[TUTORIAL] - Deixe o Corsa 1000 mais Esperto

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[TUTORIAL] - Deixe o Corsa 1000 mais Esperto

Mensagem por Wilson »

Os motores atuais de um litro têm representado um desafio para os preparadores. Com o grande desenvolvimento em busca de torque e potência imposto pelas fábricas a esses motores, tem sobrado pouca margem de trabalho para os preparadores, que correm o risco de deixar o carro sem torque, no caso de preparação aspirada, ou de reduzir em muito a vida útil do motor (em qualquer preparação).

Apesar de o aumento de potência desejado ser pequeno, 20 cv representam 33% da potência original do motor, o que corresponderia a um acréscimo de 45 cv num motor-padrão de 2 litros e 16 válvulas. Para obter tal ganho sem prejudicar o torque, só sobrealimentando o motor -- com um turbo bem-dimensionado, intercooler e 0,4 Kg/cm2 de pressão, por exemplo. Para um aumento de 15 cv pode-se optar por um veneno aspirado leve, com remapeamento de injeção/ignição, um comando com cerca de 10 graus a mais de permanência e 10 mm a mais de levantamento (lift) e coletor de escape dimensionado.
O desempenho estimado para as modificações sugeridas é o seguinte:

Imagem

As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Corsa com motor original (em azul), com preparação aspirada (em verde) e com turbo (vermelho)

Potência máxima
Veneno aspirado 75 cv
Turbo a 0,4 kg/cm2 86 cv

Rotação de potência máxima
Veneno aspirado 6700 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6000 rpm

Velocidade máxima
Veneno aspirado 160 km/h
Turbo a 0,4 kg/cm2 168 km/h

Rotação à velocidade máxima
Veneno aspirado 5800 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 6010 rpm

Aceleração de 0 a 100 km/h
Veneno aspirado 13,0 s
Turbo a 0,4 kg/cm2 11,2 s

Torque máximo
Veneno aspirado 9,1 mkgf
Turbo a 0,4 kg/cm2 12,0 mkgf

Rotação de torque máximo
Veneno aspirado 3350 rpm
Turbo a 0,4 kg/cm2 3000 rpm

Encurtamento recomendado na relação de transmissão
Veneno aspirado 13,36 %
Turbo a 0,4 kg/cm2 não é necessário

Aumento recomendado na injeção de combustível
Veneno aspirado -
Turbo a 0,4 kg/cm2 33,3 %

Aceleração longitudinal no interior do veículo
Veneno aspirado 0,48 g
Turbo a 0,4 kg/cm2 0,55 g

A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão e/ou o emprego de pneus mais largos. Caso o aumento de potência não seja muito grande, pode-se mantê-los originais e contar com resultados pouco piores. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.

Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
Como se vê, o desempenho obtido é semelhante ao do Corsa 1,6-litro, pois o motor original já dispõe de potência específica (cv/litro) elevada e o Wind é mais leve que o GL. Pode ser necessário aumentar ligeiramente o volume de injeção na preparação aspirada, mas o medidor de vazão do sistema muitas vezes dá conta do recado. Ainda no aspirado, o torque máximo não diminui (observe nas curvas) mas é transferido para rotação pouco mais alta, pois o comando utilizado não difere muito do original e o remapeamento se encarrega de recuperar um pouco o torque.

Fonte:BCWS
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:35:40 PM, em um total de 1 vez.
guilherme.acosta
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 26 2011f Outubro 2011 05:48:06 PM
Localização: Três Passos - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guilherme.acosta »

Olá,
Estou com uma dúvida, poderia me ajudar?

Estou indo para o Paraguai, e gostaria de trazer um volante esportivo, e quem sabe um kit, (volante, manopla, freio de mão). Como devo pedir, é por tamanho para caber no meu corsa wind 95?

Aguardo ajuda

Abraço
Guilherme.Acosta WIND 95 PRETÃO
Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2711
Registrado em: Segunda-feira 03 2003f Novembro 2003 05:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Wilson »

Pergunte se serve para o Corsa, no caso do volante costuma vender o cubo separado, compre um cubo que sirva para o Corsa.

