[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[PROJETO] - Corsa GSi Turbo/Nitro - CCCA + FOTOS

Mensagem por ccca »

Vou contar toda a história para que entendam onde quero chegar.

Sempre fui apaixonado por Corsa. Tive um Wind 1996, bordô, tirado 0Km. Anos depois tive um Sedan GL 1997. Em 2006, tirei um Sedam Maxx 1.8 completo 0km. Só que estes nunca foram o Corsa dos meus sonhos. Foi uma questão de situação.

Por obra do destino, comecei a entrar no fantástico mundo da preparação de carros em 2008, através de um amigo - o raFASTra e seu astra belga #888 (http://www.rafastra888.blogspot.com) - e a Associação Desafio (http://www.categoriadesafio.com.br), quando comprei em sociedade com meu primo um 147.

Imagem

Era um projeto modesto e não tínhamos muita grana. Assim, decidimos fazer tudo em casa, ao menos tudo que conseguíssemos fazer. Tudo é muito simples, com turbina T2 e muitas peças usadas. Ao longo deste tempo, conseguimos fazer nada menos que o motor Fiasa mais potente do mundo e com miolo original, chegando comprovadamente aos 300cv nas rodas. Olhem em http://www.fiat147turbo.blogspot.com. Já virou 7,8s nos 201m e 12,1s nos 402m, passando a 180Km/h com caixa 4 marchas original ainda.

Não satisfeito, comprei outro 147 para preparar. Pouco tempo depois um amigo acabou abortando seu projeto e comprei toda a mecânica dele. Pistões IASA forjados, bielas Saenz forjadas, turbina .70, bomba OBX mecânica (alimenta até 2.000cv), volante de aço com embreagem de cerâmica de 4 pastilhas etc. Resolvi fazer um PRO-MOD verdadeiro, talvez um dos primeiros genuinamente brasileiros. Ainda está no início o projeto.

Imagem

Imagem

Em outubro de 2009, surgiu a oportunidade de adquirir o Eclipse GS Turbo, ano 1994, mais inteiro do Brasil. Ele teve em 2008 uma pequena quebra no Velopark e o antigo dono, um amigo, comprou Bielas e virabrequim Eagle forjados, pistões IASA, volante Fidanza, embreagem Exedy Stage-3, escapamento todo em 3", todos os parafusos do motor zincados, carro liso de lata e interior impecável, além de 4 pneus 0km. Carro muito show. Hoje em dia ando sem filtro e com apenas uma surdina esportiva que acaba no meio do carro. O barulho parece de moto grande quando acelera forte.

Imagem

E, desde que entrei nesse meio, sempre tive interesse de comprar um Corsa GSi branco de outro amigo. Quem conhece, garante que é o GSi mais inteiro e caprichado do mundo. Pois não é que o Pomada (antigo dono) veio me oferecer o carro, ainda desmontado, e fechamos negócio.

Esse carro tem muita história. É um dos fundadores da Associação Desafio, corria em 2006 no Sambódromo de Porto Alegre e em Santa Cruz do Sul, usando nitro e várias traquinagens. Em sua última corrida, quebrou 3 pistões, pois o Pomada esqueceu de trocar o chip que tinha bastante ponto e nitrou.

Aí começou uma grande novela. O carro desde então era apenas um projeto, fazendo muito devagar cada up. O resultado é incrível. Nunca vi um projeto para carro de rua com tamanho capricho.

Vamos às fotos:

Na época em que era apenas nitro

Imagem

Painel personalizado

Imagem

Imagem

Atualmente, utiliza os aros originais, mas veio também com um jogo 16" da TSW EVO-R, pintado de bronze

Imagem

Toda a suspensão é pintada, zincada, anodizada ou em inox. Na real, os amortecedores são em inox, com regulagem de altura do conjunto e das molas (de forma separada) e regulagem de pressão dos amortecedores.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Esse carro já usou as rodas do Vectra GSi pintadas de branco. Estou à procura de um jogo. Reparem que no spoiler há duas entradas de ar - servem para refrigerar os discos de freio, com tubulação exclusiva - depois posto mais fotos dos detalhes.

