[PROJETO] - Picape Corsa - 2.4 16V - Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas o pouco q sei o diametro maior do pistao favorece o torque em baixa, junto com mais taxa, deixa um motor esperto em baixa, mas a taxa vai indo contra muita pressao q vai vir em alta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:fui surpreendido com a taxa, o golf veio com 10,3:1 na gasolina, com a retifica do cabecote e a junta de aco nao sei qnt ficou.....

nao é gasto no golf nao...como mais q muita gente grande e gordinha, sao 50kg distribuido em 1,65+ou- :D


vc viu o Rodolfo passou uma dica boa ali sobre os pistoes....

eu ia te falar sobre a suspensao, dependendo o q precisar de amortecedor, posso ver onde mandei fazer os dianteiros do golf, fiz com 30% a mais de carga e haste encurtada em 1elo, foi em recondicionadora de amortecedor, nao foi nenhum lugar de nome pra suspensao, levei os meus e fizeram isso no meu mesmo, saiu 350 cruzeiros no meio de 2010, nao sei se consegue alguem pra fazer o servico ai, ou se compensaria o frete

esse peso ta complicado hein, nao ter muito o q aliviar ainda, e pensar q vai ter q por peso, pq o motor ja vai ser mais pesado, os reforcos vao pesar, so vai ter mais peso....
Quanto a suspensão nem imaginei nada ainda, mas valeu pelo apoio! Antes de entrar direto na DT-A vou testar várias vezes nos famosos "rachões de rua" que são bem baratos no autódromo e tem toda as vantagens de se medir tempo, pista lisa, etc, vai ser ai que vou ter que descobrir com dar tração, mas no DT-A já se tem a vantagem de se poder usar os slicks e com certeza vou ter os meus.

O alívio de peso vai ter que ser bem estudado, pois a picape já não tem muito o que tirar.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Só uma observação, moro em Brasília, mas como moro em um ap, estou desmontando a picape na casa de meus pais em Goias, onde tenho uma pequena oficina e um mundo de peças em estoque. Sendo assim, eu vou para lá duas vezes ao mês, então podem perceber que as coisas vão demorar um pouco para ficar prontas, mas isso é bom para estar sempre pensando e estudando detalhes.

No feriado do dia 12 de outubro dei início ao desmonte do motor.

Só lembrando que esse motor que estou desmontando é o detalhado neste link:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=57003

Quem tiver algum interesse em adquirir alguma coisa, tenho além deste motor inteiro todo o cabeçote e peças originais que foram trocadosl. Quem se interessar por algo, mande MP por favor!

Algumas fotos da desmontagem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Neste momento ela está assim, só me esperando.

Imagem

As vezes tenho a impressão que nunca mais consigo montar tudo de volta! :(


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fiquei em choque, é no laço mesmo as cintas q seguravam o motor nos caibros?
relaxa q monta, com calma monta....
se sou eu fazendo isso, chego no outro dia colocaram fogo em tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:fiquei em choque, é no laço mesmo as cintas q seguravam o motor nos caibros?
relaxa q monta, com calma monta....
se sou eu fazendo isso, chego no outro dia colocaram fogo em tudo
:lol:

Não está só nos cintos não! Embaixo tem uma base de madeira apoiando tb! A cinta era mais por segurança e para poder descoplar do câmbio que tem que dar umas movimentadas no motor.

Aproveitando o momento, dúvidas para quem já mexeu por ali:

1) Como tiro os semi-eixos? Só olhando, seria tirar a porca da roda que prende a ponta do semi-eixos. Não consegui tirar pq não tinha a chave do tamanho que precisava no dia! E depois que tirar essa porca, acredito que tenha que tirar a balança inferior para as rodas virem para fora e então soltar o semi-eixo da roda. É isso mesmo?

2) Os semi-eixos são encaixados livrementes no diferencial? Soltando os semi-eixos, seria só puxá-los que desacoplariam?

Na guerra a gente desmonta tudo, mas umas dicas agilizam as coisas!! :)


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ufa...

na ponta é basicamente isso, da um pouco de trabalho tirar a porca as vezes, e as vezes umas pancadinhas com jeito, nem sempre precisa..
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ferceven
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Quarta-feira 03 2010f Março 2010 11:13:42 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ferceven »

Arruma um pito 30! depois de solta a cupilha e tirar a porca, para sair do cambio é só dá ums trancos neles q sai...é puxando mesmo...! cara parabéms pela iniciativa do projeto... acabei de turbinar o meu 1.6 16v hoje! amanha to levando pra fazer scap e vou te falar... não foi facil...
se no meu o espaço era pouco...no seu vai ser menos ainda! vai ter q mandar fazer coletor e tudo mais... as vzs dou uma sumida aqui do forum mais qualquer duvida me adiciona no msn ai que oq precisar e se eu poder ajudar to aqui! fer_lokosbr@hotmail.com abraços


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

heheeh vai acabar ganhando um espaco sem DH e AR hein :D viu so, vai sobrar espaco hehehe
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Ferceven escreveu:Arruma um pito 30! depois de solta a cupilha e tirar a porca, para sair do cambio é só dá ums trancos neles q sai...é puxando mesmo...! cara parabéms pela iniciativa do projeto... acabei de turbinar o meu 1.6 16v hoje! amanha to levando pra fazer scap e vou te falar... não foi facil...
se no meu o espaço era pouco...no seu vai ser menos ainda! vai ter q mandar fazer coletor e tudo mais... as vzs dou uma sumida aqui do forum mais qualquer duvida me adiciona no msn ai que oq precisar e se eu poder ajudar to aqui! fer_lokosbr@hotmail.com abraços
Valeu pela dica. Então minha idéia de retirar os semi-eixos estava no caminho certo!

Espaço ali vai ser meio complicado, mas a gente dá um jeito ali! rs

Depois vou te adicionar no msn, aqui não tenho acesso!

Abs.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:heheeh vai acabar ganhando um espaco sem DH e AR hein :D viu so, vai sobrar espaco hehehe
Já não tinha nenhum e nem outro, portanto pesa menos a consciência! :)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”