[DÚVIDA] - Turbo em Corsa EFI. Fica legal?

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leoaraujo
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[DÚVIDA] - Turbo em Corsa EFI. Fica legal?

Mensagem por leoaraujo » Sábado 23 2009f Maio 2009 07:30:24 PM

Saudações Corseiros do CorsaClube eu adquiri um corsa 94 EFI a um ano atrás e estou interessado em turbiná-lo. Gostaria de saber se alguém já passou pela experiência de turbinar um EFI, se teve de trocar os bicos ?, como ficou a injeção eletrónica no final ?

Abraços





roliveira
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Mensagem por roliveira » Domingo 24 2009f Maio 2009 10:20:08 PM

Olá,
Turbinar é a melhor opção para se ganhar potencia no 1.0 EFI. Antes de turbinar o meu, fiz a parte de baixo do motor (troca de pistão e retifica de virabrequim e bielas), pois ele esta batendo saia.... na primeira instalação, rodava com a seguinte prepação.
- Turbina T2 0,6kg, bico do monza a alcool (cabeça branca 93ml de vazão - corsa efi é monoponto), bomba a alcool do corsa, máxima de 2,8 bar, roda 13 (a roda conta muito, pois quanto maior, mais pesado o carro e ele perde um pouco de desempenho em alta velocidade),escape feito com turbão no final e demais peças do kit. O carro ficou bom, mas como a bomba ja estava muito rodada, ela demorava um pouco para ganhar pressão, o carro tinha um desempenho semelhante a de um carro 1.8 /2.0 leve original (gol 2.0Mi, corsa 1.8 novo...) . Troquei a bomba para a do astra flex e aumentei a pressão para 0.8Kg, o desempenho melhorou um pouco ficou com desempenho semelhante a de carros com motor mais apimentado, como gol 2.0 gti quadrado, corsa 1.6Gsi... depois troquei a roda para 15", o desempenho em alta velocidade (mais que 100km/h) caiu um pouco, mas a estabilidade ganhada compensou.... com somente esse bico, a pressão pode ir até a 0,8kg, mais que isso da falta, o ideal é colocar uma HIS e um bico suplementar, ai da para rodar com mais pressão.
Quanto ao consumo, segue abaixo:
- Cidade: 5,5 andando forte / 7,5 andando devagar
- Rodovia: 7,5 andando forte / 13 andando devagar (a 80km/h, quase impossivel, hehe)
A unica reclamação que tenho, é que no frio ele fica afogando antes de esquentar e de vez em quando da uma falhadinha qdo estou com meio acelerador (creio que uma HIS corrigiria esse problema).
Não fiz nenhuma adaptação na ínjeção, a mesme é original... o dosador HPI se encarrega de aumentar a pressão qdo necessário, a injeção esta perfeita, não acende a luz....
Gastei R$2000 (em pecas usadas e novas + mão de obra) e R$450 (documentação - legalização turbo, rebaixado e passado a alcool).
Flw.





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Mensagem por roliveira » Domingo 24 2009f Maio 2009 10:25:25 PM

Outra coisa que esqueci de comentar...
Ja rodei 20.000km com o turbo, até hoje só tive uma vela queimada devido ao turbo (só susto, gastei R$40,00 em um jogo novo de velas)... mesmo exigindo bastante do carro, o motor esta perfeito, até hoje só gastei com manutenções normais e um pouco mais com a troca de óleo (a troca deve ser abreviada para 3.000km).
Flw.





leoaraujo
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Mensagem por leoaraujo » Segunda-feira 08 2009f Junho 2009 01:37:09 AM

Ops... voltei, não pude responder antes por que estava sem tempo.
Desde já agradeço pelos esclarecimentos.
Eu andei olhando melhor o fórum do CorsaClube e dá pra retirar muita informação.
O meu maior receito era colocar o kit e não obter o rendimento esperado por ser monoponto e ter restrições e tudo mais.
Se o seu corsa está andando como um 1.8 ou 2.0 (e você ainda vai aplicar algumas melhorias) então realmente dá pra aumentar bastante a potência do EFI, disto eu estou convencido
Aproveitando o seu post, eu gostaria de saber se você chegou a alterar o câmbio pra que ele ficasse mais longo, ou se é interessante dirigir um corsa turbo usando o câmbio original ? E se você usa intercooler, com quantos quilos de pressão se justifica o uso do mesmo sem perder muita pressão?
Abraços.





