trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes
a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....
acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....
ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...
mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)
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SemControle, E sobre montar meu motor com os pistões do GLS de 9,8:1, fica bom?SemControle escreveu:trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes
a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....
acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....
ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...
mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
A potencia que eu perco é muito notoria? o carro fica fora de enquadramento?
Hoje achei os pistões por importação, GSi 79,5mm 4v 10,5:1 o prazo de 2 semanas e preço R$1300 que mata!
Qual seria o pistão sobre medida que vc me indica?
Abraço
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tem varias empresas q fazem, mas o valor deve ficar mais salgado q esse, o q complica ainda mais é o fator dessa taxa e as cavas das valvulas......eskeci o nome, na argentina tem uma empresa, mas o foco deles é mais os fiats...
usar os pistoes do GLS vc vai destaxar seu motor, vai render como um gls, possivelmente um pouco mais por conta de outros aspectos melhorados no gsi
o enquadramento sera normal, so montar com as polias alinhadas corretamente q nao tem problema...
usar os pistoes do GLS vc vai destaxar seu motor, vai render como um gls, possivelmente um pouco mais por conta de outros aspectos melhorados no gsi
o enquadramento sera normal, so montar com as polias alinhadas corretamente q nao tem problema...
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1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.
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ccca escreveu:Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.
To vasculhando a dias na internet as bielas com medidas especiais pra usar o vb 1.6 com pistão 1.8.... onde tu mandou fazer? tbm sou de POA.
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No YouTube tem um canal chamado alto super la tem um tigra q fez essa adaptacao de 1.6 para 1.8 no bloco do 1.6
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olá a todos
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume
com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume
com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1
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olá a todos
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5(1. com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
outra sugestao
pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882
considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31
ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro
antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.
pistao 80.5(1. com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
outra sugestao
pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882
considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31
ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro
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