[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

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MASBAS
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Mensagem por MASBAS » Segunda-feira 28 2014f Abril 2014 08:40:02 PM

Eu coloquei um cânister como o original e coloquei a mangueira original q vem da tampa de válvulas ate a entrada e a saida coloquei uma mangueira q é o retorno é do 8v q vai do radiador até o reservatório de expansão essa mangueira já tem uma curvinha numa das pontas q da bem certinho la no duto do coletor e tem mai uma conexão no meio do cânister pode fechar essa encaixei um pino dentro da mangueirinha q era engatado num caninho fino q ia ate a válvula do cânister ficou bom!
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Willbp
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Willbp » Domingo 14 2016f Agosto 2016 01:51:01 PM

Olá Boa tarde! Na foto pude observar que existe tipo de um filtro na ponta do Lápis que vc fez do respiro, que tipo de filtro seria esse? A base da mangueira do respiro original fica isolada então? E fixo ela é algum lugar para não danificar correto? E faço esse L igual o seu, isso fará com que pare de jogar óleo no TBI ? Faze do isso não afetará o desempenho do motor ou estragando outras peças? Corsa sedan super 1.0 16v 2001.

Desde já grato.



Bange
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Bange » Segunda-feira 15 2016f Agosto 2016 12:31:00 AM

Bom, eu li o tópico todo e gostaria de tecer alguns comentários...

O chamado respiro do óleo ou dos vapores do óleo, tem seu efeito básico em proceder a queima de tais vapores (antigamente isso não existia e tais vapores eram eliminados diretamente no ar), evitando o mau cheiro, problemas com a poluição do meio ambiente como também, segundo outra linha de pensamento, lubrificar o eixo das válvulas (antes do retentor).

O interior do motor (parte oleada), não deve ter pressão de ar em excesso...tem, mas é muitíssimo pequena, proveniente do escape da gigantesca pressão do interior dos cilindros quando ocorrem as explosões e a vedação dos anéis de seguimento não sendo absoluta, permite uma pequena passagem, daí a pressão.

O motor em funcionamento, gera muito calor e tende a aquecer o óleo, iniciando o vapor de seus componentes...juntando a pressão do ar + combustível (que passa pelos anéis e não são queimados), mais os vapores do óleo aquecido, temos uma mistura indesejável que é disponibilizada na admissão para queima, resolvendo os problemas do mau cheiro e da poluição, como também ajudando na lubrificação do eixo das válvulas.

Todos os fabricantes de motores atualmente se utilizam desse processo com uma ou duas mangueiras e ainda tem um elemento adicional chamado de anti-chama, que serve para evitar que tais vapores entrem em combustão antes de entrarem na câmara. Este processo pode ter um bom ou um mau projeto, que em motores novos logo-logo acarretará em excesso de borra grudenta no ambiente do TBI, prejudicando a eficiência do atuador da marcha lenta e a funcionalidade da borboleta...que juntos irão afetar a ML.

É notório que a medida que o motor envelhece ou avança na quilometragem, ocorrem desgastes que requerem manutenção, seja preventiva ou corretiva...a preventiva dá ao motor, condições de uma maior quilometragem sem problemas, já a corretiva é imperiosa e sem ela na maioria das vezes o carro vai pra oficina.

Uma das consequências do envelhecimento do motor, é o desgaste natural do interior da câmara de combustão e dos anéis dos cilindros... e este desgaste tem como resultados a perda de potência do motor e aumento da pressão no interior do motor (parte oleada), pois uma maior quantidade de gases da mistura de combustível + ar, irão passar exatamente por este desgaste no momento da explosão, ficando evidente que maior pressão no interior do motor irá levar mais gases da mistura (combustível + ar), e gases do óleo para serem injetados no TBI, aumentando a necessidade de manutenção preventiva neste local.

Portanto, antes de pensarem em fazer qualquer modificação no respiro do óleo, em qualquer motor, avaliem se não é a taxa de compressão que está caindo (quando a taxa de compressão cai, uma das razões é o desgaste dito acima ou sede das válvulas com carbonização), quantidade de óleo além do limite indicado na vareta, manutenção preventiva normal (limpeza do TBI, anti-chama, etc...), óleo com viscosidade inferior ao indicada pela montadora, óleo vencido (o óleo vencido perde a eficiência da viscosidade, passa mais fácil pelos anéis e também acelera o desgaste dito acima, além de outros).



Alvaro Gomes
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:17:49 PM

Fabrício vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:18:37 PM

Alvaro Gomes escreveu:Fabio vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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Re: Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por Alvaro Gomes » Quarta-feira 05 2017f Abril 2017 04:20:09 PM

Fabio, vc poderia me tirar uma dúvida?
No caso do meu corsa a mangueira ao lado é que ta com problema,ta toda rachada, bastante suja de óleo/borra. Vc saberia me dizer que mangueira é essa e qual a função dela? A outra ponta da mangueira que rachou ta indo pra trás do motor e não consegui ver a onde é encaixada.
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Re: [TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por guh008 » Sexta-feira 10 2018f Agosto 2018 02:30:41 PM

Galera percebi que meu corsa está cheirando muito óleo e identifiquei que está mangueira secundária da ventilação do motor está solta por trás do motor...

vocês sabem me dizer aonde ela é conectada? estava olhando pelo cepChev para encontrar aonde eu encaixo essa mangueira mais não obtive sucesso.

podem me ajudar?


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