[DÚVIDA] - Como Preparar Corsa 1.6 8v para 16v?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

brunnomaia escreveu:Os sensores são bem diferentes, não cabem!

Com relação a qual é melhor não sei te dizer infelizmente.
Então, Daniel, como eu disse, os que não estão naquela relação atrás usam atuador PWM.

Agora, estava olhando as últimas páginas e parece que vc desistiu do cabeçote 16V, isso mesmo?

Se for de 8v mesmo, eu te diria para nem esquentar a cabeça com a TBI, se a sua for a de 46,4 mm, está suficiente para o que vc vai ter de motor. Lembre-se que quanto mais adaptações fazer mais difícil é o acerto do carro, ainda mais com ie original. Essa TBI original está bem dimensionada para até 125 cv.

Outra coisa, se vc for montar um 1.8, o cabeçote roletado 1.8 fica legal, se for montar 1.7 ou 1.6 use o seu cabeçote original preparado, vai te render muito mais potência e menos investimento.

Afinal, qual é a preparação que vc pretende seguir? :D


danielralfes
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Quarta-feira 29 2010f Dezembro 2010 04:00:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danielralfes »

wever, tendi usando essa configuração abaixo será q precisa mudar tbi?
Têm algum lugar que têm a medida do meu corsa 2004/2005? Senão tiver
vou ter que pegar um paquimetro para medir lá...

------------[Peças/Serviços]
- Cabeçote 1.8 8V (vindo do Corsa)
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 8v Flex
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0" (essa espessura ou 2,25)
- Filtro de Ar esportivo com CAI

Serviços:
- Abrir o caneco para 1.8 (81,5 mm) deixando o meu vira mesmo para virar 1.7.
- Rebaixar Cabeçote (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina). para usar a taxa de 10,5. Assim posso usar gasolina normal.

- Remapeamento da Injeção Eletrônica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo
-------------[Fim Peças/Serviços]

A ideia é montar 1.7 e deixar meu vira mesmo. Pelo que vi nos foruns minha r/l é melhor.
Entaum a é colocar ele 1.7 com cab. roletado 1.8 8v. Com esse cabeçote vai render mais ou melhor deixar??
Vi tmb q vc comentou q o torque veio mais cedo, e vc ganhou 300 rpm na curva de torque. Para mim tá ótimo,
ainda mais que esse carro vai continuar sendo de passeio sacou? Consegui explicar tudo ? Senão, me fale o
que ficou na dúvida ok?:

A preparação é aquela citada acima que pretendo seguir mesmo, creio que deva ficar naquilo mesmo.

:razz:
Corsa Classic Spirit 1.6 8v
2004/2005
Belo Horizonte-MG


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

danielralfes escreveu:wever, tendi usando essa configuração abaixo será q precisa mudar tbi?
Têm algum lugar que têm a medida do meu corsa 2004/2005? Senão tiver
vou ter que pegar um paquimetro para medir lá...

------------[Peças/Serviços]
- Cabeçote 1.8 8V (vindo do Corsa)
- Polia Graduada
- Junta de cabeçote de aço - Motores GM 1.8 8v Flex
- Coletor de Escape 4x1 + escape de 2,0" (essa espessura ou 2,25)
- Filtro de Ar esportivo com CAI

Serviços:
- Abrir o caneco para 1.8 (81,5 mm) deixando o meu vira mesmo para virar 1.7.
- Rebaixar Cabeçote (Fazer os cálculos das medidas d rebaixamento máximo para usar somente a Gasolina). para usar a taxa de 10,5. Assim posso usar gasolina normal.

- Remapeamento da Injeção Eletrônica: aumento do corte de giro, acerto de ponto de ignição e tempo
-------------[Fim Peças/Serviços]

A ideia é montar 1.7 e deixar meu vira mesmo. Pelo que vi nos foruns minha r/l é melhor.
Entaum a é colocar ele 1.7 com cab. roletado 1.8 8v. Com esse cabeçote vai render mais ou melhor deixar??
Vi tmb q vc comentou q o torque veio mais cedo, e vc ganhou 300 rpm na curva de torque. Para mim tá ótimo,
ainda mais que esse carro vai continuar sendo de passeio sacou? Consegui explicar tudo ? Senão, me fale o
que ficou na dúvida ok?:

A preparação é aquela citada acima que pretendo seguir mesmo, creio que deva ficar naquilo mesmo.

:razz:
Pela experiência que tive com cabeçote roletado eu te digo novamente que se for fazer 1.7 mesmo, então, use seu cabeçote original, com preparação. O comando do 1.8 roletado tem lobe center alto, 114°, isso amarra o carro em alto regime que é o que vc tem reclamado do atual motor não é? Vc vai abrir os dutos do cabeçote com a intenção de melhorar os regimes de alta rotação e usar um comando 114° (contra 112° original do 1.6) é ir contra a preparação toda.

A minha opnião é que vc faça o seguinte:

- Tente abrir os cilindros do motor para 1.7. Preste muita atenção no formato da cabeça do pistão que vai arranjar, meça o volume da cabeça do pistão novo, para determinar exatamente a taxa.

- Só de abrir seu motor para 1.7, sua taxa já sobe para quase 10:1, mas usando a junta de aço, abaixa para 9,7:1. Então, descubra o volume da cabeça do pistão novo e compare com o velho e veja a difereça, para determinar quanto tirar do cabeçote. Se o volume fosse o mesmo do 1.6, vc precisaria tirar 0,8 mm do cabeçote.

- Nesse caso, a TBI original de 46,4 mm é suficiente. Se vc tirar a mangueira do filtro de ar e limpar a borboleta, se for o de 46,4 mm, vai estar escrito na borboleta, dai nem precisa desmontar nada, nem medir nada. Então use TBI original com seus sensores originais, vai facilitar muito sua vida.

- Faça uma preparação leve nesse cabeçote atual seu, mantenha as mesma válvulas. Rebaixe o necessário para chegar na taxa desejada.

- Provavelmente vai precisar usar vela 1 grau mais fria.

- Novos bicos injetores e novo remapeamento é obrigação.

Agora, se quiser um cabeçote roletado mesmo e quiser usar álcool, te passo todo o meu que está encostado lá em casa, inclusive polia graduada, coletor 4x1, tbi aberta para 52 mm, e ai se abrir os cilindros para 80,5 e usar o vira do 1.8 vai ficar um carro legal e bem forte. Se quiser negociar a preparação da minha, te passo num preço sussegado, já que está tudo parado lá em casa e pronto(qualquer coisa manda mp). Mas nesse caso tem que ser álcool mesmo ou bolar uma senhora junta de aço.

Abs.


danielralfes
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Quarta-feira 29 2010f Dezembro 2010 04:00:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danielralfes »

Esse 1.7 seria o CC que vai ficar, lembro que vc disse para usar IEPEL de 81,5mm, mas a medida normal de um pistão 1.8 é 80,5mm certo?
Agora fiquei na dúvida, eu lembro que na sua preparação com cabeçote vc tinha baixado o torque inicial para 2500 (ou menos) não lembro.
E a curva de potência para 5900 (300rpm a mais q o regime normal), usando o cabeçote o cabeçote 1.8 8v roletado. Se usar o meu melhorando
como ficará essas curvas? Pois a idéia é subor a curva ao máximo sem perder o torque que é o que eu gosto mais nesse motor...Torque bem inicio...ehehhe
:D

Quanto as medições para determinar o novo volume e taxa compressão nova. Para tirar no cabeçote, para chegar em 10,5 vou passar as medidas e vc me ajuda a conferir os calculos??

Quanto a TBI irei chegar em casa e vou conferir isso e já posto assim que tiver isso em mãos.
Será que isso têm CEPCHEV 2006?? Se tiver vou confirmar ok??

Preparação leve nesse cabeçote ou do 1.8 já resolve meu problema?
No caso de usar o meu seria trocar o comando para o com 114º, certo? E no caso do 1.8?

No caso da vela usando gasolina, quais modelos vc recomenda com 1 grau a menos, e como indetificar esse tipo de vela??

Para os bicos injetores quais vc recomenda usar nessa minha preparação??

Qual a vantagem de usar um vira 1.6 ou 1.8 nessa preparação, qual vai ser o ganho(teorico) ?

Quanto a suas peças, me manda uma MP com os valores, e os detalhes para podermos olhar com calma ok?
Detalhe a preparação vai continuar 100% gasolina ok?

No mais muito obrigado weverton.

Abs.
Corsa Classic Spirit 1.6 8v
2004/2005
Belo Horizonte-MG


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so q torque e potencia estao intimamente ligados, um influencia no outro
vc vai ter melhoria no torque em baixo se conseguir por pra queimar pra valer a mistura, devido ao diametro maior do pistao, e se o curso for menor nem se fala, mas sao mecanicas q nao se tem como fazer
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

danielralfes escreveu:Esse 1.7 seria o CC que vai ficar, lembro que vc disse para usar IEPEL de 81,5mm, mas a medida normal de um pistão 1.8 é 80,5mm certo?
Sim, tenta procurar pelos pistões do 1.8 com sobremedida 1,00. Se não tiver vai ter que ir de IAPEL que vai ser bem mais caro e com resistencia mais elevada que não é necessário no seu caso.
Agora fiquei na dúvida, eu lembro que na sua preparação com cabeçote vc tinha baixado o torque inicial para 2500 (ou menos) não lembro.
E a curva de potência para 5900 (300rpm a mais q o regime normal), usando o cabeçote o cabeçote 1.8 8v roletado. Se usar o meu melhorando
como ficará essas curvas? Pois a idéia é subor a curva ao máximo sem perder o torque que é o que eu gosto mais nesse motor...Torque bem inicio...ehehhe
:D
Não lembro mais de como ficou o torque no meu motor, teria que ver o video no dino, mas o vídeo está em outro pc em outra cidade.

Sim, a potência subiu esse 300 rpm, mas na prática vc nem percebe isso, ainda mais que o torque continuou alto em baixa rotação. Eu esperava que ficasse meio xoxo até quase 4000 e dps acordasse e fosse forte até um pico a 6500.

Geralmente nas preparações aspiradas, a curva ou sobe como um todo ou desce como um todo, quer dizer que se a potência aparecer em rotação maior o torque máximo vai aparecer em rotação maior tb. Meu caso foi um erro que "deu certo". :)

Se vc preparar seu cabeçote atual, com comando original, a potência vai subir para rpm mais altos assim como o torque. Quanto mais preparado for, mais subirá, até atingir outros fatores limitantes.
Quanto as medições para determinar o novo volume e taxa compressão nova. Para tirar no cabeçote, para chegar em 10,5 vou passar as medidas e vc me ajuda a conferir os calculos??
Claro. Lembrando que o valor que eu te passar serve como referência para a retífica, o valor exato da taxa é feito pela buretagem. Mas mesmo que não faça isso, o valor fica bem próximo.
Quanto a TBI irei chegar em casa e vou conferir isso e já posto assim que tiver isso em mãos.
Será que isso têm CEPCHEV 2006?? Se tiver vou confirmar ok??
No CEPCHEV não tem medidas. Acredito que nem diferencie os dois tipos de borboleta dos 1.6, 45,5 mm ou 46,4 mm.
Preparação leve nesse cabeçote ou do 1.8 já resolve meu problema?
No caso de usar o meu seria trocar o comando para o com 114º, certo? E no caso do 1.8?
Se vc quer que o torque máx continuem na mesma rotação e a potência máx suba para rpm mais alto, não vai conseguir, é como te disse acima, a curva sobe ou desce como um todo. A não que se faça essa mistura de preparação de cabeçote com mudança de comando que aconteceu sem querer! :(

Não tem como vc usar o comando do 1.8 rol no seu cabeçote, muda muito a questão dos acionamentos. Vc teria que fazer um comando específico para perfil de balanceiros comuns e ainda não seria igual. O comando do 1.8 muda tudo, não só o lobe center, citei esse pq foi esse o causador da minha decepção, mas muda tudo, o lift é maior, a duração de abertura das válvulas é maior, a rampa de aceleração é maior, etc, etc, é uma pena ele ter 114 de lobe.

Fera, se quer tanto um carro com muito torque em baixa, pq vc não faz um 1.8 logo então com cabeçote 1.8 rol preparado. Vai conseguir o que quer só que com maior quantidade. Vai ser um carro bem forte em baixa e vai ir bem até uns 5800 rpm. Além de que não precisa abrir tanto os cilindros, como no caso de se fazer 1.7.
No caso da vela usando gasolina, quais modelos vc recomenda com 1 grau a menos, e como indetificar esse tipo de vela??
Bom, velas para ser substituída com sucesso tem que ir inspecionando as que estiverem instaladas e tomar decisões em cima disso. Talvez vc nem precise trocar suas velas, pq está mudando muito pouco a taxa. Mas se precisar, caso perceba que as velas estejam apresentando sinais de fundição, vai precisar por uma 1 grau mais fria, neste caso te recomendo as BPR7ES, corsa 1.4 flex, as suas são BPR6EY. É interessante manter a letra "P" de projetada, ou seja, a ponta da vela é projetada mais para o interior da mistura na câmara que permite uma melhor queima da mistura. As outras velas dos corsas 1.0 flex, não são projetadas.
Para os bicos injetores quais vc recomenda usar nessa minha preparação??
Já que vai de 8v, então bicos do corsa 1.8, tz os do 1.8 flex, precisa definir qual será exatamente a preparação.
Qual a vantagem de usar um vira 1.6 ou 1.8 nessa preparação, qual vai ser o ganho(teorico) ?
Vira 1.6, curso menor, torque menor, melhor em alta rotação, nesse caso dá para chegar nas 7400 rpm com tranquilidade onde o VMP (velocidade media do pistão) chega a 20 m/s, limite teórico de um motor original.

Vira 1.8, curso maior, torque maior, potência em rotação mais baixa, limite de rotação teórica a 6800 rpm (VMP=20). Mas suficiente para o seu caso.
Quanto a suas peças, me manda uma MP com os valores, e os detalhes para podermos olhar com calma ok?
Daqui a pouco.
Detalhe a preparação vai continuar 100% gasolina ok?
Amém. :D


danielralfes
:: Millennium ::
Mensagens: 111
Registrado em: Quarta-feira 29 2010f Dezembro 2010 04:00:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danielralfes »

Em conversa com um amigo ele me disse que chega ser mais barato pegar o bloco 1.8 e manda essa sombremedida.
Mas usando esse IAPEL, não é melhor que fica bem feito e aguenta depois modificações mais fortes?

Daí pensando com meus botões pq não pegar o motor parcial do Corsa 1.8 que é uns 3800 e pouco, se for deixar o motor maios bruto mantendo a mesma
faixa e talz...q me parce melhor ideia se for para deixar o carro 1.8.

Usando o meu vira mesmo a torque fica em baixa ? E como vai girar mais creio que a curva de potência suba, estou certo?

Olha lá me fala sobre os valores da sua preparação, para ter ideia na hora de mexer no cabeçote, na compra de um cabeçote para preparar vale apena pegar ele usado mesmo ou é melhor um zero bala??

Quanto a TBI irei verificar hoje depois que chegar em casa e passo a medida, se 46,5mm serve para essa preparação que vou fazer certo??

Eu sei que usando esse comando e meu vira 1.6 creio que fique mais esperto que usando o 1.8.
E sobre o motor ficar preso em alta, em conversa com um amigo que têm um Mavecão de 4 marchas e virou 7 marchas,
ele projeto e executou a peça para colocar no carro e ficou ótimo.
Ele disse que é possível colocar a 6 marcha e assim meu motor girar menos e aproveitar melhor o torque do motor em baixa. :shock:

Hoje estou usando essas velas da Bosch 3 Eletrodos (só em casa para ver o modelo) e instalei com 54066 kms.
Então vou usar essas velas de corsa 1.4 ( ou 1.8) flex na hora da mudança...!
E os bicos de 1.8 8v seguindo sua linha de racícionio.

Bão, eu acho q é isso, creio que alguns pontos ficaram mais claros.
Abraços
Corsa Classic Spirit 1.6 8v
2004/2005
Belo Horizonte-MG


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”