[PROJETO] -Instalando Mtr 2.0 GM em corsa 1.0 mpfi Rochester

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Carlos Leandro
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] -Instalando Mtr 2.0 GM em corsa 1.0 mpfi Rochester

Mensagempor Carlos Leandro » Sexta-feira 21st 2011f Janeiro 2011 04:07:30 PM

Caros Amigos.

Gostaria de tentar ajudar os amigos, que assim como eu, tem pouca grana e muita vontade de ter um carro forte. Hoje meu carro está como eu quero, forte e durável. Mas sofri muito até chegar ao resultado final, fui muito na conversa de pessoas que não sabiam nada e só queriam mesmo era ver vc se dar mal, tive a ajuda de muita gente boa e por isto estou aqui para passar o meu conhecimento adiante.
Primeiramente para se dar a receita tem que se informar os ingredientes:

- 01 corsa 1.0 em boas condições, com injeção completa e com cambio original;
- 01 motor 2.0 parcial de qualquer carro GM (astra, vectra, kadet, etc) importante ser de um carro mpfi, também é importante ter o coletor de escapamento, coletor de admissão, flauta, bicos e sensor de rotação;
- 01 tbi do 2.0 (qualquer um serve) é só para tirar a borboleta;
- 01 suporte de motor frontal do monza;
- 01 chapa de aço com as seguintes medidas (pode ser feita da junção de várias chapas para ficar mais em conta) 5cm de largura, 8cm de comprimento e 5cm de espessura;
- 01 motor de partida do astra ou omega (omega é o mesmo mas só de falar o nome fica mais caro);
- 01 polia inferior do virabrequim do monza antigo sem ar;

Não precisamos de mais nenhum item fora estes que estão listados, lógico que não me detive em informar sobre parafusos, arruelas e abraçadeiras que são coisas pequenas. Para título de informação o carro que era 1.0 e foi transformado em 2.0 era um corsa 96 1.0 mpfi de minha propriedade, com um custo bem enxuto de instalação, no meu ver foi o veneno mais barato que eu já fiz.

Vamos agora ao que interessa:

Forma de prepararo:

A parte mais importante é arrumar um bom torneiro para furar o volante original do 1.0 com a mesma furação do virabrequim do 2.0, não tentem alargar os furos originais por que o carro fica vibrando muito e fica desbalanceado o virabrequim. O correto é fazer novos furos. Conforme a imagem que segue.

Imagem

Fazendo desta forma vamos poder usar o conjunto completo de embreagem do corsa 1.0, é necessário cortar um pequeno pedaço do eixo piloto, coisa de meio centímetro, fácil de se fazer com uma lixadeira. Recomendo ir cortanto aos poucos e testando por que se cortar muito perde o cambio, o ideal é tirar o cambio e colocar ao lado do motor para ir ajustando, nada muito trabalhoso.
Agora vc tem que pegar o suporte do motor do monza e fazer um furo nele para não quebrar o sensor de rotação do motor e também fazer um pequeno corte nele na ponta para poder instalar os parafusos. Conforme as imagens que seguem:

Imagem

Imagem

Também tem a outra parte que é o chapa para servir de flange entre o novo suporte e o calço original.

Imagem

Um detalhe para este suporte e a chapa é o seguinte: eu vi depois um carro aqui em Brasília com um motor 2.0 e o dono dobrou uma chapa e fez um suporte único, ele gastou uns R$ 250,00 com isto e ficou muito bom, mas como eu sou quebrado e encontrei a chapa de bobeira e paguei R$ 15,00 no suporte do monza, acabou ficando assim por 3 anos, rsrsrs, não é bonito mas foi eficaz. Fica a gosto do instalador, mas não se pode esquecer de deixar o furo para o sensor de rotação, ok?
Estamos quase que finalizando a instalação. Com o intuito de se utilizar todos os sensores originais e a injeção original do carro eu instalei o tbi original do carro que foi apenas retrabalhado no torneiro para poder receber a borboleta do 2.0 que é bem maior, trabalho relativamente simples o torneiro tirou a borboleta original, colocou o tbi no torno e foi abrindo espaço até chegar no diâmetro da nova borboleta. Não sei se dá pra ver pois a foto ficou muito ruim.

Imagem

Um pequeno detalhe que eu estava esqueçendo: Se o seu carro for com acionamento das marchas por varão vc tem que pegar e alongar conector do varão que fica próximo ao motor de partida, para poder passar por cima dele, ele cresce uns 5cm e não te dá trabalho, este trabalho pode ser feito depois do motor no lugar sem problema algum. Agora se o carro for com acionamento por cabo de aço, nem precisa se preocupar.
Agora podemos colocar o cambio no lugar e depois o motor, não precisa amassar nada nem fazer nenhum tipo de furo no cofre do carro cabe direitinho o danado, inclusive com o filtro de ar original do 1.0 ( o meu era assim, rsrsrs)
Como estamos usando o tbi original e os bicos do 2.0 é só ligar os cabos da injeção que tudo vai funcionar direitinho. Como original.
É só parafusar o suporte no motor prender tudo e pronto. Seu carro vai ficar com a relação bem curta, tipo um foguete, mais rápido que muito carro turbo, com um torque fenomenal. Só que por causa da injeção original ele vai cortar de 5a. a 200km/h nada mais. Porém vc vai ver como chega rápido aos 200km/h. O cambio aguenta bem, eu até hoje uso o cambio original do 1.0 sem nenhum prejuízo. Rodei mais de 4 anos com esta configuração, 2 anos com 2.2 e agora estou com o 1.8 da montana com turbo .63/.48 e Pandoo, rodando com 0,5 kg meu carro tem 180cv na roda. Tudo isto com o cambio 1.0 e rodando todo dia, não é um carro de garagem ele é de uso diário.
Espero ter ajudado. E qualquer dúvida estou a disposição

Abraço

Carlos L.

Corsa turbo + Pandoo. Vídeo no youtube http://www.youtube.com/watch?v=4nx4INI2Wkg
wevertonvb
:: ST ::

Mensagempor wevertonvb » Sexta-feira 21st 2011f Janeiro 2011 04:41:32 PM

Muito boa a contribuição, Carlos!!

Com relação ao volante de inércia, uma outra dica seria utilizar o volante do astra 1.8 que tem o mesmo diametro do F1 e a furação correta do virabrequim, deve ser barato no ferro velho. Assim dá para manter o câmbio do F1.

Onde conseguiu suporte do motor do monza? Já procurei um pouco, mas desisti e decidi fazer um suporte eu mesmo. Para quem quiser um esquema de suporte para adpatação:

http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php? ... &start=190 (lá pra baixo da página tem o esquema)

Não precisou de um remapeamento?

Abs.

heberkenup
:: Piquet ::
Registrado em: Segunda-feira 18th 2008f Fevereiro 2008 02:28:36 PM

Mensagempor heberkenup » Sexta-feira 21st 2011f Janeiro 2011 09:12:04 PM

Ou melhor, no mercadolivre tem um vendedor q vende volantes de motor de aluminio ou aliviados por 200 reais, o bom é q vc ainda ganha uns CVs a mais no carro. Um dia eu irei montar montar um 2.4 16v no meu corsa, eu prefiro isso do que turbo, abraço galera...

wevertonvb

Mensagempor wevertonvb » Sexta-feira 21st 2011f Janeiro 2011 11:38:01 PM

Heberkenup, para o meu 2.4 16 V comprei esse volante aliviado, acho que é do mesmo vendedor que citou, Maxcwb, vou usar este volante enquanto estiver acertando a fase aspirado, devo correr algum tempo enquanto aspirado. Mas este meu é para câmbio da Familia 2 mesmo. Para turbo devo usar um volante de aço.

