[TUTORIAL] - Instalação do Respiro de Óleo

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

alexpg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 16th 2012f Maio 2012 10:27:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor alexpg » Quarta-feira 27th 2012f Junho 2012 12:07:39 AM

Olá,
Esta pratica em alterar este sistema acarreta uma reprovação na inspeção ambiental de SP (controlar). Este sistema é tecnicamente chamado de PCV (ventilação do cárter positiva) onde estes gases devem ser reaproveitados na admissão, neste caso (alterado) ele jogará na atmosfera ocasionando poluição muito mais grave do que o próprio escapamento.
Somente veiculos anteriores a 1079 pode ter esse sistema aberto para a atmosfera conhecido como respiro, fora isso o CONAMA obriga que estes gases sejam reaproveitados sem ser jogados para o ar!!!
:mrgreen:


alexpg
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 16th 2012f Maio 2012 10:27:13 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor alexpg » Quarta-feira 27th 2012f Junho 2012 12:09:37 AM

alexpg escreveu:Olá,
Esta pratica em alterar este sistema acarreta uma reprovação na inspeção ambiental de SP (controlar). Este sistema é tecnicamente chamado de PCV (ventilação do cárter positiva) onde estes gases devem ser reaproveitados na admissão, neste caso (alterado) ele jogará na atmosfera ocasionando poluição muito mais grave do que o próprio escapamento.
Somente veiculos anteriores a 1079 pode ter esse sistema aberto para a atmosfera conhecido como respiro, fora isso o CONAMA obriga que estes gases sejam reaproveitados sem ser jogados para o ar!!!
:mrgreen:
desculpa pelo erro veiculos anteriores a 1979 OK


stuart woody
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 28th 2012f Maio 2012 12:11:08 AM
Localização: Ferraz de Vasconcelos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor stuart woody » Segunda-feira 06th 2012f Agosto 2012 10:04:25 PM

Olá pessoal , gostaria de repetir a pergunta do negao zica, por que vi que nao foi respondida......Deu problema na hora da inspeção, foi aprovado ou mesmo encrencaram por este fato? estamos no aguardo....Valeu


Avatar do usuário
RodrigoVolta
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Sexta-feira 02nd 2004f Julho 2004 12:55:19 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006
Contato:

Mensagempor RodrigoVolta » Terça-feira 12th 2014f Agosto 2014 12:23:36 PM

Não façam isto!!
Primeiro que é o fator poluição, como já foi dito aqui. Estes gases que saem do respiro são toxicos.
Segundo motivo é que fechando a saída de vapores pode ocasionar excesso de pressão na câmara fazendo com que o veículo consuma mais e até quebra de componentes internos do motor.
Os engenheiros da GM não fizeram isto a toa. Colocando esta adaptação não mudará em absolutamente nada a performance do carro, pelo contrário, poderá até prejudicar o motor.
O corpo de borboleta pode sim fica sujo, mas isto é por falta de limpeza periódica da mesma.
Para que ele não fique muito sujo, basta fazer a primeira limpeza retirando o corpo do coletor, fazendo uma limpeza pesada nele. Depois, retire a tampa de válvulas e faça uma limpeza pesada nela e no retentor de partículas (uma peneira metálica, no caso das tampas em aluminio). Nas tampas de plástico, só trocando a mesma, caso esteja realmente muito suja.
Se constatar borras ao redor do comando, aí vc terá que fazer um limpeza interna do motor, com flush ou até mesmo desmontando o mesmo.
Mas não altere a originalidade do motor sem necessidade!
Abs.


8) :) :wink:
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25397
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Terça-feira 12th 2014f Agosto 2014 12:42:34 PM

stuart woody escreveu:Olá pessoal , gostaria de repetir a pergunta do negao zica, por que vi que nao foi respondida......Deu problema na hora da inspeção, foi aprovado ou mesmo encrencaram por este fato? estamos no aguardo....Valeu

nao passa na inspecao de SP


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
rodrigo manzano
:: Millennium ::
Mensagens: 123
Registrado em: Quarta-feira 21st 2012f Novembro 2012 10:24:42 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor rodrigo manzano » Segunda-feira 01st 2014f Dezembro 2014 11:03:32 AM

Galera, apenas para centralizar as informações. Temos outro tópico no mesmo sentido:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=101028

Não é aconselhável essa adaptação, isso reduz a lubrificação do motor, além de trazer outros problemas.


LeandroHubner
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quarta-feira 13th 2018f Junho 2018 04:05:10 PM
Localização: Nova Petrópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996

Re: [TUTORIAL] - Instalação do Respiro de Óleo

Mensagempor LeandroHubner » Quarta-feira 29th 2018f Agosto 2018 03:25:51 PM

Galera, li todo o tópico inclusive outro. Vamos lá aqui em 2018.
"Ar mais frio é mais denso blablabla mais potencia blabla..."
Na minha opiniao este recurso só serve para manter o ar mais frio ainda. Se usamos COLD air intake não podemos ser contra redirecionar este ar quente para outro lugar (puxei mangueira la pra baixo em dois AP e um CHT...Ok os ambientalistas me condenam entendo.) Resultados práticos nao vi. MAS ar mais frio é mais denso...
É normal passar oleo naquele filtrinho (dinheiro posto fora, vc não vai ajudar a natureza com aquilo nem convencer o inspetor.)
Não vai aumentar a pressão no carter, o q vc vai fechar é entrada próxima a TBI e não a saida deste ar .junto a tampa de válvulas, nela vc liga a mangueira e toca ela lá pra baixo.
Como costumo dizer: em.automobilismo tudo dá.
Só queria saber o q a BMW e a Porsche fazem com este ar...creio que pela potência é irrisório este recurso.


Gol GTS 89
Opala Luxo 78
Monza S/R 1.8 86
Escort XR3 1.8 92
Lotus S7 (projeto)
Golf GL Mi 1.8 96
Karmann Ghia TC 74
Gol Plus 2008
Parati GL 1.8 92
Astra GL 1.8 99
Corsa Wind MPFI 96 (rali regularidade)


Voltar para “Tutoriais”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante