[PROJETO] Turbo no 1.0 EFi. c/ Fotos!

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Valcer
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[PROJETO] Turbo no 1.0 EFi. c/ Fotos!

Mensagem por Valcer »

Galera, resolvi criar o tópico separado dos outros pra eu deixar registrado todos passos e os outros que tiverem em mente o mesmo projeto, tirarem proveito de alguma coisa.
Meu carro já roda no álcool, as manutenções estão todas em dia e o motor sem rajado ou barulho algum.
Meu set-up por enquanto vai ser simples, pretendo usar:

Garret T2 .35/.48 para rodar com 0,6
Gerenciador HIS FIPM-01 para controlar o suplementar
Bico Suplementar IWM500.01 Monoponto
HPi grande
Sonda lambda aquecida (Bosch 4fios)
Uma única bomba de combustível, de preferência interna. Astra Flex ou do Gol GTi que tenha tratamento pra trabalhar submersa no álcool. (faltando comprar até decidir)

Algumas coisas como injeção programável, atraso de ponto, map, escapamento etc já tenho como resolvido, inclusive graças a ajuda dos parceiros aqui do Clube!! kk

O suplementar vou usar direto na mufla da admissão e não no meio da tubagem aonde originalmente veio o furo. A idéia é andar com o bico original na fase aspirada e quando tiver pressão positiva, o suplementar entrará em ação suprimento a demanda adicional de combustível...
Até ai tudo bem... só que meu preparador disse que eu teria que usar uma segunda bomba de combustível (Gol GTi) somente para o suplementar que teria uma pressão fixa de 3K pelo HPi.
Só que não queria ter 2 bombas instaladas no carro, tendo em vista que a pressão que vou utilizar não vai precisar de tudo isso pelo que andei vendo, pois apesar de que cada caso é um caso diferente, já ví AP com quase 250CV usando o mesmo tipo de bomba que tô querendo.

Teria alguma solução para eu usar 2 bicos com uma única bomba de grande vazão?? Qual a pressão de combustível ideal mínima e máxima para o meu caso?? Já ouvi dizer que acima de 2K bico monoponto pode travar aberto, procede??

Ele quer dessa forma pois com certeza vai ser mais fácil pra ele acertar, pois o carro vai continuar na fase aspro original com bomba interna e o acerto seria feito somente no Suplementar+HIS+HPi fixo em 3K na bomba externa.
Peguei um esquema na net e modifiquei pra forma como eu gostaria de usar;
Por favor, me dêem uma luz pra qual caminho seguir e se realmente é impossível fazer o que quero:

Projeto básico:
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Turbina a ser usada:
Imagem
Imagem

Amanhã tiro outras fotos... por enquanto é só!! =)
wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Me tira uma dúvida. O bico principal consegue alimentar corretamente o carro no álcool como ele ainda está, sem turbo? Ou é o bico original sem reabrir?

Outra, não estou entendendo o motivo de usar uma linha de 3 bar para suplementar. Se vc vai usar bico suplementar + gerenciador, o aumento da vazão na fase turbo tem que ser feita só pelo suplementar e não pelo aumento da pressão da linha. A única coisa que tem que se manter é a pressão diferencial da linha seja sempre 1 bar (original), ou seja, sem pressão de turbo a linha fica em 1 bar, com pressão máxima de turbo de 0,6 bar, a pressão da linha tem que ser 1,6 bar, não tem necessidade de usar 3 bar, já que é bico monoponto e estou considerando que a pressão da linha do bico original seja 1 bar.

De que carro é o bico suplementar?

Enfim, eu montaria o carro com uma única linha mesmo, com bico original e suplementar que trabalham na mesma pressão original. Tz o que tá pegando ai é vc usar um bico suplementar que trabalha com pressão diferente do bico original, nesse caso seria mais fácil trocar só bico suplementar.

Enfim, de mais detalhes ai.
Valcer
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Mensagem por Valcer »

wevertonvb escreveu:Me tira uma dúvida. O bico principal consegue alimentar corretamente o carro no álcool como ele ainda está, sem turbo? Ou é o bico original sem reabrir?
Sim, o bico original está rodando a 1 ano no álcool sem retrabalho algum.
O carro ogirinalmente tem uma pressão de 0,8bar na gasolina, mas rodo com 1,6bar no álcool e até agora não tive problemas do bico travar aberto, de um pistão derretido ou coisa parecida.
Logo quando comecei a rodar no álcool, rodei com um hallmeter e não dava mistura pobre, ficava do meio da ideal pra cima mas os picos de mistura rica eram poucos.
Se eu não conseguir encontrar o bico da pick-up 1.6 EFi gasolina que tem exatamente os 30~35% a mais de vazão necessária pra quando se roda no álcool, vou retrabalhar o meu os 30% a mais por garantia.

wevertonvb escreveu: Outra, não estou entendendo o motivo de usar uma linha de 3 bar para suplementar. Se vc vai usar bico suplementar + gerenciador, o aumento da vazão na fase turbo tem que ser feita só pelo suplementar e não pelo aumento da pressão da linha. A única coisa que tem que se manter é a pressão diferencial da linha seja sempre 1 bar (original), ou seja, sem pressão de turbo a linha fica em 1 bar, com pressão máxima de turbo de 0,6 bar, a pressão da linha tem que ser 1,6 bar, não tem necessidade de usar 3 bar, já que é bico monoponto e estou considerando que a pressão da linha do bico original seja 1 bar.

De que carro é o bico suplementar?

Enfim, eu montaria o carro com uma única linha mesmo, com bico original e suplementar que trabalham na mesma pressão original. Tz o que tá pegando ai é vc usar um bico suplementar que trabalha com pressão diferente do bico original, nesse caso seria mais fácil trocar só bico suplementar.

Enfim, de mais detalhes ai.
Sinceramente, quanto a pressão dos 3BAR também achei demais só pro suplementar, ainda mais quando ele disse que eu teria que colocar uma bomba somente para ele.
Eu retruquei com ele falando sobre a pressão original de trabalho do bico... o porque de uma pressão tão alta se já vou usar um bico de vazão grande, justamente pra não tem que ficar compensando vazão baixa socando pressão na linha.
Ele justificou que seria muito difícil o acerto da forma como tô querendo, pois ia ter oscilação de pressão na llinha quando o suplementar abrisse e é onde complicaria e blá-blá-blá

Esse suplementar IWM500.01 é usado em várias montadoras, ele sai na injeção mono-ponto dos Gol 1.6/1.8 SPi 96, Escort 1.6/1.8, Palio 1.6 etc... é um multiuso!! rsrs
Usando esse suplementar na pressão correta de trabalho dele contando com a pressão diferencial você acha que dá conta do 0,6 que pretendo usar??
Segundo as tabelas que ví, ele tem vazão de 43ML a 1BAR e 54 a 1,5BAR, só que não sei qual foi a metodologia de teste pra chegar nesse valor... só sei esses dados!



Não senti muita convicção no que o preparador me falava, tenho um certo conhecimento teórico da coisa, sei como funciona etc... mas admito que tô confuso em como dar continuidade nesse meu projeto...
Não consegui encontrar detalhes dos outros efi turbo aqui do fórum, queria um help de quem já passou por isso que tô passando agora!!
Mas é isso... valeu pela ajuda!!
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Mensagem por wevertonvb »

Acho que não tem segredo então.

- Use bico principal do corsa 1.6 efi, ou semelhante, ou abra o seu o suficiente. O Importante é trabalhar na mesma pressão original.
- Use bico auxiliar com a mesma pressão original do seu, no caso seria 0,8 bar do corsa e esse IWM 500 com 1 bar, está bem próximo.
- Deixe sua linha com 1 bar no aspirado e 1,6 na fase turbo.

Assim, dá para usar uma única linha com a pressão correta.
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Mensagem por SemControle »

ainda tentaria uma unica linha
no multi ponto, os 4 bicos nao abrem ao mesmo tempo e a linha se mantem estavel
seu suplementar deve ficar acertado q nao abre de uma vez, abre progressivamente, da pra ser uma linha so suave...
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Mensagem por rickeloy »

uma dúvida ai nesse esquema já que tb pretendo colocar um caracol no meu num futuro próximo e por sinal tb é EFI.
qual a utilidade desse dosador HPI ai na linha ? tipo quando tem pressão positiva ele abre mais pressão na linha?

outra coisa, nesse esquema o regulador de pressão original do carro continua ou tem que isolar ?
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Mensagem por Valcer »

rickeloy escreveu:uma dúvida ai nesse esquema já que tb pretendo colocar um caracol no meu num futuro próximo e por sinal tb é EFI.
qual a utilidade desse dosador HPI ai na linha ? tipo quando tem pressão positiva ele abre mais pressão na linha?

outra coisa, nesse esquema o regulador de pressão original do carro continua ou tem que isolar ?
Isso, o HPi no final da linha é pra compensar a queda de pressão com os dois bicos abertos e pra regular a pressão diferencial. Se so bicos trabalham a 2,0BAR e uso 0,6 de pressão de turbo, a pressão da linha tem que subir os 0,6BAR da pressão positiva, ficando 2,6BAR na linha de combustível.
Já ví gente usando pressão mais alta, mas no meu caso que vou usar um bico suplementar grande não tem necessidade de ter que colocar tanta pressão na linha.

Pra minha infelicidade fui testar o bico suplementar hoje e o mesmo não está funcionando.
Testei com multímetro e o mesmo está com a bobina "aberta". Ai pra ter certeza coloquei no carro e o mesmo não funcionou.
Mandei email para o cara que me vendeu para ver como resolveremos isso, vamos ver o que vai dar, pois segundo ele estava funcionando perfeitamente :^o
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Mensagem por SemControle »

rickeloy escreveu:uma dúvida ai nesse esquema já que tb pretendo colocar um caracol no meu num futuro próximo e por sinal tb é EFI.
qual a utilidade desse dosador HPI ai na linha ? tipo quando tem pressão positiva ele abre mais pressão na linha?

outra coisa, nesse esquema o regulador de pressão original do carro continua ou tem que isolar ?
isola o original e esse passa a ter a funcao do seu regulador de pressao, vai de como sera montado o carro, nunca tem uma receita de bolo pra isso
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Mensagem por rickeloy »

Isso, o HPi no final da linha é pra compensar a queda de pressão com os dois bicos abertos e pra regular a pressão diferencial. Se so bicos trabalham a 2,0BAR e uso 0,6 de pressão de turbo, a pressão da linha tem que subir os 0,6BAR da pressão positiva, ficando 2,6BAR na linha de combustível.
Então existe relação entre pressão da linha de combustivel e pressão usada no turbo ?
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Mensagem por SemControle »

tem, tudo no motor tem relacao com tudo, é um conjunto musical....se um tiver fora do ritmo, detona com tudo

no caso Valcer, a montagem dele nao vai mudar muito a pressao na linha, no meu carro vai de 0,6 em lenta até mais de 5bar em alta
por isso canso de dizer q nao tem receita de bolo pra seguir, cada projeto é um projeto diferente, se tirar tudo do meu e por em outro fold identico, pode ter q afinar novamente
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