Imagem

Imagem

heberkenup

Mensagempor heberkenup » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 07:28:16 AM

Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?

wevertonvb

Mensagempor wevertonvb » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 12:46:23 PM

heberkenup escreveu:Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?

Pode usar seu câmbio tranquilamente, eu até ia usar mas para evitar ficar desmontando e montando e adaptando, resolvi usar um F18 logo. A adaptação é a mesma que o Carlos citou ai em cima. Dai vc usa o volante do astra 1.8 ou refura o seu.

heberkenup

Mensagempor heberkenup » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 01:30:34 PM

Esse f18 eu encontro em qual carro? no total quanto vc gasto para montar esse motor no seu corsa? vlw kra abraço....

Carlos Leandro

Mensagempor Carlos Leandro » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 11:30:07 PM

wevertonvb escreveu:Muito boa a contribuição, Carlos!!

Com relação ao volante de inércia, uma outra dica seria utilizar o volante do astra 1.8 que tem o mesmo diametro do F1 e a furação correta do virabrequim, deve ser barato no ferro velho. Assim dá para manter o câmbio do F1.

Onde conseguiu suporte do motor do monza? Já procurei um pouco, mas desisti e decidi fazer um suporte eu mesmo. Para quem quiser um esquema de suporte para adpatação:

http://forum.msbr.com.br/viewtopic.php? ... &start=190 (lá pra baixo da página tem o esquema)

Abs.

Tudo bem meu amigo.

Seguinte: não precisei fazer remapeamento nenhum, até pensei que iria dar problema ou que não funcionaria direito, acontecia uma coisa interessante, a injeção acendia por várias vezes a luz de falha sempre que eu precisava tirar a bateria para manutenção ou por qualquer outra coisa, o carro ficava ruim por uns 40 km ou 20 minutos o que viesse primeiro. Depois ele se virava sozinho. Mas eu também estava rodando com alcool. Passado o tempo de adaptação o carro ficava normal. Como se o motor fosse original, com uma boa lenta, funcionando 100%.
Fui deixando assim e nunca remapeei.
Quanto ao volante do astra eu não sei te falar se daria certo, pode ser que eu tenha procurado nos lugares errados mas tentei com o do astra 1.8, 2.0, da S10, do monza, de um monte de carro. Não dava certo por que como o meu cambio é do 1.0 o platô pegava na carcaça interna próximo ao garfo da embreagem. A melhor solução foi mesmo usar todo o conjunto de embreagem do 1.0. Não deslizava nem me dava nenhum tipo de trabalho. Inclusive hoje com o meu carro 1.8 turbo eu uso platô e disco original do 1.0. Hoje sim ele desliza e este é o motivo do meu carro estar limitado a 0,5kg, mais que isto ele desliza feio.

Espero ter ajudado.

Carlos L.

Corsa turbo + Pandoo. Vídeo no youtube http://www.youtube.com/watch?v=4nx4INI2Wkg
Carlos Leandro

Mensagempor Carlos Leandro » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 11:33:39 PM

heberkenup escreveu:Depois vc me passa os detalhes e os maçetes para a instalação desse motor q um dia eu irei precisar para instala o 2.4 no meu corsa. O meu corsa é 1.6 8v, eu posso usar esse cambio no 2.4 sem problemas? o carro não vai ficar limitado?

O que estiver ao meu alcançe ajudo. Estamos ai para passar o conhecimento e trocar experiências mesmo. Quanto ao cambio vc pode usar o que for melhor para o teu caso. Quanto ao cambio do 2.4 particularmente eu não conheço, mas deve caber. O problema é vc adaptar homocinéticas e suportes, como vi em muitos lugares na net o pessoal colocando cambio de 2.0 ou 2.2 tem que mudar cubo, homocinéticas, encurtar ponta de eixo. Mas tudo é possível. Tendo R$ dá até pra colocar turbina de jato no corsinha.

Abraço

Carlos L.

Carlos Leandro

Mensagempor Carlos Leandro » Sábado 22nd 2011f Janeiro 2011 11:37:29 PM

wevertonvb escreveu:Muito boa a contribuição, Carlos!!

