corsa 1.0 para 1.3

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum

Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

corsa 1.0 para 1.3

Mensagempor Marcosmilleniun » Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:41:53 PM

[b] :D [/b]


Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: corsa 1.0 para 1.3

Mensagempor Marcosmilleniun » Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:56:08 PM

[quote="Marcosmilleniun"][b] :D [/b][/quote]

Tenho lido os comentários sobre a transformação de corsa 1.0 para 1.4.
Técnicamente isto é inviável, pois, enfraquece as paredes dos pistões chegando as camisas d´agua. O mellhor mesmo seria alterar o curso do pistão, mas um girabrequim com curso maior faria o pistão bater nas valvulas.
O que se aproximaria do pistão do corsa 1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 de curso seria o pistão do palio fire 1.3 que tem 72mm de diâmetro e um curso de 84 mm. A minha pergunta é se alguém já analisou se haveria a possibilidade de cambiar estas peças para o corsa, mesmo porque um pistão de 72 mm não abriria tanto a camara de combustão, estaria então salvo o cabeçote.
Não consegui saber ainda a altura deste pistão porque com o girabrequim do corsa 1.6 ele teria um curso de 81.5 mm, ou seja, 3.5 a menos que o curso do gira que vai no palio.
Bom pessoal me ajudem se for possivel nesta pequisa
Grato


Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: corsa 1.0 para 1.3

Mensagempor Marcosmilleniun » Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:59:43 PM

[quote="Marcosmilleniun"][quote="Marcosmilleniun"][b] :D [/b][/quote]

Tenho lido os comentários sobre a transformação de corsa 1.0 para 1.4.
Técnicamente isto é inviável, pois, enfraquece as paredes dos pistões chegando as camisas d´agua. O mellhor mesmo seria alterar o curso do pistão, mas um girabrequim com curso maior faria o pistão bater nas valvulas.
O que se aproximaria do pistão do corsa 1.0 de diâmetro 71.1 e 62.9 de curso seria o pistão do palio fire 1.3 que tem 72mm de diâmetro e um curso de 84 mm. A minha pergunta é se alguém já analisou se haveria a possibilidade de cambiar estas peças para o corsa, mesmo porque um pistão de 72 mm não abriria tanto a camara de combustão, estaria então salvo o cabeçote.
Não consegui saber ainda a altura deste pistão porque se usarmos o girabrequim do corsa 1.6 que tem um curso de 81.5 mm, ou seja, 3.5 a menos que o curso do gira que vai no palio, será que serviria?!
Bom pessoal me ajudem se for possível nesta pequisa
Grato[/quote]


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25279
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Quarta-feira 28th 2010f Julho 2010 01:14:02 PM

mas curso de 84 é com vira do palio, o bloco permite isso, teria q usar vira de corsa, ai depende da altura do pino do pistao do palio, mas o ganho é quase nulo so na troca do pistao

tem outros posts q tem as especificacoes como diametro e curso dos motores F1


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17th 2007f Janeiro 2007 09:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagempor dudufuddellys » Quinta-feira 29th 2010f Julho 2010 03:48:44 PM

Aumentando o curso dos pistões e mantendo as mesmas bielas, a relação r/l iria aumentar bastante, podendo ultrapassar os 0,300!

Como é o caso do Corsa 1.8 com pistões de diâmetro de 80,5 mm, curso de 88,2 mm e bielas de 129,75 mm!

Com isso a relação r/l é uma das piores! 0,339.

Mexeu no Curso dos pistões, mexa nas bielas tbm!

:wink:


Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25279
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Quinta-feira 29th 2010f Julho 2010 04:11:03 PM

sinceramente é algo q nao vale a pena pelo custo X ganho de desempenho


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Marcosmilleniun » Sexta-feira 30th 2010f Julho 2010 08:57:15 PM

SemControle escreveu:sinceramente é algo q nao vale a pena pelo custo X ganho de desempenho

Grato pela opinião.
A questão, no que eu penso, seria, neste caso, pelo menos sair do 1.0; ter o carro com mais força, manter também o mesmo bloco e ainda mante-lo econômico.

Seria uma opção de motorização.


Marcosmilleniun
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Terça-feira 27th 2010f Julho 2010 09:30:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor Marcosmilleniun » Sexta-feira 30th 2010f Julho 2010 09:03:07 PM

dudufuddellys escreveu:Aumentando o curso dos pistões e mantendo as mesmas bielas, a relação r/l iria aumentar bastante, podendo ultrapassar os 0,300!

Como é o caso do Corsa 1.8 com pistões de diâmetro de 80,5 mm, curso de 88,2 mm e bielas de 129,75 mm!

Com isso a relação r/l é uma das piores! 0,339.

Mexeu no Curso dos pistões, mexa nas bielas tbm!

:wink:


Lagal! Concordo, claro que dependendo da altura do pistão do Palio. Mas tem um porém, que biela poderia ser usada, porque que eu saiba as bielas do corsa são as mesmas, no mesmo comprimento do 1.0 ao 1.8 com 129,75 mm , o que muda é o girabrequim?!
Valeu


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25279
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Sexta-feira 30th 2010f Julho 2010 09:56:00 PM

acredito q tem casos q o pino do pistao sofre mudancas de altura em relacao a cabeca do pistao tmb hein...nao é certeza


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Gabriel SW
:: GSI ::
Mensagens: 2283
Registrado em: Domingo 06th 2006f Agosto 2006 03:05:35 AM
Localização: Farroupilha - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagempor Gabriel SW » Terça-feira 10th 2010f Agosto 2010 10:44:37 AM

SemControle escreveu:acredito q tem casos q o pino do pistao sofre mudancas de altura em relacao a cabeca do pistao tmb hein...nao é certeza


No caso dos GM F1, cada pistão trabalha em conjunto com o virabrequim, sendo que a biela é igual desde o 1.0 8v até o extinto 1.8 16v.

Só com a troca do pistão, corre-se o risco de destaxar um monte, ou atropelar as valvulas e afins.


Gabriel Pires
Corsa Wagon GLS 1.6 16v 1998 Prata
70000 km originais!!! simplesmente PERFEITA!!!

Km atualizada!

Moderador Equipe RS
gabrielsw@corsaclube.com.br
MSN: gabriel_sw_cc@hotmail.com


Voltar para “Projeto e Preparação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante