[DÚVIDA] - Como Aumentar a Taxa do motor e ganhar cv´s?

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Manoel Gilberto
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[DÚVIDA] - Como Aumentar a Taxa do motor e ganhar cv´s?

Mensagem por Manoel Gilberto »

Ae galera!!!
Qual a maneira realmente segura de se aumentar a taxa de compressão do motor de minha montana 1.8 flex ano 2006/2006 roletada?
pergunto isso pq tenho vários amigos que já o fizeram mas sempre tinha problema de vazamento de água... ou naum ficava perfeito.....
pois somente farei isso se for realamente seguro....
a taxa do meu carro é de 10,5...... gostaria de pelo menos 12!

vleu pessoal!
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Idealmente falando seria usar pistões retos ou cabeçudos, procura pelos IAPEL.

Quanto a rebaixar cabeçote, se a retfica for bem feita e a montagem tb, não costuma dar problema tb não. Minha picape puloude 9,4 para 12,8 só rebaixando o cabeçote e junta mais fina. Nunca teve problema.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

so fazer direito mesmo....
mas sem saber o q vc quer.....e fazer pq os outros fazem é pior ainda, vamos fazer pq é bunitinho, sem saber o q muda e pra q serve
melhor postar o q quer c isso, ou é so pq fizeram
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Manoel Gilberto
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Mensagem por Manoel Gilberto »

gostaria de fazer para ganhar mais potência mesmo.... e melhorar o aproveitasmento com o álcool....tendo em vista que 10,5 pra álcool ta muito baixo.... sempre quiz fazer isso... mas nunca tive coragem..auhahuah
me tirem uma dúvida pessoal.... além do aumneto de potencia..será que meu carro ficaria um pouco mais economico com o aumento da taxa quando eu andar com o pé leve? penso isso pois aumentando a taxa... com állcool no tanque ficaria com o aproveitamento bem melhor do que com a taxa original.........

bixo! ...... quanto vc tirou do cabeçote pra pular de 9 pra 12 de taxa?? e essa junta mais fina vc arrumou aonde?? será que se eu botar uns 12 de taxa ..... vai dar problema quando botar gasolina?? .....meu carro tem filtro esportivo, coletor de escapamento 4 por 1 e escapamento em 2 polegadas completo e chip. e velas de iridium.. ta com 132cv no motor e com 20 de torque (dinamometro)

valew
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Mensagem por SemControle »

se vai taxar, nunca mais vai usar gasolina, alem de taxar, precisa fazer uim chip, ai o consumo fica um pouco menos pior q hj
pra usar alcool pode socar mais de 12 ai tranquilo, e faca um bom chip, com alguem q sabe o q faz, assim como rebaixar o cabecote, pra nao fazer igual seus amigos
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Mensagem por andre pirituba »

Manoel Gilberto, quanto maior o cavalo mais ele vai ¨comer¨.
Se a sua idéia é melhorar o tempo de resposta pode optar por uma polia para enquadrar a curva de tork do seu motor.Lembrando que esses motores 1.8F1 não forão feitos para girar muito.O movimento de alavanca que o vira faz é muito grande e por isso se torna lento e faz muita força sob a bronzina e dependendo da força pode até esmagar o fio de óleo da lubrificação.
Quanto ao consumo o carro a álcool consome 35% em média a mais que o motor a gasolina isso sendo ele (original).
Relação custo beneficio o aspirado se gasta mais e se tem um menor resultado
Lembrando que existem outras maneiras de se ganhar potência, só precisa ver até onde pretende chegar :wink:
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Mensagem por wevertonvb »

Manoel Gilberto escreveu:gostaria de fazer para ganhar mais potência mesmo.... e melhorar o aproveitasmento com o álcool....tendo em vista que 10,5 pra álcool ta muito baixo.... sempre quiz fazer isso... mas nunca tive coragem..auhahuah
me tirem uma dúvida pessoal.... além do aumneto de potencia..será que meu carro ficaria um pouco mais economico com o aumento da taxa quando eu andar com o pé leve? penso isso pois aumentando a taxa... com állcool no tanque ficaria com o aproveitamento bem melhor do que com a taxa original.........

bixo! ...... quanto vc tirou do cabeçote pra pular de 9 pra 12 de taxa?? e essa junta mais fina vc arrumou aonde?? será que se eu botar uns 12 de taxa ..... vai dar problema quando botar gasolina?? .....meu carro tem filtro esportivo, coletor de escapamento 4 por 1 e escapamento em 2 polegadas completo e chip. e velas de iridium.. ta com 132cv no motor e com 20 de torque (dinamometro)

valew
Fera, aumentar a taxa de um motor é uma das poucas coisas que traz ganho de potência e economia de combustível. A eficiência térmica de um motor está relacionado a temperatura dos gases durante a combustão e com a temperatura dos gases "na exaustão", ou seja, quanto mais quente vc conseguir tornar os gases na combustão e quanto mais frio vc conseguir deixar os gases na exaustão, maior é a eficiência térmica. Maior o aproveitamento do calor dos gases. Aumentando a taxa de compressão, vc aumenta a energia da combustão, vc adiciona calor aos gases, aumenta a sua entalpia, o limite de tudo isso é a detonação do combustível e a temperatura de fundição dos metais utilizados nas peças.

Só para acrescentar, de toda energia gerada na combustão, somente 33% (na média) é utilizada para prover potência ao motor, outros 33% saem em forma de calor nos gases de exaustão (ai que entra o turbo para recuperar essa energia, com a expansão dos gases) e os outrs 33% se perdem através do resfriamento do motor. Aumentando a taxa vc está trabalhando naqueles primeiros 33% da combustão.

Em casos de motores de rua, uma taxa de 13 a 13,5 é bem confiável para utilizar álcool.

No meu caso, motor 1.6, para sair de 9,4 para 12,8, eu rebaxei o cabeçote em 2,3 mm e usei a junta de metal do corsa 1.8 sem a folha de aço do meio, ai consegui baixar mais 0,5 mm. Mas no caso do 1.8 as contas são outras. Dps posso fazer para vc.

Eu acho que seu motor usa sensor de detonação, dai vc até poderia usar gasolina com uma taxa alta, mas teria que fazer o remapeamento para atrasar bem o ponto, o que estragaria a eficiência no álcool, resumindo, se vc quer um motor eficiente e potente, use somente um combústivel, se possível o álcool.
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Mensagem por virtualhjs »

wevertonvb escreveu:...aumentar a taxa de um motor é uma das poucas coisas que traz ganho de potência e economia de combustível.

Em casos de motores de rua, uma taxa de 13 a 13,5 é bem confiável para utilizar álcool.
Também gostaria de fazer meu carro aproveitar mais o combustível e por muito tempo tenho pesquisado a viabilidade de aumentar a taxa de compressão dele para aproveitar mais o etanol.

Mas surgiu uma ideia que gostaria de saber se é valida. Uma vez que motores a gasolina requerem baixa taxa de compressão e motores a etanol requere alta taxa de compressão, motores flex tendem a adotar taxa de compressão intermediaria entre os dois combustíveis, o que faz com que não aproveite nenhum de forma eficiente. Mas se o carro utilizar um combustível adequado a taxa de compressão que ele possui (no caso do flex, taxa intermediaria)? Esse combustível poderia ser obtido misturando gasolina e etanol na proporção de 50%, assim geraria uma cobustão que precisaria de uma taxa de compressão intermediaria, assim suponho.
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Mensagem por José Leal »

Não é bem assim.

Basicamente a central de IE tem 3 mapas: 100% gasolina, 100% álcool e mistura entre os combustíveis.

No caso, misturando álcool e gasolina, vai usar o respectivo mapa, que deve ser o mais broxante de todos.
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Mensagem por SemControle »

motores com injeção eletrônica e flex, são complexos, mecanicamente suportam o q aparecer no tanque, seja la do jeito q for, ai o advento da injeção "otimiza" pro q imagina ter no tanque, então, ou faz o ajuste mecânico e corrige na injeção, ou tenta acertar apenas a injeção pra um combustível especifico
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