[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Converter] Corsa GSi 1.6 16v em 1.8 16v (troca pistão/vira)

Mensagem por sergioluiscs »

Eu gostaria da ajuda do pessoal do clube, estava lendo os tópicos do Corsa Clube e notei que tem uns Corsas GSi com motor 1.8 16v.

1. Eu gostaria de saber qual é o retrabalho necessário no bloco para colocar o conjunto de embolos de pistão do Meriva 1.8 16v e do virabrequim do Corsa 1.8 8v? Aumento de camisa eu sei, porém ouvi dizer q as bielas pegam nas saias das camisas...

2. Qual a taxa que fica o conjunto sem rebaixar o cabeçote ou o bloco e qual estimativa em CV's, pois penso em usar gasolina (taxa de 11:1 no maximo) e alterar o minimo possível os coletores (nesse momento $).

3. Tenho os bicos maiores de tempra 2.0 16v (posso colocar agora) e futuramente penso em colocar uma powerbox e coletor de escapamento 4x1 de 2".


Meu carro esta para retificar e não acho no Brasil os pistões de 10,5:1 na medida +0,50mm e quero dar um UP no motorzinho por dentro nesse momento, para futuramente ir trocando os periféricos e chegar a uns 130cv a 150cv

4. Muita dor de cabeça para pouco resultado ou um investimento/trabalho que vale a pena ? (fora o valor da retifica padrão, posso gastar mais uns mil reais nesse instante para apimentar))

5. Fica LISO ou ASPERO (pois o R/L do 1.8 é alto)?

Estou com o carro a dois anos e quero ficar mais uns 10 anos ou mais... e rodo uns 30 mil por ano com ele..

Desde já, muito obrigado Sérgio
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Tem um rapaz de Brasília chamado Fabrício q fez esse serviço, me lembro q ele colocou um tópico aqui, deve ser bem antigo, relatando como foi feito, tinha um detalhe de uma usinadinha no bloco pra caber o vira 1.8... enfim, procura por Fabrício Packness q deve encontrar ele.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é muito investimento pra muita dor de cabeca
deixa pra la, a retifica normal desse motor ja é mais cara pelo nome, como tudo pra esse carro
a relacao dos 1.8 F1 da GM é pessima, pra pessima tem q melhorar ainda....por isso a fiat adotou o cabecote 16V pra tentar melhorar isso, o cabecote vc ja tem, mas como num aspirado o cabecote é o coracao, um bom trabalho no cabecote pode te dar muito menos dor de cabeca ai do q essa ideia de arrombar o bloco, e digo um bom trabalho de cabecote q pode custar perto da metade do valor de retifica do motor, pq é caro mesmo e por ser GSI
ja comeca errado com essas ideias de bikos...tudo tem q ser dosado, bikos 16V pra trabalhar, qnd se acha quem faca, sao absurdamente caros, e tem q ser alguem q realmente saiba o q esta fazendo pra nao condenar os bicos q sao totalmente diferentes dos 8V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergioluiscs »

rogdigue, Mandei uma MP para ele e para o rapaz que comprou o carro dele, estou no aguardo...

Não achei o topico antigo, estou com quase que certeza que foi apagado...

Li o Fabricio DF comentando sobre tal alteração em um topico de alteração de cilindrada, mas como não era proprio de GSi ele não foi especifico sobre tão alteração.

Vi Corsa 1.8 16v no Chile e o carro anda D+

http://www.youtube.com/watch?v=w8h4nWdY8Ig
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o Fabricio DF é o atual Fabrício Packness

tem mais uma coisa...tem q ter muita coragem pra querer andar com 11 de taxa e essa gasolina tupinikim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergioluiscs »

sergioluiscs escreveu:rogdigue, Mandei uma MP para ele e para o rapaz que comprou o carro dele, estou no aguardo...

Não achei o topico antigo, estou com quase que certeza que foi apagado...

Li o Fabricio DF comentando sobre tal alteração em um topico de alteração de cilindrada, mas como não era proprio de GSi ele não foi especifico sobre tão alteração.

Vi Corsa 1.8 16v no Chile e o carro anda D+

http://www.youtube.com/watch?v=w8h4nWdY8Ig
SemControle,

Obrigado pelo comentario,

Estou na duvida, vou tomar a decisão até quinta 2/1/12 com conclusão dos cometarios dos amigos de forum e com o pessoal da retifica. Estou tentando contato com o Fabricio DF e com GSI16v 1.8 aqui do clube, pois o Fabricio montou essa configuração e o Alan comprou o carro dele... quero ver a opinião de dono.

Vi que esta sendo muito usado essa configuração no Chile e UK.

No UK, eu estranho muito eles trocarem esse X16XE por C20LET... tudo bem são 40 cv, mais eles tem Kit prontos que tiram 40 cv desse motor...

Sobre minha ideia dos bicos Tempra 16v, eu já testei e tive um bom funcionamento do motor no alcool, são de inox e de vazão 25% maior que do Corsa, leque em V progressivo, mesma resistencia e mesmo tamanho... Consumo de combustivel 10% maior na media.

O q vc me disse tem fundamento, pois trabalhei com duas montanas simultaneamente uma 1.8 e outra 1.4 .... e elas andava pau a pau... porém a 1.8 parecia q a biela ia sair do bloco.

Para a 1.4 andar bem, ela foi sobre taxada ECONOFLEX, o que eu vou precisar fazer no meu carro caso não encontre os pistão de 10,5:1 do GSi na medida +0,50mm.

Qual melhor procedimento para taxar o motor? Rabaixar o Cabeçote ou Bloco? alguma outra sugestão?

Se eu montar o motor e vier o folego dos 109cv que o carro tinha antes de um MEXANICO acabar com o cabeçote do meu carro, me dou por feliz. Espanou rosca de vela, espanou parafuso bomba d'agua. Esqueceu panou pano dentro do coletor de ADM e ligou o carro.... afffff não preciso nem citar a M* que deu.... Isso foi em um segundo mecanico... o primeiro esqueceu um pano com gasolina em cima do coletor de Escape e pegou fogo...sorte que consegui apagar rapido.

AGORA O CARRO ESTA EM BOAS MÃO.

Comprei um cabeçote semi-novo STD 49mil km, já colocado 16v novas mahle.

Está chegando num nivel absurdo os impostos, taxas, seguro, gasolina e preço de peças no Brasil e o que mais encomoda é que todo mês a industria bate record de vendas com produtos cada vez pior.... Esse Agile e Cobalt são o fim da picada..... Salve meu Corsa GSi.

Grato Sem controle pela sua opinião
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Pede opinião para o Rodolfo, nick dele é GSI T, sabe bastante de GSI.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
sergioluiscs
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 30 2012f Janeiro 2012 11:32:08 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por sergioluiscs »

SemControle escreveu:trocam o motor justamente pra sair do F1, sair de um motor q nao tem mais pra onde ir e pega um motor de outra familia, uma relacao otima, comportamente totalmente diferente q vc transformar o seu em 1.8, vai ser 1.8 da mesma forma, mas caracteristicas totalmente diferentes

a propria RL do 1.6 ja é passada do limite, o seu ainda recebe as 16V q contorna esse problema..
o 1.8 é aspero, em alta nao é tao bom.....
como eu disse a fiat adotou o 16V nos 1.8 pra contornar isso, e tem dado resultado...a tecnica é conhecida pela gm nos 2.2 16V pra contornar a pessima RL de um motor q esta la no limite....

acho q deu pra entender o pq mudam o motor, é justamente pra nao investir muito sabendo q ja esta limitado....problema em terras tupinikins cai na legalizacao depois....

ja pensou em encomendar pistoes sob medida? vc pode taxar perfeitamente o carro ai tmb...
melhor q matar o cabecote, e/ou o bloco...

mas define direito o q vai fazer 11 é muito pra gasolina e pouco pra alcool, vc ta caminhando pra montar um flex q fica no meio termo, nao anda tudo q poderia nem com um nem com o outro e bebe ambos muito....
SemControle, E sobre montar meu motor com os pistões do GLS de 9,8:1, fica bom?

A potencia que eu perco é muito notoria? o carro fica fora de enquadramento?

Hoje achei os pistões por importação, GSi 79,5mm 4v 10,5:1 o prazo de 2 semanas e preço R$1300 que mata!

Qual seria o pistão sobre medida que vc me indica?

Abraço
Corsa GSi16v 1995 Branco Mahle
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem varias empresas q fazem, mas o valor deve ficar mais salgado q esse, o q complica ainda mais é o fator dessa taxa e as cavas das valvulas......eskeci o nome, na argentina tem uma empresa, mas o foco deles é mais os fiats...

usar os pistoes do GLS vc vai destaxar seu motor, vai render como um gls, possivelmente um pouco mais por conta de outros aspectos melhorados no gsi

o enquadramento sera normal, so montar com as polias alinhadas corretamente q nao tem problema...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”