[DÚVIDA] - Corsa 1.0 para 1.4

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 27 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Corsa 1.0 para 1.4

Mensagem por Marcosmilleniun »

Tenho lido os comentários sobre a transformação de corsa 1.0 para 1.4.
Técnicamente isto é inviável, pois, enfraquece as paredes dos pistões chegando as camisas d´agua. O mellhor mesmo seria alterar o curso do pistão, mas um girabrequim com curso maior faria o pistão bater nas valvulas.
O que se aproximaria do pistão do corsa 1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 de curso seria o pistão do palio fire 1.3 que tem 72mm de diâmetro e um curso de 84 mm. A minha pergunta é se alguém já analisou se haveria a possibilidade de cambiar estas peças para o corsa, mesmo porque um pistão de 72 mm não abriria tanto a camara de combustão, estaria então salvo o cabeçote.
Não consegui saber ainda a altura deste pistão porque se usarmos o girabrequim do corsa 1.6 que tem um curso de 81.5 mm, ou seja, 3.5 a menos que o curso do gira que vai no palio, será que serviria?!
Bom pessoal me ajudem se for possível nesta pequisa
Grato
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas curso de 84 é com vira do palio, o bloco permite isso, teria q usar vira de corsa, ai depende da altura do pino do pistao do palio, mas o ganho é quase nulo so na troca do pistao

tem outros posts q tem as especificacoes como diametro e curso dos motores F1
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Aumentando o curso dos pistões e mantendo as mesmas bielas, a relação r/l iria aumentar bastante, podendo ultrapassar os 0,300!

Como é o caso do Corsa 1.8 com pistões de diâmetro de 80,5 mm, curso de 88,2 mm e bielas de 129,75 mm!

Com isso a relação r/l é uma das piores! 0,339.

Mexeu no Curso dos pistões, mexa nas bielas tbm!

:wink:
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sinceramente é algo q nao vale a pena pelo custo X ganho de desempenho
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 27 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcosmilleniun »

SemControle escreveu:sinceramente é algo q nao vale a pena pelo custo X ganho de desempenho
Grato pela opinião.
A questão, no que eu penso, seria, neste caso, pelo menos sair do 1.0; ter o carro com mais força, manter também o mesmo bloco e ainda mante-lo econômico.

Seria uma opção de motorização.
Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 27 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcosmilleniun »

dudufuddellys escreveu:Aumentando o curso dos pistões e mantendo as mesmas bielas, a relação r/l iria aumentar bastante, podendo ultrapassar os 0,300!

Como é o caso do Corsa 1.8 com pistões de diâmetro de 80,5 mm, curso de 88,2 mm e bielas de 129,75 mm!

Com isso a relação r/l é uma das piores! 0,339.

Mexeu no Curso dos pistões, mexa nas bielas tbm!

:wink:
Lagal! Concordo, claro que dependendo da altura do pistão do Palio. Mas tem um porém, que biela poderia ser usada, porque que eu saiba as bielas do corsa são as mesmas, no mesmo comprimento do 1.0 ao 1.8 com 129,75 mm , o que muda é o girabrequim?!
Valeu
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

acredito q tem casos q o pino do pistao sofre mudancas de altura em relacao a cabeca do pistao tmb hein...nao é certeza
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2282
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Gabriel SW »

SemControle escreveu:acredito q tem casos q o pino do pistao sofre mudancas de altura em relacao a cabeca do pistao tmb hein...nao é certeza
No caso dos GM F1, cada pistão trabalha em conjunto com o virabrequim, sendo que a biela é igual desde o 1.0 8v até o extinto 1.8 16v.

Só com a troca do pistão, corre-se o risco de destaxar um monte, ou atropelar as valvulas e afins.
Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Gabriel SW escreveu:
SemControle escreveu:acredito q tem casos q o pino do pistao sofre mudancas de altura em relacao a cabeca do pistao tmb hein...nao é certeza
No caso dos GM F1, cada pistão trabalha em conjunto com o virabrequim, sendo que a biela é igual desde o 1.0 8v até o extinto 1.8 16v.

Só com a troca do pistão, corre-se o risco de destaxar um monte, ou atropelar as valvulas e afins.
é isso mesmo, como faz tempo nao sei se me referia a altura de pino dos FIATs.....

o pessoal ta com essa ideia herdada dos motores AP q de 1.8 se fabrica 1.9, 1.6 vira 1.7 e assim vai...
F1 nao tem material pra isso

sou prova viva q alguns F1 abre de 1.0 pra 1.4...reza a lenda q os 1.4 abrem até o pistao do 1.8
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

me ocorreu algo.....
pelo menos em PT existem os corsas 1.2 TDI, nao tenho qq dado sobre as medidas desse motor.....
vale o pessoal q quer uma saida, procurar algo sobre, mas tmb nao sei como é o cabecote desses motores.....nao sei se sao por vela ou por compressao...tem q procurar muito....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”