[PROJETO] - Econoflex melhorado.

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
shinjidf
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 31 2016f Março 2016 05:05:01 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Re: [PROJETO] - Econoflex melhorado.

Mensagem por shinjidf »

Colega rbsmontemor, estou querendo turbinar meu corsa c 1.4 (de 500g a 600g de pressão). Tenho 2 dúvidas:
Como está o consumo do seu carro?
E a manutenção? Com que frequencia você checa o motor?
Alexandreura
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 12 2021f Maio 2021 10:36:32 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por Alexandreura »

rbsmontemor escreveu: Sexta-feira 12 2013f Abril 2013 04:24:49 PM Achei uma foto dele mais novo:

Imagem

Já postei há um tempo atrás mas vai de novo para ficar unificado.

Instalação das barras estabilizadoras que fiz em 2010 no Corsa:
rbsmontemor escreveu:Este sábado levei as barras estabilizadoras e as molas para instalar no carrinho.

Os Corsas desde 2008 estão vindo sem barras estabilizadoras, com molas mais duras e amortecedores mais firmes para compensar a falta das barras. Obviamente é um "remendo" já que nada substitui essas barras rs.

A lista de peças necessárias é essa, caso alguém mais tenha interesse:

Na dianteira eu utilizei a barra da Montana, que tem mesma geometria, mas diâmetro maior (não cheguei e medir as duas, mas visualmente é de maior diâmetro).

Montana:

01 - 93384700 - Barra estabilizadora dianteira;
02 - 90538865 - Bucha de fixação;
02 - 93368453 - Braçadeira;
04 - 93295333 - Parafuso (Para fixar a barra no quadro através das buchas e braçadeiras);
04 - 93251669 - Porca (fixar as bieletas);
02 - 93338795 - Liame da barra estabilizadora (Bieleta).

A barra traseira tem que ser a do Corsa mesmo, e não há diferença entre elas, independente da motorização.

Corsa:

01 - 93366794 - Barra estabilizadora trazeira;
02 - 93299188 - Porca;
02 - 93298876 - Arruela;
02 - 93390846 - Coxim;
02 - 93299899 - Parafuso.

As molas são as CangooRun que já estavam no meu outro Corsa, foram transferidas para este novo.
Provável que vão falar aqui sobre Eibach e outras importadas. Eu optei por essas molas da fabrini, pois já havia andado em um carro com essas molas e gostei muito do resultado. Talvez com as Eibach, numa pista, o carro fosse ligeiramente mais rápido, ou mais lento, vai saber né....mas o fato é que gosto muito do comportamento dinâmico do carro com estas molas e o conforto é uma característica notável...

Para um carrinho popular com um "piloto" longe de ser um Massa da vida, estas Cangoorun cumprem muito bem seu papel.

Fotos: (Não mostram muita coisa, mais para ilustrar o tópico haha)


Barra traseira:

Imagem

Imagem

Imagem



As molas e barra traseiras são ridiculamente simples de se colocar. O problema começa na parte dianteira.
É necessário tirar o agregado (ou quadro). Nós não tiramos, apenas soltamos tudo (hahah) e baixamos um pouco, para que a barra entrasse no seu lugar.

É necessário:
-Prender o radiador por cima com tire-up;
-Soltar o suporte inferior do radiador;
-Retirar os 2 coxins inferiores do motor;
-Retirar o escapamento;
-Soltar a caixa de direção;
-E finalmente soltar o agregado.


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem






Resultado:

Imagem





Bom, como era de se esperar o carrinho ficou bem melhor, mas infinitamente melhor curvador do que quando saiu da concessionária. O que falta agora são umas rodas 15” com bons pneus...já que as 16" que tenho, para esse motorzinho (que por enquanto não vai ser mais turbo..) ficaram muito pesadas.

O carro ficou mais baixo do que eu esperava, no meu outro Corsa eu tinha a impressão de não ter ficado tão baixo. O carro ficou mais confortável de andar por incrível que pareça. Ele está mais duro, sem duvidas, mas o impacto que o carro recebe de ondulações está de alguma forma menor. A suspensão faz muito menos barulho. A minha teoria é que as molas que a GM está colocando no carro atualmente são muito rígidas, e apesar de manter o carro alto, tem que ser duras para compensar a falta de barras estabilizadoras.

Não sei se vou ficar com o carro nessa altura, vou andar um tempo com ele para ver o que acho. Ja passei da fase de ficar andando devagar todo dia (o pavimento de São Paulo está uma miséria)...hoje não tenho mais paciência pra isso, então vamos ver.



É isso ae..

Tinha só 11.000Kms...faz tempo..
Olá gostaria de saber se vc pode me ajudar, nao estou achando os parafusos das barras estabilizadora traseira, vc poderia me passar qual o comprimento dos parafusos?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”