Abs.

Desculpe eu esqueci de falar sobre onde encontrei o suporte do monza no post anterior. Eu comprei em autopeças aqui mesmo perto de casa, eu moro na Candangolândia e comprei no Bandeirante. Comando ou Potência, qualquer uma das duas tem o suporte.

Abraço

Carlos L.

wevertonvb

Mensagempor wevertonvb » Segunda-feira 24th 2011f Janeiro 2011 09:59:45 PM

Carlos Leandro escreveu:O que estiver ao meu alcançe ajudo. Estamos ai para passar o conhecimento e trocar experiências mesmo. Quanto ao cambio vc pode usar o que for melhor para o teu caso. Quanto ao cambio do 2.4 particularmente eu não conheço, mas deve caber. O problema é vc adaptar homocinéticas e suportes, como vi em muitos lugares na net o pessoal colocando cambio de 2.0 ou 2.2 tem que mudar cubo, homocinéticas, encurtar ponta de eixo. Mas tudo é possível. Tendo R$ dá até pra colocar turbina de jato no corsinha.

Abraço

Carlos L.

Só lembrando que o único cambio que saiu nos 2.4 16v era automático de 4 marchas, acho que ninguém vai querer esse assim, como eu. Vale ressaltar que esse motor tem 23,7 kgf.m de torque original, quase o dobro do original 1.6, então acho que num carro leve tem que ir com um câmbio longo, tipo F18 WR (kadett gl, vectra cd). Mas ai é questão de gosto! O Carlos é a prova viva do contrário! :)

SemControle
:: Moderador ::

Mensagempor SemControle » Terça-feira 25th 2011f Janeiro 2011 11:23:37 AM

fora q em uso civil por ex numa estrada se mantem uma velocidade constante com menos giro numa 5º, mas montar uma cadeira eletrica assim, alem de nao andar de boa, nao vai ser usada em estrada :D

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Carlos Leandro

Mensagempor Carlos Leandro » Quinta-feira 27th 2011f Janeiro 2011 07:29:19 AM

SemControle escreveu:fora q em uso civil por ex numa estrada se mantem uma velocidade constante com menos giro numa 5º, mas montar uma cadeira eletrica assim, alem de nao andar de boa, nao vai ser usada em estrada :D

Eu não vejo necessidade de trocar o cambio, a grande vantagem que vejo é quando quero andar devagar é só andar sempre de 5a. consigo ter uma retomada de 40km/h á 200km/h estando com uma marcha só, rsrsrs. Fora isto o carro fica muito mais esperto pela relação curta. É lógico que existem problemas relacionados nem tudo é mil maravilhas, por exemplo, é o consumo do meu carro ele faz 4km/l com o turbo. Só que no meu ver isto não é problema, já que se eu estivesse preocupado com o consumo eu ficaria com ele original 1.0. Os hp´s cobram o seu preço e este é o valor mínimo comparado com o retorno de alegria.

Abraço.

Carlos L.

SemControle
:: Moderador ::

Mensagempor SemControle » Quinta-feira 27th 2011f Janeiro 2011 08:19:18 AM

com cambio original na ximbika e o acerto, eu nao consigo nem manter 60km/h em 5º q comeca a dar soco hehehe 60 tem q ser no maximo 4º
ainda troco o golf na ximbika :D

mas realmente vai muito de gosto o cambio....no meu gosto teria trocado....mas se ta divertido assim :D

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
ewerton espindola
:: Millennium ::

Mensagempor ewerton espindola » Segunda-feira 31st 2011f Janeiro 2011 11:20:30 AM

E ai tudo beleza?
Gostaria de saber qual cambio e recomendado para usar nesta receita 2.0?
1.0 , 1.6 , 1.8 ou 2.0?
To pensando em montar um motor deste tipo.
Valeu.
:lol: :lol:

Voltar para “Projeto e Preparação”