Bom , galera sou novo no fórum então por favor se fizer algo errado paciência...
Estou pretendendo aumentar a "saúde" do meu posante modificando:
- mudança de combustível (para álcool )
- taxar cabeçote ou trocar pistões originais pelos para álcool
- substituir comando original por um Indeco 276°/276° 6,5 mm
- aliviar o escape (sistema de exaustão mais largo 2" com silenciadores não gosto muito de barulho)
- abrir os bicos originais em 40% (bicos 962 Bosch os amarelinhos )
- substituir velas (frias) e ignição pelas de algum modelo a álcool
- substituir também bomba de combustível para uma álcool com maior vazão
- adiantar o ponto de ignição em 6 graus ( não vejo necessidade de chip especifico)
- aumentar a curva de injeção pela ECU ( sem chip especifico)
- retirar sensor da temperatura do ar ( colocar um resistor)
e também não irei utilizar nenhum sistema de partida a frio ( coloca 10% de gasosa no tanque de vez enquanto.
bom a duvida é realmente esta; Posso colocar pistões do Monza 1.8 a álcool nele? é só dar uma "alargada" no bloco ou camisa de cilindro? eles são equivalentes no pino/biela?
quanto de potencia iria ganhar? qual seria a faixa de rotação/força deste motor? sabendo q o original se da em 2.000 a 5.000 RPM !
alguém já fez projeto parecido???
se algum entendido puder me dar um parecer sobre isto também agradeço!!!
abraço galera!
[DÚVIDA] - Preparaçao aspro /corsa 1.6 mpfi
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Não sou entendido, mas talvez possamos debatet o assunto.
Pelo que vc falou, eu tiraria os pistões do Monza e colocaria os do Corsa 1.8 flex. Pode ser que os pistões do Monza sejam mais altos que o do Corsa. Rebaixa o cabeçote no tudo que dá. Melhor ainda se vc trocar por um 16V.
Os bicos, melhor os do Corsa 1.8 flex. A bomba de combustível, talvez a do Astra 2.0 flex resolva.
O comando de válvulas, caso mantenha o cabeçote 8V, poderia ter o levante maior. Caso seja o 16V, o bom mesmo é retrabalhar os dutos, sedes de válvulas para otimizar o fluxo.
Velas, podem ser as mesmas especificações das originais suas, mas com o grau térmico maior, talvez 8 ou 9 (para NGK). Seria bom colocar um amplificador de centelha MSD, CMRacing..., pois com a taxa de compressão maior, elas podem "apagar" facilmente, causando falhas. Eunão mexeria com avanço de ignição, se não vai chipar. E por favor, esqueça resistor no sensor de temperatura do ar. Vai cag@r tudo.
Para o escape, é isso mesmo que vc disse.
Seu motor vai virar um 1.8 bem animado. Logo aparecerá os conhecedores para falrem mais.
Pelo que vc falou, eu tiraria os pistões do Monza e colocaria os do Corsa 1.8 flex. Pode ser que os pistões do Monza sejam mais altos que o do Corsa. Rebaixa o cabeçote no tudo que dá. Melhor ainda se vc trocar por um 16V.
Os bicos, melhor os do Corsa 1.8 flex. A bomba de combustível, talvez a do Astra 2.0 flex resolva.
O comando de válvulas, caso mantenha o cabeçote 8V, poderia ter o levante maior. Caso seja o 16V, o bom mesmo é retrabalhar os dutos, sedes de válvulas para otimizar o fluxo.
Velas, podem ser as mesmas especificações das originais suas, mas com o grau térmico maior, talvez 8 ou 9 (para NGK). Seria bom colocar um amplificador de centelha MSD, CMRacing..., pois com a taxa de compressão maior, elas podem "apagar" facilmente, causando falhas. Eunão mexeria com avanço de ignição, se não vai chipar. E por favor, esqueça resistor no sensor de temperatura do ar. Vai cag@r tudo.
Para o escape, é isso mesmo que vc disse.
Seu motor vai virar um 1.8 bem animado. Logo aparecerá os conhecedores para falrem mais.
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então José pelo q sei os pistões do corsa 1.8 flex não são totalmente taxados ! eles possuam cavidades em sua "cabeça" e os do Monza são totalmente planos !
tipo se eu colocar pistões taxados( cabeça plana 100%) não alterarei o cabeçote assim voltaria a taxa de gasolina trocando os pistões apenas e vice-versa!
sobre o sensor de temperatura do ar é porque o álcool é ruinzinho de pegar a frio e como nao vou chipar a central vai ler uma temperatura pra gasolina e não álcool dai num vai pega fácil não kkkk
não tenho orçamento pra substituição de bicos.. mas o amplificador de centelha é uma boa!
em relação ao ponto diria que É essencial adiantar o ponto porque é um conversão de gasolina para álcool e são motores com pontos bem distintos!
mais cara agradeço ajuda abração!
tipo se eu colocar pistões taxados( cabeça plana 100%) não alterarei o cabeçote assim voltaria a taxa de gasolina trocando os pistões apenas e vice-versa!
sobre o sensor de temperatura do ar é porque o álcool é ruinzinho de pegar a frio e como nao vou chipar a central vai ler uma temperatura pra gasolina e não álcool dai num vai pega fácil não kkkk
não tenho orçamento pra substituição de bicos.. mas o amplificador de centelha é uma boa!
