[DÚVIDA] - Como melhorar o cabeçote do motor 1.6?

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rick_lhp
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[DÚVIDA] - Como melhorar o cabeçote do motor 1.6?

Mensagem por rick_lhp »

Fala galera,

Tenho uma picapinha 1.6 turbo com um kit basico e para futuros upgrades, estou pensando em uma melhorada no cabeçote.

Sei da famosa "salada" GM na mistura de peças de diferentes motores, por isso gostaria de saber de quem ja teve experiencia com troca de cabeçote, qual o melhor modelo se encaixa pra um projeto de rua no motor 1.6?

Desde "facilidade"(entre aspas pq sabemos da dificuldade de peças especiais pra GM...) em encontrar valvulas, pratos, molas e etc especiais, a robustez do cabeçote, cfm original x trabalhado, até quanto é seguro girar etc e tal

Se alguem ja se aventurou nos cabeçotes GM e/ou conhece, agradeço a ajuda


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Bom como vc já tem o kit turbo, eu iria de cabeçote 16V. Com certeza o fluxo dos gases é bem melhor que o do 8V. Melhor até que os atuais 8V roletados.
Fazendo um trabalho de abertura e polimento dos dutos, é ainda mais um upgrade. A única alteração no motor é, a troca dos pistões pelos originais 16V, devido às cavas de válvulas.

Eu sei que para os motores Família II, o cabeçote 16V é totalmente plug and play no bloco 8V, não sei se procede essa informação para os motores Família I. Compara as juntas e veja se são as mesmas.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


GSI T
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Mensagem por GSI T »

O cabeçote é melhor, porem voce terá que substituir tambem o coletor de escape, coletor de admissão, polia do alternador, engrenagem da polia do vira, correia dentada, bomba d´agua e toda a pressurização.
Não creio que vale se for manter pistões e bielas originais.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


rick_lhp
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Mensagem por rick_lhp »

José Leal escreveu:Bom como vc já tem o kit turbo, eu iria de cabeçote 16V. Com certeza o fluxo dos gases é bem melhor que o do 8V. Melhor até que os atuais 8V roletados.
Fazendo um trabalho de abertura e polimento dos dutos, é ainda mais um upgrade. A única alteração no motor é, a troca dos pistões pelos originais 16V, devido às cavas de válvulas.

Eu sei que para os motores Família II, o cabeçote 16V é totalmente plug and play no bloco 8V, não sei se procede essa informação para os motores Família I. Compara as juntas e veja se são as mesmas.
GSI T escreveu:O cabeçote é melhor, porem voce terá que substituir tambem o coletor de escape, coletor de admissão, polia do alternador, engrenagem da polia do vira, correia dentada, bomba d´agua e toda a pressurização.
Não creio que vale se for manter pistões e bielas originais.
Obrigado pela esclarecida

A idéia é partir pra pistoes e bielas forjadas, por isso estava pensando em algum "up" no cabeçote. Acreditava que era algo mais "plug and play", mas pelo visto é um pouco mais trabalho$o...

vale a pena investir em um retrabalho no proprio 8v? Tenho muita dificuldade em achar valvulas, molas etc melhoradas pra esse cabeçote...

Quanto se consegue fazer girar esse cabeçote, original?


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