[TUTORIAL] - Teste ECU - Código Lampejante

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Paiva
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Mensagem por Paiva »

É que aqui é um morro bem inclinado, e se eu jogar 2ª macha, corre o risco de eu passar reto nas curvas, que são bem fechadas e é paralelo (escorrega demais). Então eu desço sempre de ponto morto, porque de 1ª macha, o carro acende a luz, e fica direto...

Nessa sexta eu vou levar na loja, pra fazer a limpeza de bicos, e vamos ver se o mecanico vai responder essa...


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SemControle
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Mensagem por SemControle »

posta pra gente o q ele vai dizer, pra estudarmos a resposta....


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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Paiva essa de limpar bicos, coloque um frasco de aditivo em meio tanque e deixe limpar.
Tipo, se o motor vira meio preguiçoso, coloca o aditivo e veja se melhora após alguns km.
Geralmente após uns 150km da para se notar alguma melhora.
Como eu ando uns 12/20 em dias intervalados demora a sentir o efeito, já uma esticada de uns 50km direto limpa melhor.
Dai acredito naquela, de que, andar em pequeno percurso, os bicos não se auto limpam e uma boa esticada ajuda a mante-los limpos/desobstruidos.
Aqui quando o motor pega do jeito, o motor quando vira da até da um salavanco no vidro da porta de tão hiper rápido, é instantaneo.

Lembram do caso do carburador que sempre entopia o bico injetor? Teve um Fusca tambem assim. mas porque tambem viviam muito tempo parado, tipo, só saia em fins de semana e como ficava com gasolina até a saida do bico, alguns residuos se solidificavam e entopia, nessa época só se usava gasolina comum e das brabas...quando passou-se a divulgar a aditivada da Texaco, acabou-se os problemas.

Opinem ai...


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Paiva
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Mensagem por Paiva »

Meu carro liga de boa... Mesmo quando frio, é só "triscar" a chave, e ele pega de boa. Não falha, e não apresenta defeito nenhum. Mas o consumo ta alto, cerca de 7,5km/l. O mecanico da loja, acha que o bico injetor não está fechando direito, e esteja passando gasolina quando eu reduzo ou com o motor desligado. Fora a maldita luz, que teima de acender... Amanhã bem cedo vou lá, daí vamos ver no que vai dar...


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Ian
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Mensagem por Ian »

Pessoal, há algum problema em fazer o teste lampejante com o carro ligado?!
Vi em algum blog, acho que algum clube do vectra em que alguns indicavam fazer o teste lampejante com o carro ligado e ai?
Hoje fiz uma comparação para determinada falha que vi no teste com o carro desligado. Ao fazer ot ete com o carro ligado não houve um padrão de "lampejo" da luz de injeção.

Então, há algum problema? Pode ter comprometido algo? O carro ficou ligado por menos de 1 minuto.

abraços.





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Mensagem por SemControle »

Paiva escreveu:Meu carro liga de boa... Mesmo quando frio, é só "triscar" a chave, e ele pega de boa. Não falha, e não apresenta defeito nenhum. Mas o consumo ta alto, cerca de 7,5km/l. O mecanico da loja, acha que o bico injetor não está fechando direito, e esteja passando gasolina quando eu reduzo ou com o motor desligado. Fora a maldita luz, que teima de acender... Amanhã bem cedo vou lá, daí vamos ver no que vai dar...
se passa combustivel na reduzida, conforme o escap esta aberto, vc ouve a queima no escap..
se ta gotejando em paradas curtas vai dar trabalho pra pegar....


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Mensagem por SemControle »

Ian escreveu:Pessoal, há algum problema em fazer o teste lampejante com o carro ligado?!
Vi em algum blog, acho que algum clube do vectra em que alguns indicavam fazer o teste lampejante com o carro ligado e ai?
Hoje fiz uma comparação para determinada falha que vi no teste com o carro desligado. Ao fazer ot ete com o carro ligado não houve um padrão de "lampejo" da luz de injeção.

Então, há algum problema? Pode ter comprometido algo? O carro ficou ligado por menos de 1 minuto.

abraços.
apenas dado contato, esse teste nao é um scaner q se pluga e vai lendo conforme anda...apenas um diagnostico


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Mensagem por Paiva »

Acabei de chegar da loja. Os mecanicos ficaram todos confusos. Refizeram o teste com o Kaptor, com o carro andando e eu dirigindo, eles acompanharam as medições, mas o carro consta em perfeitas condições. E a tal da luz acendeu, e jogou pro Kaptor o defeito 35 - Falha no controle da macha lenta. Porem, constava que o carro tava ok. Virou dilema...
O mecanico disse que pode ser o bico passando gasolina, entrada de ar falsa, problemas no hidrovácuo, motor de passo (esse eu duvido) ou alguma passagem entupida.
Na hora foi trocado o Sensor MAP (só para fazer um teste), e mesmo assim, a tal da luz teimou em acender denovo. O mecanico chegou a comentar, que seria um dos maiores desafios...
O problema, é que só nessa brincadeira aí, ele disse que vai sair uns 150 conto...


