria Wilson, assim os corseiros poderão cuidar ainda mais das carangas.
Se me permite, gostaria de acrescentar algumas informações e fazer algumas recomendações também, pois trabalho na área, inclusive em uma concessionária da fabricante dos nossos queridos corsas, e gostaria de compartilhar um pouco dos conhecimentos que adiquiri até então com os corseiros que assim como eu gostam de deixar o corsinha sempre em dia com a mecânica, assim como a estética.
Então, em relação ao detergente químico utilizado na limpeza do sistema de lubrificação do motor:
* É de extrema importância se atentar quanto a quilometragem do motor a ser realizado tal serviço, onde com motores com uma quilometragem mais avançada, deve-se ter cuidado na realização deste procedimento de limpeza.
Motores com quilometragem mais avançada que nunca fizeram essa limpeza anteriormente, podem apresentar, muitas vezes, sérios problemas. Uma vez que o produto esta agindo no interior do motor, se este ja tiver uma quantidade elevada de "borra", a mesma se desprenderá das paredes internas do motor e descerá para o carter, sendo succionada para o pescador da bomba de óleo que entupirá, cortando o fornecimento de lubrificante para as partes superiores do motor.
Obs: Recomendaria o acompanhamento de um profissional para a realização deste tipo de serviço para que o mesmo possa avaliar as condições do motor para realização deste serviço.
Em relação a troca do lubrificante de classificação normalmante utilizado 20W50 ("mais grosso") para um lubrificante de menor viscosidade ("mais fino"):
* Assim como para a limpeza quimica do motor antes da troca de óleo, deve-se atentar também à quilometragem do motor para fazer esta substituição de um óleo "mais grosso" para um "mais fino". Se o motor ja possuir uma quilometragem mais avançada, poderá passar a queimar uma quantidade excessiva de óleo, devido a maior folga existente entre as peças internas do motor.
Caso o seu motor esteja fora destas condições, poderá sim utilizar um óleo "mais fino".
Obs: A GM trabalha com um lubrificante de classificação 5W30.
Em relação a substituição do óleo e filtro de óleo do motor:
* Como o Wilson disse acima, existem as recomendações da montadora para condições normais ou severas de uso para substituição do óleo. Eu faço no meu corsinha e recomendo a substituição do óleo e do filtro de óleo do motor a cada 5.000 km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro. Os veículos que rodam pouco e sempre alcançam o intervalo de troca pelo tempo, o que teóricamente seria considerado uma condiçao normal de uso, sofrem uma maior contaminação do óleo pelo combustivel, e se os percursos feitos geralmente são curtos, esse "problema" se agrava mais, uma vez que o motor não atinge uma temperatura suficiente para que parte desse combustivel presente no óleo evapore. Nessas condições o melhor seria substituir o óleo a cada 6 meses.
Para os veículos que rodam na média anual calculada de 10.000 Km, também recomendaria a substituição a cada 5.000 km ou 6 meses, porque a condição de transito pode ser considerada uma condição severa de uso.
Obs: Recomendo sempre a troca do filtro de óleo a toda troca de óleo, uma vez que estará misturando óleo novo a 250 ml de óleo velho presente no filtro de óleo mais o residuo que permanece no motor, este qual não conseguimos esgotar completamente devido a viscosidade. Seguindo essas recomendações junto com a desocntaminação interna (nomenclatura utilizada para a limpeza quimica do sistema de lubrificação do motor) periódica, a probabilidade de uma maior durabilidade do motor com certeza será bem maior.
Bom corseiros, ficou um comentário um pouco grande mais é isso ai...rs
Abraço a família corsa clube!!!
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olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?
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Alexandre Motta escreveu:olá meus amigos, um mecãnica me falou quando fui trocar o oleo que era bom colocar oleo diesel no motos colocar para funcionar por dois minutos e arriar que sai toda a borra, alguém ja fez ou sabe se realmente é verdade?
Olá Alexandre,
então, eu nunca ouvi falar desse processo, mas me parece ser uma "receita" caseira né?!
Levando-se em consideração que os produtos quimicos utilizado para tal fim não são de um custo muito elevado, recomendaria eles, porque ja são elaborados para essa finalidade. Pode até ser que o óleo diesel funcione para remover alguma sujeira existente no interior do motor, mas talvez possa ter um efeito prejudicial em algum componente interno do motor.
Abraço!!
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Gostaria de saber qual é o óleo indicado para o cambio manual do corsa 99,uns dizem que é o isafluido 556,outros dizem que é o 80 gl-4...é necessario trocar ou só manter o nível?
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Gostaria de saber qual é o óleo indicado para o cambio manual do corsa 99,uns dizem que é o isafluido 556,outros dizem que é o 80 gl-4...é necessario trocar ou só manter o nível?
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Boa noite...
Muito boa a matéria, parabéns...
Queria aproveitar também e saber de uma iformação. Qual o melhor óleo indicado para se usar em um motor do Corsa 97, com 115.400km rodados. Perguntei a vários mecânicos e cada um indica um tipo de óleo. Já me indicaram usar 15x40, outros indicam 20x50. Atualmente estou usando o Castrol anti-borra 20x50, gostaria de saber se na próxima troca, posso passar a usar o Castrol anti-borra 15x40.
Obrigado.
Muito boa a matéria, parabéns...
Queria aproveitar também e saber de uma iformação. Qual o melhor óleo indicado para se usar em um motor do Corsa 97, com 115.400km rodados. Perguntei a vários mecânicos e cada um indica um tipo de óleo. Já me indicaram usar 15x40, outros indicam 20x50. Atualmente estou usando o Castrol anti-borra 20x50, gostaria de saber se na próxima troca, posso passar a usar o Castrol anti-borra 15x40.
Obrigado.
- Killerz
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_Muito interessante! ...
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