[TUTORIAL] - Dúvidas de Preparação

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Avatar do usuário
Wilson
:: Administrador ::
Mensagens: 2266
Registrado em: Segunda-feira 03rd 2003f Novembro 2003 04:50:44 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996
Contato:

[TUTORIAL] - Dúvidas de Preparação

Mensagempor Wilson » Terça-feira 05th 2011f Abril 2011 10:22:20 PM

1º Gostaria de aumentar o desempenho do meu carro, só que não sei se devo Aspirar ou turbinar?
Esta é a dúvida mais freqüente entre aqueles que preparam o seu carro pela primeira vez. Para saber qual o caminho a tomar, é bom saber de antemão, qual a principal diferença entre os dois motores : no motor aspirado, é ele que através do movimento dos seus pistões, aspira para o interior do cilindros a mistura ar/combustível, já no motor turbinado, esta tarefa é executada pela turbina, ou seja, é ela quem empurra para dentro do motor, sob pressão, a mistura ar/combustível. Para um melhor entendimento desta matéria, cabe lembrar, que um motor aspirado, por mais eficiente que seja, originalmente não consegue através da aspirarão, encher mais do que 70% da capacidade dos deus cilindros, já com o turbo, consegue-se praticamente 100%. Agora sim, já podemos começar a falar sobre os métodos de preparação: a) O método aspirado, baseia-se em obter maior potência do motor, ao proporcionando-lhe um maior numero de rotações, ou seja, para o motor render mais é preciso que ele gire mais, e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros. A substituição do comando de válvulas sempre deve ser acompanhado da recalibração do carburador original, ou então a substituição do mesmo, alem de uma afinação do motor. Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor, são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1, alem de velas, bobina e filtro de ar esportivo. A principal vantagem deste método, é o baixo custo e a facilidade de preparação em relação ao turbo, quando o incremento de potência desejado é de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e a instabilidade da marcha lenta. b) O método turbinado, como o próprio nome diz, baseia-se em instalar no motor, especificamente no coletor de escapamento, um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde, uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice, que por sua vez envia ao motor ar comprimido, ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e conseqüentemente mais potência. As principais vantagens do turbo são, a preservação das características originais do motor e o fato de não ter que se esticar as marchas para obter o incremento de potência. Não existem desvantagens ao nosso ver, pela opção deste método, Quando o incremento de potência desejado é da ordem de 50%.

2º Qualquer carro pode ser turbinado ?
Praticamente sim, só que no caso de certos veículos, por não existirem kits produzidos especialmente para eles, ficará financeiramente inviável . Consulte a nossa tabela de preços de kits turbo para saber quais modelos de veículos possuem kits de linha.

3º É preciso abrir o motor ou trocar o combustível original para turbinar um carro ?
Este procedimento só é necessário, na grande maioria dos motores, quando a pressão do turbo excede a 0,5 bar.

4º Qual é a pressão ideal para se utilizar no turbo, e qual é o ganho de potência?
A pressão ideal e recomendada para a maioria dos motores é de 0,5 bar, que proporciona 50% a mais de potência.

5º A instalação de turbo é proibida por lei ?
A lei proíbe a instalação de equipamentos e acessórios que alterem as características técnicas do veiculo, e o turbo, desde que utilize o combustível original e atenda às Leis de Emissões de Poluentes e de Segurança, pode ser legalizado junto ao DETRAN, para tanto é necessário as Notas Fiscais de Instalação e do Kit Turbo.

6º É verdade que o turbo quebra o motor com muita freqüência ?
A durabilidade de um motor turbinado, é proporcional à pressão que ele utiliza, ou seja, quanto maior a pressão maior o risco de quebras. Com 0,5 bar de pressão, a durabilidade do motor é praticamente a mesma que a do motor original, e os riscos de quebras são mínimos. Salientamos que quando o assunto é durabilidade, a manutenção e o uso adequado do veiculo, são fatores fundamentais a serem observados.

7º E se no futuro eu decidir retirar o turbo. Como fica o meu motor ?
Quando esta rotina é executada, o motor volta a ter as características e aparência original .

8º Motores dotados de Sistema Eletrônico de Injeção de Combustível podem ser turbinados sem a remoção do mesmo?
Sim, Nestes casos, os ajustes necessários são obtidos através do remapeamento do chip e/ou da instalação de um sistema suplementar de injeção de combustível (bico extra).

Texto retirado da página www.ilovemycorsa.cjb.net. Se você possui algum direito sobre este texto e tem alguma reinvidicação a fazer, por favor entre em contato
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27th 2012f Setembro 2012 10:35:59 PM, em um total de 1 vez.


Fernando da Cruz
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 03rd 2011f Novembro 2011 09:50:36 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Fernando da Cruz » Quinta-feira 01st 2011f Dezembro 2011 01:29:19 PM

Alguém pode me indicar um lugar bom em Curitiba para turbinar meu corsa 98 1.0 mpfi?


Fernando da Cruz. Corsa 98/99 hetch 4p. Azul enseada.
1.0 MPFI + Dimensionado+ filtro (Curitiba / Pr.)
jeff01
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 13th 2012f Janeiro 2012 11:22:37 PM
Localização: Sertãozinho - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor jeff01 » Sexta-feira 13th 2012f Janeiro 2012 11:47:32 PM

olá...axu q estou no tópico certo!!!
kero envelopar meu corsa com fibra de carbono apenas a saia o capo e o teto
mas ñ sei as medidas certa!! alguem ae me ajuda
mi de opniões se vai fikar da hora!!


dierudito
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sábado 18th 2012f Fevereiro 2012 04:22:47 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - Personalizações e Som

Mensagempor dierudito » Sábado 18th 2012f Fevereiro 2012 04:38:40 PM

Boa Tarde!

Estou quero colocar um som em meu corsa que não comprometa muito o desempenho do carro, e que o som seja de qualidade. E, também estou a procura de um configuração boa para colocar nele rodas 14" com pneu perfil baixo, que não fique muito seco.

Alguem tem sujestão boa, para esse meu caso?


Sem mais,
Dierudito
Jorge.S
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 11th 2012f Setembro 2012 08:03:12 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Jorge.S » Domingo 16th 2012f Setembro 2012 03:15:26 PM

Boa Tarde! Tenho um Corsa Hath ano 2010, que coloquei um Kit gás. Para minha surpresa, depois de instalado tive que tirar o tubo de entrada de Ar do motor( tubo pequeno que pega da caixa até a entrada de ar, na grade do carro). Tive que fazer esta retirada, pois o carro morria constantemente quando estava utilizando o GNV. Sem o tubo o carro funciona perfeitamente, mas ficou um barulho feio.
Ai vem minha dúvida! Poderia colocar um filtro esportivo? Para tirar esse barulho feio, e o carro funcionar normalmente no GNV.


thiago.rar
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 23rd 2013f Abril 2013 02:28:55 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor thiago.rar » Quinta-feira 16th 2013f Maio 2013 08:01:45 PM

Fernando da Cruz, cara, tenho um corsa igual ao teu, 98 1.0 mpfi e gostaria que tu me desse uma dica do que fazer para ele ficar mais forte.
nao entendo nada de carro, seja detalhista xD




Voltar para “Tutoriais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante