[DÚVIDA] - Corsa 1.0 para 1.4

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
brunnomaia
:: Champ ::
Mensagens: 562
Registrado em: Quarta-feira 27 2007f Junho 2007 10:57:51 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por brunnomaia »

Respondi em outro tópico a um tempo atras sobre um colega aqui de Curitiba que abriu o bloco para 1.4 ele está em fase final de acerto do corsa além da abertura do bloco fez uma preparaçãozinha aspro bem da hora:

um breve resumo do que ele fez:

abriu o bloco para 1.4
Pistoes econoflex
cabeçote econonoflex com polimento de dutos , acerto de angulos e rebaixado em 0.8mm, com isso ele conseguiu 14:1 de taxa.
Além disso TBi do corsa 1.6
Coletor de Escape 4x2x1 da montana 1.8 2005
Escape até o fim em 2 polegadas com 2 abafadores.
Bicos de astra flex
Remap da central
Velas Denso Iridium grau 9
caixa original do 1.0 com volante tbm original.
polia original.

Com tudo isso ele conseguiu 120cv e 16,3 torque medidos em dinamometro da Prado.

Quem quiser acompanhar a preparação está ai o link la no Xpeed club:
http://www.xpeedclub.com.br/viewtopic.php?f=24&t=76128

ja adianto o Corsa dele ta muito foguete.
pambrosino
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 04 2012f Junho 2012 02:59:28 PM
Localização: São Sebastião do Passé - BA
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER MILENIUM 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por pambrosino »

Sim é possível, pistão do Palio 1.3 Flex 0.40 Medidas iguais ao Corsa 1.6.: Diametro=71,765, altura de compressão=28.00mm. Pino=18,00x48,00mm, é só tirar 1,00mm. do cilindro e colocar Virabrequim Corsa 1.6, Cilindrada vai para 1.3, pra quem quer ganhar Torque em baixa rotação. Obs.: Os aneis tem que ser do Palio, as bielas do Corsa mesmo todas são iguais, 1.0 a 1.6 e pinos de bielas também,. Espero ter ajudado...
gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

sobre mudar a cilindrada do gm f1 nao sei se comprensa, tem que pensar que vc muda a configuracao original do motor e isso muda esforcos internos e todo o projeto pleo qual o motor foi desenvolvido.
sou leigo, nao sou engenheiro ou mecanico, o que estou dizendo abaixo tem como base as medidas do motor f1 de forma teórica, baseado nas dimensoes do motor gm f1 vhc/ vhce e o spe/4. nunca testei na pratica, entao, se alguem for tentar, é por sua conta e risco.

primeiro

existe um pistao ap que tem a altura de compressao semelhante a do pistao 1.0(37.9mm - 38mm) porem o diametro é 81mm
com isso a cilindrada final usando o vira e biela do 1.0 ficaria em torno de 1,296. porem o pino é 20mm e o gm original é 18mm. precisaria usinar as bielas para caber o pino do ap. ja tem um monte de video na internet falando e provando que abrir de 1.0 pra 1.8 nao dá.
entao alem dos pistoes teria o gasto de um bloco 1.8 e retifica para abrir p de 80.5mm para 81mm e mais um cabeçote e anexos, recalibracao, etc
nao sei como o motor se comportaria.

segundo

pensando no f1 mais moderno(spe/4) diametro 71.1, curso 62.9 e bielas 137.3mm, os pistoes tiveram altura de compressao reduzida para 30.4mm. a r/l caiu de 0242 para 0,229
ha opcao de pistoes ap com altura de compressao de 30.5mm. porem novamente o pino tem diametro diferente. e nesse caso a biela é com pino flutuante e nao por interferencia, entao nao sei se da pra usinar e colocar uma bucha na biela e mais uma vez nao sei como ficaria o comprotamento do motor, precisaria de outro bloco, cabeçote, anexos, acerto ,etc

terceiro

eu até tinha estudado uma receita 1.2, usando peças só do gm f1. usando vira do 1.4, pistoes do 1.0 a gasolina com concavo para manter a taxa de compressao num nivel aceitavel(acho que ficaria em torno de 11),

porem!
necessitaria de bielas sob medida, um pouco mais curtas para compensar a diferenca de curso. nao sei se compensa.

se usar o pistao cabeca reta do vhc, pela alteracao do curso a taxa sobe muito, teria que aumentar o volume da camara no cabeçote ou usar o pistao concavo do corsa mpfi a gasolina

usando pistao a gasolina

o resultado ficaria algo em torno de 1,165,68 com pistao 71.1 (taxa 10.96) e com pistao 1,00mm de 72.1 ficaria 1,198,72 (taxa 11.28)
a biela seria reduzida de 129,75 para 124.5, dando uma r/l de 0,2947

com pistao vhc 71,1mm a taxa vai para 14.7!!!

além disso, mais uma vez, nao sei como o motor se comportaria

ai eu pergunto a voces: compensa o custo-beneficio???
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gui1985 escreveu: Quinta-feira 18 2021f Novembro 2021 08:06:57 PM ai eu pergunto a voces: compensa o custo-beneficio???
não.........

a coisa vai bem além de simplesmente juntar teoria e medidas.....
qnd inventaram os tais kit de aumento de cc de moto, começou aparecer aos monte os emocionados c essa ideia....eu passei a colocar valor proibitivo no serviço pra não pegar, pq não é simples como pensam, só trocar o cilindro, pistão e ta feito...e aqui embaixo tem parte da novela....

vc muda biela pra menor, o pistão vai vir pra baixo fora da camisa, o q não é recomendado pra não dizer logo q, não pode, pistão não chega perto da face do bloco
por biela maior, pistão passa a face do bloco, vai ter q montar c flange no motor, é bom? tem seus limites, não se esqueça q tem correia dentada, tem tensor, q tem limite tmb
essa usinagem de olhal de biela tem q ser muito bem pensado, não tem material pra tirar ate chegar onde quer, assim como abrir o pistão tmb não é simples assim

vamos pular a parte trabalhosa de acertar taxa, de usinagens e afins e dizer q funcionou por um pistão, uma biela, um vira escolhidos, tenha ficado c uma taxa interessante, virou o motor e não atropelou válvula, não chocou c o cabeçote, ficou show......
agora vamos ver, o q vai fazer c o cabeçote ja q ele é o maior gargalo de qq motor aspirado, q válvulas pensa por? q ângulos vai fazer nas válvulas, um comando c mais permanência seria melhor? trabalhar o cruzamento das válvulas? girador? mas e os benditos tuchos q tanto sofrem original? blz, vc conseguiu de alguma forma deixar essa parte boa tmb.....

c tanta mudança, vc precisa por combustível pra dentro, mas qual bico vai servir nesse motor novo totalmente fora dos parâmetros normais, como vai ficar o avanço desse motor inédito? é fácil, mas não barato, uma injeção programável....já adianto, pra moto (q é a mais simples das centrais) consigo na casa dos 1800 apenas a central, sem chicote.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”