Imagem

Imagem

Já que o motor teria que receber novos pistões, foi decidido melhorar a R/L, colocando pistões forjados IASA 81mm, ou seja, o motor ficou 81x81. Tudo foi pintado com Molykote por dentro e pintura muito bem feita por fora.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Bielas Susin Francescutti, com ARP

Imagem

Imagem

Imagem

Pistões IASA pintados com Molykote e destaxados

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Volante de alumínio aeronáutico com pista de aço. Depois disso foi anodizado de azul.

Imagem

Imagem

Polias reguláveis e anodizadas

Imagem

Imagem

Imagem

Algumas peças reunidas após o embelezamento

Imagem

Vareta do óleo feita em alumínio (depois foi anodizada), substituindo a de plástico

Imagem

No próximo final de semana vou tirar mais fotos, pois tem muito mais coisa feita no carro.

Estou realizado com esta aquisição, depois de 12 anos de espera.
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Xiiiii. Será que algum moderador pode arrumar as imagens? Deu algum bug. Valeu!
# 07 Fabinho-RJ
:: GL ::
Mensagens: 1600
Registrado em: Segunda-feira 20 2007f Agosto 2007 08:14:07 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por # 07 Fabinho-RJ »

Ótimo Tópico
Ótimas Fotos
Ótimo Carro !

TOP !
Imagem

Agora ando devagar pois já tive pressa ...
diego.teles
:: Rodeio ::
Mensagens: 720
Registrado em: Sexta-feira 31 2008f Outubro 2008 09:44:18 PM
Localização: Camaçari - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.teles »

Muito show cara...

Acho muito massa esse negocio de preparação mais pra mim falta $$$ pra começar...

Parabens

Abraço!
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

diego.teles escreveu:Muito show cara...

Acho muito massa esse negocio de preparação mais pra mim falta $$$ pra começar...

Parabens

Abraço!
E depois que começa é um vício. Sempre quer fazer algo melhor.

Eu comecei pensando em fazer um carro de R$ 3.000 com kit turbo usado e carburador. Aí gostei do brinquedo e já estou no 4º carro preparado e com um estoque de peças. Tive que pegar uma peça de casa só pra guardar caixas, peças e tralhas.

Agora uma coisa é certa: não tem coisa melhor do que fazer com as próprias mãos. Aprender fazendo é melhor que ler tudo que há na internet sobre o assunto. E o cara sabe exatamente o que foi feito e valoriza quando alguém diz que fez o mesmo.
D-FUNTO
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 11:01:48 AM
Localização: Patos de Minas - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por D-FUNTO »

muito show este gsi
Avatar do usuário
heldersk8
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 10:28:37 AM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por heldersk8 »

Pow cara, fico show de bola o GSI, sou dono de um tambem, e pretendo futuramente dar uma mexida nele, pelo menos uma turbinada....tem videos do carro arrancando? Se tive posta ae pra galera ve o bixo andando.

Parabens pelo carro...

abraço t+...
guguga2009
:: Super ::
Mensagens: 98
Registrado em: Terça-feira 17 2009f Fevereiro 2009 02:47:06 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por guguga2009 »

q q isso!
show de bola....
esculaxou geral...
heheheh
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Como eu disse antes, este carro está parado desde 2006. Comprei de um amigo e ainda nem peguei.

Tem vídeos de quando ele ainda era nitro, inclusive quando quebrou os 3 pistões. Vou garimpar isso.

Acho que hoje pego as peças que estão fora do carro e amanhã o próprio Kinder.
ccca
:: Millennium ::
Mensagens: 112
Registrado em: Terça-feira 23 2010f Março 2010 01:43:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ccca »

Peguei hoje o carro. Nunca imaginei que um Corsa pudesse gerar tanta caixa de peças. Foram dois porta-malas cheios de um Vectra e meia caçamba de uma D20. A maioria das peças ainda está na embalagem da GM ou de seu fabricante.

Pensei que o pessoal do fórum curtisse mais preparação, mas vi que não é bem assim. A maioria comenta bastante em tópicos de carros originais ou com pequenas modificações. Nos outros fóruns que participo o pessoal sempre se interessa por algo diferente e busca informações de como certos problemas foram resolvidos. Iria postar toda a evolução do carro, com detelhamento de cada passo, porém notei que poucos acessaram o tópico e menos ainda postou algo, mesmo havendo pouquíssimo sobre este carro e motor no fórum.

Agradeço aos que gostaram do carro e da história.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”