A maior reclamação dos usuários de carros 1.000 é a falta de segurança provocada pela pouca potência disponível para ultrapassagens. Neste sentido, só uma preparação que não reduza o torque pode ajudar, pois a direção no trânsito urbano também não pode ser prejudicada. Para obter um aumento considerável de potência, que realmente facilite as ultrapassagens, ficamos restritos a duas opções: turbo e óxido nitroso, pois venenos aspirados mais fortes comprometeriam o uso do carro no dia-a-dia.
A melhor opção de óxido nitroso para o Corsa 1.000, visando não abreviar a vida útil do motor e ainda assim conseguir um bom aumento de potência e torque, envolve o uso de bicos injetores de 0,013 pol. NOS e 0,016 pol. GAS. O kit nitro permite que o momento da entrada em funcionamento seja comandado pelo motorista, sendo a potência extra -- e em conseqüencia o consumo do gás -- utilizada somente quando desejado, como numa ultrapassagem, por exemplo.
Não é necessária qualquer alteração no sistema de injeção, pois o próprio kit nitro providencia a alimentação extra, e como o óxido é injetado em um curto período e a uma temperatura muito baixa, não é preciso modificar a curva de ponto de ignição, visando evitar detonação.
As curvas de potência (as mais altas) e de torque estimadas para o Corsa 1.000 original (em azul), com óxido nitroso (em verde) e com turbo a 0,6 kg/cm2 (em vermelho)
A desvantagem está na baixa autonomia do cilindro de óxido e no alto preço de recarga, além do maior desgaste que o nitro provoca no motor se comparado ao turbo.
Para o turbo é conveniente usar uma pressão média, como 0,6 kg/cm2, e adotar intercooler. Isso permitirá manter a taxa de compressão original, com benefícios ao consumo e ao torque em baixa rotação. Como se trata de um motor de 4 cilindros, deve-se usar somente uma turbina, se possível bipulsativa e de baixa inércia .
Simulamos a adaptação do kit nitro com 0,013 pol. NOS e 0,016. pol GAS, e de um turbo com intercooler regulado para 0,6 kg/cm2. Veja o desempenho estimado:
Potência máxima
Original 60 cv
Óxido Nitroso 96 cv
Turbo 100 cv
Rotação de potência máxima
Original 6000 rpm
Óxido Nitroso 6000 rpm
Turbo 6000 rpm
Velocidade máxima
Original 150 km/h
Óxido Nitroso 175 km/h
Turbo 178 km/h
Rotação à velocidade máxima
Original 5440 rpm
Óxido Nitroso 6360 rpm
Turbo 6450 rpm
Aceleração de 0 a 100 km/h
Original 17,3 s
Óxido Nitroso 10,8 s
Turbo 10,4 s
Torque máximo
Original 8,2 mkgf
Óxido Nitroso 13,1 mkgf
Turbo 13,7 mkgf
Rotação de torque máximo
Original 3000 rpm
Óxido Nitroso 3000 rpm
Turbo 3000 rpm
Alongamento recomendado na relação de transmissão
Original -
Óxido Nitroso 6,0 %
Turbo 7,5 %
Aumento recomendado na injeção de combustível
Original -
Óxido Nitroso 50,0 %
Turbo 50,0 %
Aceleração longitudinal no interior do veículo
Original 0,36 g
Óxido Nitroso 0,57 g
Turbo 0,60 g
A margem de erro é de 5% (para cima ou para baixo), considerando-se instalação bem-feita. Calculamos a aceleração de 0 a 100 km/h e a aceleração longitudinal máxima (sentida no interior do automóvel) a partir da eficiência de transmissão de potência ao solo do carro original. Para atingir os resultados estimados pode ser necessária a recalibragem da suspensão, reforços no monobloco e/ou o emprego de pneus mais largos. A velocidade máxima estimada só será atingida com o ajuste recomendado da relação final de transmissão. Os resultados de velocidade são para velocidade real, sem considerar eventual erro do velocímetro. A rotação à velocidade máxima é calculada considerando a relação atual de transmissão.
Algoritmo de simulação de preparação de motores desenvolvido pelo consultor
Iran Cartaxo, de Brasília, DF.
Estas preparações resolvem definitivamente o problema de falta de potência no momento de ultrapassagem, e fazem do Corsa 1.000 um carro tão rápido quanto a versão GL de 1.600 cm3.
Fonte:BCWS
[TUTORIAL] - Turbo e Nitro, mais Força no Corsa 1.0
- Wilson
- :: Administrador ::
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- Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
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[TUTORIAL] - Turbo e Nitro, mais Força no Corsa 1.0
Editado pela última vez por Wilson em Quinta-feira 27 2012f Setembro 2012 10:37:53 PM, em um total de 1 vez.
- custelinho
- :: Super ::
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- Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1999
resumindo, não entendi nada uhauhahahuhhuhuauauhua
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Muito Bom Tópico Cara...bem explicado! em breve vou por um turbo no meu 1000..isso se não mudar pra um GLS 1.6 rsrs
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