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Mensagem por SemControle »

claro se resolverem né....
e se descobrirem o q é..map ja ta fora.....
de CHT hj eu lembrei disso e desci uma parede de 1° é feio o negocio.....
mas nao tem injecao nao acende nada


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Mensagem por Paiva »

Hoje o carro ficou no mecanico, e peguei agora a pouco. Ele disse que tava muito sujo, e trocou algumas peças, como filtro de combustivel, uma peneira que fica no bico, e a junta da TBI. Mas a luz da injeção continua acendendo, só que agora ela não permanece acesa. Ela acende quando está descendo, e logo apaga. Fiz o teste, mas não mostra codigo nenhum, apenas o 12.

Acho que ta quase resolvido. Lembrando que o carro não falha, e não apresenta defeito, a não ser a luz, que agora acende, mas apaga depois...


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Mensagem por SemControle »

nao fica tempo o bastante pra gravar o erro

normal mesmo seria nao ligar a luz


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Mensagem por Paiva »

É o normal seria não acender mesmo, mas continua acendendo, só que agora ela apaga. Liguei pro mecanico, e ele disse que pode ser o atuador de macha lenta que esteja "cansado". Perguntei porque ele não trocou então, e ele disse que a luz não tinha acendido com ele no volante :? .

Na segunda, e volto lá pra mais uma seção de testes com o Corsa...


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Mensagem por SemControle »

se a lenta se comporta perfeitamente em todas ocasioes, apenas acendendo nessa ladeira ai, tenho minhas duvidas qnt a ele ter alguma canseira hehehe


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Mensagem por Paiva »

Ontem fizemos os testes. O motor de passo estava ok, e por via das duvidas colocamos o novo. Ele recusou de cara, então voltamos o antigo... Ele suspeita de ser a Sonda Lambda, mas a sonda mostra a leitura, mas não varia em muito rica ou muito pobre. Não pude testa com uma nova, pois a minha é original, e a dele paralela e teria que cortar o fio... Então ele citou que pode ter um problema na central, e nisso ele não iria mecher, porque não é auto-eletrico.

Então fiquei nessa... O carro agora, ta ficando cada vez pior... Agora ele morre, acelera sozinho, acende a luz, tem alto consumo, e eu arrancando os cabelos...


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Mensagem por SemControle »

vai ficar igual eu...

mas se ele tiver certeza de ser central, ele tem q ver onde mandar pra verificarem essa central....

ja tive problema com central, cada leitura era um erro diferente...ficavam em duvida entre central e chicote....

a sonda sempre varia bastante entre pobre e rica, se vc quiser por o multimetro pra um teste....
deixa o carro aquecer na sua casa, desconecta a sonda do chicote q vai a central e coloca o multimetro no chicote q vem da sonda, vai estar variando...qnd vc descer ai, o multimetro tem q se manter em 0 ou muito proximo, pq vc vai estar usando o freio motor, é o q se chama de cut-off a central nao injeta combustivel, logo aparece 0 na leitura da sonda.....qnd sair da condicao de freio motor vai voltar a variar...


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Mensagem por Paiva »

SemControle escreveu:vai ficar igual eu...

mas se ele tiver certeza de ser central, ele tem q ver onde mandar pra verificarem essa central....
Aí que tá... Ele falou que aqui na cidade, não existe ninguem que saiba mesmo mecher com central. Ele diss que até tem um cara, mas que mesmo assim é arriscado. Ele aconselhou mesmo ir na Chevrolet daqui, mas aí vai uma certa grana...
Nessa sexta vou mandar verificar o aterramento, pois suspeito dele... E a luz agora marca o cod 35 denovo...


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Mensagem por alanflanker »

Aproveitando o tópico, uma dúvida rápidal, fiz uns testes aqui, meu carro está com entrada/saida falsa de ar no 1º bico, acho que o o'ring está gasto já, então no GNV principalmente, ao reduzir a velocidade/marcha o carro vibra e parece que vai morrer, fiz um teste desconectando o sensor de ar que fica na manqueira do filtro-TBI e não apresentou mais esse problema, ficou bem mais estável, porém a luz de anomalia de injeção acende. Eu consigo desativar esse aviso junpeando o chicote desse conector? Meu amigo tem um Celta 2003 e não tem esse sensor nem o fio, tem uma peça fechando esse buraco. Na verdade queria andar com o sensor desconectado até trocar os o'rings.





SemControle
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Mensagem por SemControle »

vou falar q nao tem, pq vc ja devia ter trocado esse o'ring, coisa de 30min de servico vc faz, se fosse caro pelo menos as pecinhas.....
ja vi até corsas q tem esse sensor deslocado pra tampa do filtro de ar...sem nao é...se for sem o sensor a central é diferente e feita pra trabalhar sem, vc nao pode ignorar um sensor q tem no seu carro, e nem por mais sensor q ele tem....
é igual vc, tem 2 bracos, vc nao pode por um 3°, seu corpo nao sabe o q fazer com ele, mas com apenas 1 leva muito tempo e vc se adapta a fazer algumas coisas, mas nao sera a mesma coisa se tivesse os 2....

mas nao tem como andar sem, pq a central dosa a mistura tmb pela temperatura do ar admitido, vc vai trabalhar numa temperatura fixa o tempo todo, ou rico ou pobre....
Editado pela última vez por SemControle em Quinta-feira 12 2010f Agosto 2010 07:42:00 AM, em um total de 1 vez.


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