[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rael anderson
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 14 2019f Outubro 2019 01:32:27 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Re: [Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Mensagem por Rael anderson »

No YouTube tem um canal chamado alto super la tem um tigra q fez essa adaptacao de 1.6 para 1.8 no bloco do 1.6


gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

olá a todos

antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.

pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)

se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume

com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1


gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

olá a todos

antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.

pistao 80.5(1.8) com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)

outra sugestao

pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882

considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31

ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”