A sim...
Valeu Willedu!
[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V
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O sistema gera pressão dentro do cárter e cabeçote... essa pressão é vapor de óleo, esse vapor sai e entra novamente pela admissão e é queimado pelo motor, só que parte dele vira borra na admissão (incluindo TBI, etc.), causando alguns problemas a longo prazo.hgdfire escreveu:Eu ainda nao entendi nada....
A idéia do respiro é isolar esse vapor de óleo... ele não é mais readmitido, sendo liberado para a atmosfera, através de um filtro que evita alguns problemas como poluir demais, cheirar forte ou pegar fogo. Isso evita também que a TBI fique suja e aconteçam os tais problemas a longo prazo.
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WillEdu
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VLW!!!! agora entendi!!!!
eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....
o que e TBI (é a injeção??)
vlw mesmo
eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....
o que e TBI (é a injeção??)
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TBI é o lugar que fica aquele conjunto borboleta, atuador de marcha lenta, etc., no carro... nos carburados é um pouco diferente mesmo. Se o carro for EFI fica um pouco mais parecido, mas MPFI já é bem diferente.hgdfire escreveu:VLW!!!! agora entendi!!!!
eu tinha um monza 89, comprei faz 2 semanas um corsa sedan 2000, estou aprendendo ainda... ainda mais que eu estava acostumado a carburador e nao injeção.....
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WillEdu
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axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!
li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.
meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!
abraços!
li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.
meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!
abraços!
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Acho que esse argumento aí de lubrificar as camisas por cima não é coerente eim... vejamos....aar escreveu:axo quer vou fazer isso no meu carro, abri a tbi dele a pouco tempo atras por falhas de funcionamento e estava muito emporcalhada, dps da limpeza o carro melhorou o funcionamento...foi um trampo duka pra limprar meia boca a tbi e os sensores agregados a ele. não quero fazer esse trampo todo tão cedo!
li que o ideal é levar o vapor de oleo pra longe de ligaçoes eletricas pois o mesmo é inflamavel, e tbm não é aconselhado colocar esse filtrinho no final pois ele acaba gerando contra-pressao na mangueira e fica todo emporcalhado com o tempo.
meu medo maior é que me falaram não ser recomendavel anular esse retorno pois no original ele tem com ofunção lubrificar as camisas de cima para baixo. procede esse argumento?! compensa a perda de eficiência em lubrificação para manter a tbi mais limpa e menores dores de cabeça com sensor de ML e TPS?!
abraços!
1) o óleo que se liquefaz fica preso na TBI, no coletor, borboleta, etc., escorrendo bem pouco para os cilindros, mas tão pouco que é quase nada
2) o vapor do óleo é vapor de óleo apenas.... se mistura com ar + combustível, queima e sai pelo escape
No caso do 16v, se for pensar bem, fica pior ainda, veja:
1) A entrada de ar na borboleta é por baixo, a saída, por cima.... o coletor é longo e passa por cima da tampa de válvulas antes de retornar ao cabeçote, então o vapor do óleo vai passando e liquefazendo um pouco, o que escorre para dentro da tubulação que vem do filtro de ar e parte fica retido na própria borboleta. O óleo não chega a escorrer para dentro do cilindro... tanto é que o coletor do 16v fica bom borra rapidinho, por causa desse vapor
e lembre-se também... se escorresse óleo em grande quantidade além da lubrificação normal do motor.. o que iria acontecer... ele iria queimar e soltar a maior fumaceira no escape, igual motor fumando, então essa de cair óleo pra lubrificar tá esquisita eim.
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WillEdu
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Esse sistema é adotado para evitar a detonação no motor. Geralmente ele tem 2 entradas, uma delas antes da TBI e outra indo diretamente para o coletor. A pressão positiva que sai desse "respiro" (se desacoplado pode se ver que ele sopra), entra diretamente na admissão, sendo uma mistura de vapor de combustivel e uma parte de óleo, contaminando a mistura controladamente a fim de evitar a detonação e evitar que o vapor vá diretamente para o meio ambiente, sendo então queimado junto com a mistura. Ganho ou beneficio nenhum será adquirido retirando esse "respiro", pois o vapor é em sua maior parte combustivel que deveria ser reaproveitado estará sendo desperdiçado, o vapor de óleo só se dá quando o motor trabalha em temperatura mais elevada do que o normal ou então quando o óleo está incorreto e/ou já passou do tempo de troca.
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Alí não sai vapor de combustivel não, apenas vapor de óleo da tampa de valvulas...
Combustível + Oleo = borra!
O beneficio é de não sujar o TBI....
Lembrando que existe outro suspiro que sai diretamente da tampa e termina no coletor, que continua cumprindo a sua função, porém, sem emporacalhar a TBI
A função de retornar o oleo vaporizado para o motor é apenas para não joga-lo no meio ambiente. Não confundir com recirculação de gases do escape, que tem função ambiental e anti-detonantes
Combustível + Oleo = borra!
O beneficio é de não sujar o TBI....
Lembrando que existe outro suspiro que sai diretamente da tampa e termina no coletor, que continua cumprindo a sua função, porém, sem emporacalhar a TBI
A função de retornar o oleo vaporizado para o motor é apenas para não joga-lo no meio ambiente. Não confundir com recirculação de gases do escape, que tem função ambiental e anti-detonantes
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Dae galera,
Otima dica, meu carro quando pega, ele de vez em quando da uma embrulhada.... como se estivesse afogado, vou mandar limpar a TBI e verificar o atuador de marcha lenta, pode realmente ser por esta sujeira....
AGORA... ATENÇÃO......
Assim como a borra do oleo suja a TBI e coisas mais, esse filtrinho, ele tem pouca vazão, e pode entupir facil com o vapor do oleo... e como é um suspiro do motor, se entupir pode começar a estourar retentores, como do volante, e pingar oleo....
Portanto, tem que se verificar constantemente, se não está sujo....
Flw...
Abraço
Otima dica, meu carro quando pega, ele de vez em quando da uma embrulhada.... como se estivesse afogado, vou mandar limpar a TBI e verificar o atuador de marcha lenta, pode realmente ser por esta sujeira....
AGORA... ATENÇÃO......
Assim como a borra do oleo suja a TBI e coisas mais, esse filtrinho, ele tem pouca vazão, e pode entupir facil com o vapor do oleo... e como é um suspiro do motor, se entupir pode começar a estourar retentores, como do volante, e pingar oleo....
Portanto, tem que se verificar constantemente, se não está sujo....
Flw...
Abraço
NandoSE - Luiz Fernando
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