[DÚVIDA] - DÁ PRA POR A CAIXA DE VHC EM CORSA EFI/MPFI?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

ggbusnel
:: Super ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - DÁ PRA POR A CAIXA DE VHC EM CORSA EFI/MPFI?

Mensagempor ggbusnel » Sábado 14th 2011f Maio 2011 10:00:37 AM

Bom, estudando os topicos de preparação andei lendo sobre transformação para vhc, e enfim o pessoal acha que só a troca de pistoes fica igual e tals e ta achando que nao vale a pena por n motivos.
Tenho uma teoria, meu efi tem um motorzinho bom, taxadinho, sem catalizador e etc, afinadinho. Sinto que o que mata o carro é a caixa muito longa, estou com um pensamento meio macabro hehehe, entaum pergunto, talzem alguem ja o tenha feito. Se eu colocar a caixa do vhc e aliviar um pouco o volante , terei um carro com mais torque em baixa e mais força no morros? enfim seria uma soluçõ simples para o problema de falta de potencia dos 50/60cv?
Humildemente um fã dos corsinha hehe
Giovani, Caxias do Sul/rs

SemControle
:: Moderador ::

Mensagempor SemControle » Sábado 14th 2011f Maio 2011 10:04:21 AM

melhoraria em baixa, dependendo do qnt é aliviado e curto o cambio
finais perderia tanto pelo alivio, como pelo cambio mais curto
sao FI teoricamente nao ha complicacao na troca, dependendo do ano, vc tera q mudar o acionamento das marchas pra cabos ao inves do varao, mas tem um tutorial q o leonardo ja postou sobre isso

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ggbusnel

Mensagempor ggbusnel » Sábado 14th 2011f Maio 2011 10:08:52 AM

É, finais eu ja imaginava que perderia pois como vc disse o volante aliviado e a caixa curta iria matar o carro de final, mas na verdade o que eu busco é um carro agil, que suba os morros sem se peidar pois aqui tem muita lomba, e os donos de celta vhc sabem que o final dele é ruim na estrada, mas na city é a melhor coisa.
Entaum vc acha que não é so tirar uma e botar a outra? tem adaptação? tem algum tutorial sobre? valew

SemControle

Mensagempor SemControle » Sábado 14th 2011f Maio 2011 09:52:29 PM

a caixa em si bem provavel q so tire uma e coloque a outra, ja pro acionamento vai ter q rolar adaptacao basica, acho q todos ou quase todos os VHC ja sao por cabo de aco, e no seu corsa é por varao

wevertonvb
:: ST ::

Mensagempor wevertonvb » Domingo 15th 2011f Maio 2011 12:43:06 AM

Volante de motor aliviado não reduz velocidade final do carro. Eu não tenho a menor dúvida sobre isso. Explicando bem simples, a velocidade máxima acontece quando vc está com o acelerador no máximo, portanto no giro máximo que o motor está conseguindo produzir naquele momento, para girar um volante mais pesado no mesmo giro, é necessário energia, esta que é roubada do motor, ao invés de ir para as rodas, vc está enviando energia para um voltante, energia que de forma alguma será usada enquanto o giro só tender a subir. Portanto, se vc usa um volante mais leve, a velocidade final pode ser maior, disse pode, pq a velocidade final depende de muitos fatores. Mas a tendência é que se aumente a velocidade final.

SemControle

Mensagempor SemControle » Domingo 15th 2011f Maio 2011 07:42:27 AM

pela inercia acaba influenciando, mas é akilo, depende de onde é aliviado tmb

um alivio nas bordas faz o giro subir bem mais rapido, e dificulta a se manter em alta, ao contrario do q aliviando no centro, mas o alivio no centro, pode tornar mais fragil tmb

ggbusnel

Mensagempor ggbusnel » Domingo 15th 2011f Maio 2011 12:30:58 PM

Pois é, fugimos um pouco do assunto falando sobre o volante, bom tivo um gt 86 a alcool que era aliviado no meio do volante, o carro arrancava muito, mas de terceira pra cima parece que parava de crescer a marcha mas acho que era carburação. Enfim para botar a caixa do vhc tenho que adaptar o acionamento para cabo ok, mas a duvida é se aliviar um pouco o volane no centro e usar essa caixa creio que terei grandes melhoras tanto no torque em baixa quanto na subida de ladeiras! qual a opiniao de vcs?

Voltar para “Projeto e Preparação”