Atenciosamente,
Imagem
Sairos
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 30 2011f Outubro 2011 10:21:13 PM
Localização: Ponte Nova - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sairos »

Tenho um corsa MPFI 1.0 e bico só -.- o corsa me atende bem.Mas gostaria de almentar a potencia dele. um kit turbo para mim seria bom mas o porem q quando e instalado o kit teria q trocar varias coisas para ter um bom funcionamento entao resumindo menos de 2,500 reais nao tenho um kit turbo..
Um motor aspirado no meu corsa ajudaria muito? e seria mais em conta? :mrgreen:
Avatar do usuário
MarcosPulso
:: Piquet ::
Mensagens: 295
Registrado em: Quarta-feira 23 2011f Novembro 2011 12:56:23 AM
Localização: Diadema - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MarcosPulso »

Hum.... Tentarei fazer no meu Abraços :)
Imagem

FOTOS: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96689

"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
"CORSA ROUBADO"
Angelo Neto
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Sexta-feira 11 2012f Maio 2012 10:50:27 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Angelo Neto »

eu tenho um corsa 1.0 mpfi o problema é que ele só fica com giro abaixo de 1000 rpm. oq eu posso fazer para resolver isso
RONEY OLIVEIRA RODRIGUES
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 25 2011f Outubro 2011 04:17:31 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RONEY OLIVEIRA RODRIGUES »

Vc faria as modificações necessárias, ficaria por quanto?
Mauro gonçalves
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 18 2012f Agosto 2012 02:02:32 PM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mauro gonçalves »

ola gostaria de saber se alguém já sofreu com a maldita válvula EGR?
meu corsa wegom 1000 16v tem esta maldita válvula e tive vários problemas ate que meu amigo e mecânico descobriu o problema cronico, a principio a solução foi isolar a bendita.
solucionado o problema aparente mente ate q depois de +ou- 8meses o meu carro voltou a falhar parece o mesmo problema, perde força em baixa e da uma falha q parece vela queimada mas não e já troquei velas, cabos e bobina.
aguardo sugestões . Obrigado!
edu_1984
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 15 2012f Agosto 2012 01:11:04 AM
Localização: Itapeva - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu_1984 »

Mauro gonçalves escreveu:ola gostaria de saber se alguém já sofreu com a maldita válvula EGR?
meu corsa wegom 1000 16v tem esta maldita válvula e tive vários problemas ate que meu amigo e mecânico descobriu o problema cronico, a principio a solução foi isolar a bendita.
solucionado o problema aparente mente ate q depois de +ou- 8meses o meu carro voltou a falhar parece o mesmo problema, perde força em baixa e da uma falha q parece vela queimada mas não e já troquei velas, cabos e bobina.
aguardo sugestões . Obrigado!
Estou com um problema com meu corsa wind 96 efi, quando voce da a partida e acelera rapido ele morre e depois parece que o carro esta com excesso e demra em pegar, ja troquei bomba , sonda lambida, sensor map, sensor de rotação, bico, bobina ja foi feito teste com outro modulo e nada resolve.
Alguem pode me ajudar
alexelpes
:: Wind ::
Mensagens: 36
Registrado em: Sábado 05 2011f Março 2011 02:40:23 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexelpes »

Olá edu_1984, tenho um corsa Wind 1.0 EFI 94, que antes de fazer a retífica completa do motor, também quando ligava e acelerava rápido ele não moria mas embolava. Depois da retífica ele ficou muito beberão, não fazia nem 10km/l (cidade) troquei a sonda lambda, porém a luz de injeção eletrônica sempre acendia por alguns instantes na estrada. Foi passado scaner e verificou-se que estava dando excesso de combustível, tinha muita pressão na linha de combustível, 2,2 BAR quando o correto seria 0,8 BAR. Foi trocado o regulador de pressão da linha de combustível, e acertado a pressão de 0,8 BAR. Resultado: agora o carro está super econômico 13,5 km/l (cidade), 17 km/l (estrada)!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”