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Mensagem por roliveira » Terça-feira 09 2009f Junho 2009 10:29:46 PM

Não alterei o cambio, rodo com o original... só acho a primeira dele um pouco curto, pq se vc tiver andando normal e cravar o pé, não da tempo da turbina encher, ao invés de dar 0.8kg da somente 0,6kg em primeira marcha . Só da 0,8kg em primeira, se sair de pé cravado (haja pneus...hehe) ... a quinta dele vai até 190 ~ 195km/h, se vc não gosta de correr, não precisa mexer. O restante das marchas tem um desempenho execelente com turbo... não rodo com intercooler, pois ele só melhora o desempenho, caso vc esteja com velocidade alta, ou seja, na rodovia. Pelo que escuto falar, intercooler só aumentaria o tempo para a turbina encher, a perca de pressão com intercooler seria minima... voltando o assunto sobre desempenho, com a minha onfiguraçao atual,( 0,8kg de pressão) ele esta melhor do que a maioria dos 2.0 e 2.2, até 115km/h, fica mais forte do que vectra 2.2, santana 2.0, e como disse igual a carro com motor apimentado, como gol gti 2.0 quadrado, corsa gsi...
Ao invés de investir em intercooler , colocarei uma HIS com bico suplementar, adaptarei uma tbi do monza e aumentarei a pressão para 0.9kg ou 1kg, ja tenho todas as peças, só falta juntar a grana para instalar, hehe... nesse caso, gastarei um pouco mais que adaptar um intercooler (em torno de R$650,00 peças + mão de obra) e obterei bem mais desempenho, tanto em baixa velocidade como em alta.
Flw





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Mensagem por straderoo » Quinta-feira 15 2009f Outubro 2009 04:11:36 PM

Esse consumo é com alcool ou vc continua usando gasolina?





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Mensagem por roliveira » Domingo 18 2009f Outubro 2009 01:55:08 AM

Ja fiz as modificações que havia citado (instalação de tbi do monza+HIS+bico suplementar). Também tive que trocar a bomba, pois uma recondicionada do astra que estava usando a 7 meses, parou 2 dias depois que fiz a preparação, coloquei uma Bosch 120 no lugar.... o desempenho dele aumentou como esperado, 0-100 em torno de 9s, pq ainda não aprendi muito bem como arranca de primeira marcha, se não com certeza iria ficar abaixo dos 9s.
Quanto a dúvida do colega, segue abaixo o histórico de consumo do meu corsa:

- Original gasolina
Cidade: 10 a 12 km/l
Rodovia: 15 a 18km/h

-Original passado a alcool
Cidade: 7,5 a 9km/l
Rodovia: 10 a 12km/l

- Turbo a 0,6 de pressão com 1 bico do monza:
Cidade: 7 a 8,5km/l
Rodovia: 8,5 a 13km/l

- Turbo com 0,9kg, bico do monza+bico auxiliar+tbi do monza 2.0+coletor do corsa 1.6 aberto:
Cidade: 5 a 7 km/l
Rodovia: 7 a 10km/l

Coloquei a pior e a melhor média que fiz com ele, em todas as ocasiões...





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Mensagem por roliveira » Domingo 18 2009f Outubro 2009 01:57:51 AM

preparações turbo rodei somente no alcool... na verdade passei a alcool antes mesmo de turbinar...





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Mensagem por straderoo » Segunda-feira 19 2009f Outubro 2009 08:21:33 AM

roliveira escreveu:preparações turbo rodei somente no alcool... na verdade passei a alcool antes mesmo de turbinar...
Valeu pelas informações, to com vontade de fazer isso, o meu único impedimento é o seguro, que mesmo legalizando eu acho que não vai cobrir um sinistro por ser turbo não original!

Mais o consumo tá ótimo, parabéns pela preparação, quando der posta um vídeo no youtube e manda o link pra gente ok...

Abraço





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Mensagem por Gus® » Segunda-feira 19 2009f Outubro 2009 04:07:58 PM

roliveira escreveu:Outra coisa que esqueci de comentar...
Ja rodei 20.000km com o turbo, até hoje só tive uma vela queimada devido ao turbo (só susto, gastei R$40,00 em um jogo novo de velas)... mesmo exigindo bastante do carro, o motor esta perfeito, até hoje só gastei com manutenções normais e um pouco mais com a troca de óleo (a troca deve ser abreviada para 3.000km).
Flw.
É isso ai.....

Fazendo uma boa e completa revisão no motor antes de por o Turbo vc evita decepções no futuro...

Eu tambem tenho um EFI 1.0 Turbo....desmontei todo o motor (foi retirado do carro) e troquei tudo que foi possivel por peças originais GM (mesmo as que ainda não tinha necessidade) exceto Pistão, Biela e Virabrequim que não foi necessário... (tem fotos com o passo a passo aqui num topico que criei aqui no "Motor e Preparações" de quando montei meu carro ano passado)...

