[TUTORIAL] - Limpando TBI do Novo Corsa!

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

corpo completo mais barato q apenas 2 sensores/atuadores, em nocao esses vendedores
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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laoguimaraes
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Mensagem por laoguimaraes »

fala SemControle, beleza?
Sei lá porque vendem os sensores separados mais caro. Creio porque comprem lotes de peça ja completa, para não correrem o risco de ficarem com peças menores no estoque.
Na verdade mesmo não faço a mínima ideia do porque, mas achei ótimo. No caso a TBI e sensores são da Delphi.
Estou dando um toque pra quem pensa em trocar os sensores quando for limpar a TBI. Uma dica de uma coisa que pra mim foi boa.
E para quem ta precisando de uma TBI, to vendendo a minha que tirei do carro hoje (45,5). E ja vai limpinha. Logicamente, vai sem o sensor e atuador, pois por eles estarem com problemas é que eu por fim acabei trocando todo o corpo.

Abraço a todos.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

anuncia no classificados
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Como o link esta sem acesso...

Imagem
Motor de passo

Imagem
vejam como o local onde a válvula IAC se aloja esta preto de borra

Imagem
valvula suja de borra
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Imagem
IAC limpa

Imagem
alojamento do motor/válvula IAC limpo
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heberkenup
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Mensagem por heberkenup »

alguem por favor manda pro meu email o esplicação completa de como limpar a tbi? heberkenup@yahoo.com.br desde ja agradeço abraço galera


alcineu
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Mensagem por alcineu »

heberkenup escreveu:alguem por favor manda pro meu email o esplicação completa de como limpar a tbi? heberkenup@yahoo.com.br desde ja agradeço abraço galera
hebernup esse link Limpeza da TBI Corsa novo serve para todos, não temos um tutorial especifico, com muito detalhado, mas, msg dos usuarios explicando como efetuou a limpeza, etc, use a pesquisa que tem muito tópico antigo cheio de detalhes, fotos, ok.
Não é complicado, é só desmontar, limpar e colocar de volta.
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

OBS: TBI Corsa novo serve para todos - MPFI/VHC com o mesmo corpo da borboleta...ja os novos com corpo com tudo embutido ainda não temos referncia com fotos e tal.
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Ja que os topicos antigos estao bem longe de serem alcancados devido aos inumeros topicos, aqui vai um repasse do que foi discutido la atras e como tem muitos chegando, aqui vai um restrospecto...

Geralmente quando se faz essa faxina no corpo da borboleta/TBI, esta peca esta internamente toda negra de borra conforme as fotos anteriores mostrando o local onde esta a sede da valvula IAC. Se a sede da valvula esta negra, imaginem o interior da peca toda, entao...

Ha dutos que so sao desobstruidos mediante retirada do corpo/TBI, nao adianta limpar so as costas da borboleta, como fazem por ai, o servico fica meia sola.
Ha um duto primario que recebe vapores do motor/carter e entope com facilidade devido ser muito restrito, algo em torno de 3mm mais ou menos.

Quando o motor estiver com dificuldade em pegar, pega falhando, morre em marcha lenta, o famoso motor apaga no semaforo, so pega bem se calcar o acelerador, esta na hora de dar uma geral na valvula IAC que controla a entrada de ar para a marcha lenta.

Porque isso acontece: a borboleta estando totalmente fechada, quando o pedal do acelerador esta inativo, sem uso, nao tem entrada livre de ar, o motor apaga.

Para o motor nao morrer estando em marcha lenta, o ar passa por fora da borboleta, um duto exclusivo e e controlado por uma valvula, movimentada por um motor - motor de passo.

Ja nos carburados, a lenta e controlada pela propria borboleta.

Estando esse duto semi obstruido, o motor ficara com a rotacao irregular, nao pegara, a menos que voce acelere e de a partida, mas, ao soltar o acelerador, apaga.

Quando a valvula IAC de marcha lenta esta com problema de borra, travamento pelo mesmo motivo, o motor quando pega nao da aquela aclerada ate proximo a 1200 RPM e depois de alguns segundos estabiliza, ou seja, permanece com uma rotacao cosntante e baixa tipica de RPM de marcha lenta.

Quando notarem que, ao ligar o motor, a rotacao nao der aquela acelerada e depois de alguns segundos abaixar e estabilizar, podem providenciar a limpeza da valvula IAC.

Teste do motor de passo

Depois de feita a limeza na valvula IAC, conecte o plug no motor de passo sem o mesmo estar aparafusado no local, ligue a ignicao sem dar partida, so para acender as lampadas do painel, veja se o embolo da valvula se move (contrair/retrair). Faca uns dois testes assim. Ligar e desligar a pre-ignicao. Se nao se mover e porque o motor de passo esta queimado.

Se pegar sem o motor sediado, a rotacao subira as alturas, devido a livre entrada de ar, so isso, CUIDADO! O ruido vai ser infernal!

Quando esta tudo em ordem de dentro do veiculo se ouve o ruido do motor ao acionar a chave na pre-gnicao, mas, em ambiente bem silencioso e a tampa do motor levantada, claro.

Pelas fotos ja da para se ter nocao do que desmontar.

Bem espero ter sido claro nesse faca voce mesmo! Qualquer duvida ai opinem se algo fugiu do correto/incerto, ok?
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alcineu
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Mensagem por alcineu »

Quanto a limpeza da valvula IAC, mergulhe a mesma em gasolina/querozene (nao usem produtos que afetem plasticos. Cuidado com Thinner!) ate a metade de seu corpo, deixe alguns minutos para amolecer a oleosidade empregnada no eixo da haste, depois inverta a posicao, coloque gasolina onde sai o eixo da haste e deixe alguns minutos virado para cima, providencie a limpeza final com um pincel, escova dental, remova tudo que for foco de borra, lave-a bem e siga os passos no topico anterior.

So nao desnrosque a haste de seu eixo, ou seja, nao force a haste para nada.

No Youtube esta cheio de clips sobre IAC.
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