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pistao F2 não serve.....
quer mudar tudo isso na injeção sem chipar? qual a magica, tudo q quer mudar de adiantar ponto, mudar curva vai ter q ser via chip, so mesmo jeito q esse resistor é uma ideia de girico, é péssima ideia inventar de mudar sensor de rotação tentando economizar num bom chip
quer mudar tudo isso na injeção sem chipar? qual a magica, tudo q quer mudar de adiantar ponto, mudar curva vai ter q ser via chip, so mesmo jeito q esse resistor é uma ideia de girico, é péssima ideia inventar de mudar sensor de rotação tentando economizar num bom chip
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então blz chip vai fazer parte do orçamento !
mas qual pistão então vai me dar a taxa q eu quero ?
alguma indicação? busco uma taxa de ~13.5:1
ou vou ter que meter o cabeçote no esmeril mesmo? kkk
mas qual pistão então vai me dar a taxa q eu quero ?
alguma indicação? busco uma taxa de ~13.5:1
ou vou ter que meter o cabeçote no esmeril mesmo? kkk
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Como foi dito ali atrás, o pistão dos Família II não serve no bloco Família I. Então, o que vc vai conseguir de maior taxa é os pistões do flex mesmo. Aliás, tem pistão do Monza álcool com um dome na cabeça. Usei desses quando futriquei no motor do Vectra que tive...Anderson RSK escreveu:então José pelo q sei os pistões do corsa 1.8 flex não são totalmente taxados ! eles possuam cavidades em sua "cabeça" e os do Monza são totalmente planos !
tipo se eu colocar pistões taxados( cabeça plana 100%) não alterarei o cabeçote assim voltaria a taxa de gasolina trocando os pistões apenas e vice-versa!
sobre o sensor de temperatura do ar é porque o álcool é ruinzinho de pegar a frio e como nao vou chipar a central vai ler uma temperatura pra gasolina e não álcool dai num vai pega fácil não kkkk
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em relação ao ponto diria que É essencial adiantar o ponto porque é um conversão de gasolina para álcool e são motores com pontos bem distintos!
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Sobre o resistor no sensor de temperatura, como disse, vai cag@ar na montagem. Coloca um tanquinho de gasolina, com a mangueira jogando em cima da borboleta e acionado via botão mesmo e tá pronto.
O ideal seria substituir os bicos, pois eles já têm a vazão perfeita para álcool e por serem originais, o leque do combustível injetado fica perfeito.
Negativo! O ponto de ignição do motor álcool e gasolina é praticamente o mesmo. Como vc vai taxar o motor, ela já compensa o menor poder calorífico do álcool. Só mexe no ponto de ignição caso fosse apenas trocar o combustível, compensando o motor destaxado. Se vc avançar demais o ponto de ignição, sem um chip remapeado, vai no mínimo grilar bastante.
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essa taxa so com pistões sob medida....
ou rebenta logo tudo pra por do 1.8 e virar 1.7 e tirar um bife do cabeçote pra chegar nisso....
ai vc já desiste da ideia de usar gasolina no tanque, pq 10% de gasolina la não vai ajudar em absolutamente nada na partida e ainda vai fazer é grilar com isso tudo de taxa
qnd resolver parar as mudanças mecânicas vc faz o chip pra injeção trabalhar o mais próximo do perfeito com tudo isso q vai mudar
ou rebenta logo tudo pra por do 1.8 e virar 1.7 e tirar um bife do cabeçote pra chegar nisso....
ai vc já desiste da ideia de usar gasolina no tanque, pq 10% de gasolina la não vai ajudar em absolutamente nada na partida e ainda vai fazer é grilar com isso tudo de taxa
qnd resolver parar as mudanças mecânicas vc faz o chip pra injeção trabalhar o mais próximo do perfeito com tudo isso q vai mudar
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pessoal nova ideia!
sera q rola colocar pistões AP 2.0? vi por 340 dilmas eles já são taxados!
ouvi por ai que essa magica funciona !! algum relato?
sera q rola colocar pistões AP 2.0? vi por 340 dilmas eles já são taxados!
ouvi por ai que essa magica funciona !! algum relato?
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pistao de AP é ótimo, so q em motor AP
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Você já fez uma cotação de quanto saiu isso tudo ai?...Teria várias opções no mesmo valor e com menor dor de cabeça.
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