[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergioluiscs »

sergioluiscs escreveu:rogdigue, Mandei uma MP para ele e para o rapaz que comprou o carro dele, estou no aguardo...

Não achei o topico antigo, estou com quase que certeza que foi apagado...

Li o Fabricio DF comentando sobre tal alteração em um topico de alteração de cilindrada, mas como não era proprio de GSi ele não foi especifico sobre tão alteração.

Vi Corsa 1.8 16v no Chile e o carro anda D+

http://www.youtube.com/watch?v=w8h4nWdY8Ig
SemControle,

Obrigado pelo comentario,

Estou na duvida, vou tomar a decisão até quinta 2/1/12 com conclusão dos cometarios dos amigos de forum e com o pessoal da retifica. Estou tentando contato com o Fabricio DF e com GSI16v 1.8 aqui do clube, pois o Fabricio montou essa configuração e o Alan comprou o carro dele... quero ver a opinião de dono.

Vi que esta sendo muito usado essa configuração no Chile e UK.

No UK, eu estranho muito eles trocarem esse X16XE por C20LET... tudo bem são 40 cv, mais eles tem Kit prontos que tiram 40 cv desse motor...

Sobre minha ideia dos bicos Tempra 16v, eu já testei e tive um bom funcionamento do motor no alcool, são de inox e de vazão 25% maior que do Corsa, leque em V progressivo, mesma resistencia e mesmo tamanho... Consumo de combustivel 10% maior na media.

O q vc me disse tem fundamento, pois trabalhei com duas montanas simultaneamente uma 1.8 e outra 1.4 .... e elas andava pau a pau... porém a 1.8 parecia q a biela ia sair do bloco.

Para a 1.4 andar bem, ela foi sobre taxada ECONOFLEX, o que eu vou precisar fazer no meu carro caso não encontre os pistão de 10,5:1 do GSi na medida +0,50mm.

Qual melhor procedimento para taxar o motor? Rabaixar o Cabeçote ou Bloco? alguma outra sugestão?

Se eu montar o motor e vier o folego dos 109cv que o carro tinha antes de um MEXANICO acabar com o cabeçote do meu carro, me dou por feliz. Espanou rosca de vela, espanou parafuso bomba d'agua. Esqueceu panou pano dentro do coletor de ADM e ligou o carro.... afffff não preciso nem citar a M* que deu.... Isso foi em um segundo mecanico... o primeiro esqueceu um pano com gasolina em cima do coletor de Escape e pegou fogo...sorte que consegui apagar rapido.

AGORA O CARRO ESTA EM BOAS MÃO.

Comprei um cabeçote semi-novo STD 49mil km, já colocado 16v novas mahle.

Está chegando num nivel absurdo os impostos, taxas, seguro, gasolina e preço de peças no Brasil e o que mais encomoda é que todo mês a industria bate record de vendas com produtos cada vez pior.... Esse Agile e Cobalt são o fim da picada..... Salve meu Corsa GSi.

Grato Sem controle pela sua opinião
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Pede opinião para o Rodolfo, nick dele é GSI T, sabe bastante de GSI.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergioluiscs »

SemControle escreveu:trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
SemControle, E sobre montar meu motor com os pistões do GLS de 9,8:1, fica bom?

A potencia que eu perco é muito notoria? o carro fica fora de enquadramento?

Hoje achei os pistões por importação, GSi 79,5mm 4v 10,5:1 o prazo de 2 semanas e preço R$1300 que mata!

Qual seria o pistão sobre medida que vc me indica?

Abraço
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26787
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem varias empresas q fazem, mas o valor deve ficar mais salgado q esse, o q complica ainda mais é o fator dessa taxa e as cavas das valvulas......eskeci o nome, na argentina tem uma empresa, mas o foco deles é mais os fiats...

usar os pistoes do GLS vc vai destaxar seu motor, vai render como um gls, possivelmente um pouco mais por conta de outros aspectos melhorados no gsi

o enquadramento sera normal, so montar com as polias alinhadas corretamente q nao tem problema...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.
fabio.brandao.rs
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 20 2018f Julho 2018 02:09:26 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por fabio.brandao.rs »

ccca escreveu:Usei no meu virabrequim original do GSI, pistões do 1.8 e mandei fazer bielas mais longas, já que tem diferença no pino do 1.6 em relação ao 1.8. Se não estou enganado, ficou com 81mm (pistão) x 81,5mm (curso original do 1.6). Mas melhorou muito a r\l do 1.6, que já é razoável, e ficou com cerca de 1650cc com esta configuração.

To vasculhando a dias na internet as bielas com medidas especiais pra usar o vb 1.6 com pistão 1.8.... onde tu mandou fazer? tbm sou de POA.
Rael anderson
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 14 2019f Outubro 2019 01:32:27 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por Rael anderson »

No YouTube tem um canal chamado alto super la tem um tigra q fez essa adaptacao de 1.6 para 1.8 no bloco do 1.6
gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

olá a todos

antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.

pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)

se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 pelo menor volume

com o uso do cabeçote 1.6 16v(taxa original 10,5-1) a taxa iria para aproximadamente 10,9 - 1
gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

olá a todos

antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes dos gm antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.

pistao 80.5(1.8) com vira 81.5(1.6) de curso = 1,659
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)

outra sugestao

pistao 82 com vira 81.5 de curso = 1,721
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45
(a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
com biela de 136,45(sob medida) a r/l seria de 0,300476365
considerando 136.5(sob medida) a r/l seria de 0,3003663004
com biela em 136(vw md / kombi) a r/l da 0,3014705882

considerando a taxa original do cabeçote 1.8 de 12,3 com nova configuracao 1.721, a taxa iria para algo aproximado em 11.7
usando o cabeçote 1.6 16v a taxa iria para 11,31

ficaria menos aspero que o f1 1.8 original (r/l 0,33) e talvez com melhor subida de giro
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”