To com meu carro Turbo a 1 ano e cerca de 30 mil rodados e também nunca tive uma quebra...andei a maior parte do tempo com 0,8 bar e a uns 3 meses estou andando com 1 bar...

Minha configuração é quase igual a sua....

- Bico de 1.8 EFI no lugar do bico original (cabeça azul)
- Bico de Monaza EFI cabeça branca como suplementar regulado por Digipulse
- Velas NGK grau 9 pra Alcool
- Embreagem nova original (que é superdimensionada pro carro, aguenta bem a preparação turbo)
- Turbina T2
- Escape em 2" desde a turbina
- Bomba de combustivel do Astra Flex
- Dosador HPI substituindo o Dosador original do carro que recebeu um "tampão" de metal em seu lugar, feito em torneiro


Como dito....realmente em dias mais frios e chuvosos o acerto do carro muda um pouco....o EFI sofre com esse problema de ligar e afogar....a melhor coisa é esperar uns 5 min. e tornar a ligar se afogar...

De resto é só alegria....o bichinho anda bem pra um monoponto...fiquei satisfeito d+ quando dei a primeira puxada....hehehe

P.S. 1: Acho desnecessário alongar cambio, o carro fica fortinho, mas nem tanto pra empurrar uma relação alongada....como foi dito ele empurra até 195 km/h com o cambio original...nessa velocidade o carro já fica perigoso, afinal é só um Corsa

P.S. 2: Intercooler pra esse tamanho de turbina acho desnecessário.... :wink:

O consumo aumenta...mas o alcool é tranquilo de bancar....vale a pena pela diversão...

Nada como dar pau em New Civic, Pallas, etc... Astra, Golf e Stilo entao, é molezinha....

VLW !!!





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Mensagem por Gus® » Segunda-feira 19 2009f Outubro 2009 04:19:58 PM

Seguem algumas fotos do meu manco... :D

Imagem

Esse 4.1 de 6 cilindros e 167cv. originais, toma benga do Corsinha Turbo com 1 bar, até uns 160-170...depois o Omega começa a passar bem devagar e abre no maximo meio carro até a final do Corsinha....com 0,8 bar eu não conseguia levar ele não !!
Imagem


Imagem


VLW !!!!





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Mensagem por straderoo » Quarta-feira 21 2009f Outubro 2009 07:44:05 AM

Eu to me animando cada vez mais com a idéia de por um turbo, mais como eu disse mesmo legalizando o seguro não cobre né, sou universitário dai ja viu né heheheh





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Mensagem por roliveira » Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 09:22:58 PM

O meu tem seguro a 2 anos e ja usei o seguro algumas vezes, mesmo turbinado e com documento constando conversão de comb., rebaixado e com aumento de potência...
Faça o seguinte... faça o seguro e depois turbine, vc terá pelo menos 1 ano de seguro... qq coisa me passa uma mp que te explico certinho como manter o seguro por mais tempo...
Não é querendo desanimar não, mas ontem tive um problema com o meu carro... o carro não estava muito legal de 4 e quinta marcha (dava umas falhadas acima de 5 mil rpm)... o preparador trocou o sensor MAP e disse que o carro ficou 100%... no teste diz ele que segurou a 190 ~ 195km/h na subida e reta e disse que deu 200km/h na descida.... ficou de pé cravado por uns 3 km , depois que diminuiu o carro afogou e deu o que fazer para pegar e ele voltou para a oficina... hoje me mostrou os estragos, canaleta de 1 pistão quebrada, bronzinas de bielas riscadas e cabeçote trincado, vou ter que fazer o motor de novo, depois de 30mil km de alegria, a primeira quebra.
Não quero deixar a imagem que o motor do corsa não aguenta , pois eu acho que o ponto estava muito adiantado e + o esforço que foi submetido deve ter ocasionado a quebra.
Flws.





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Mensagem por GSI T » Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 11:37:45 PM

Provavelmente a quebra do seu motor foi devido ou ponto excessivo ou mais provável mistura muito pobre.
Eu tinha eu Celta 1.0 MPFI turbo que turbinei 0km e andei até os 118.000km sem nunca ter nenhuma quebra, tenho até um vídeo no youtube dele (rodolforr).
Independente do meu ser MPFI e o seu ser EFI... quebrou porque tinha alguma coisa errada.
Mas parabens pelo carrinho, pelo que ví está muito bem montado.
Abraços.


GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!



roliveira
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Mensagem por roliveira » Sexta-feira 23 2009f Outubro 2009 09:13:56 PM

Valeu GSI T, opiniões suas são muito bem vindas... show de bola os videos...
Então, falta não era pq os pistões não estavam com aquelas pequenas erosões, a superficie deles só estavam um pouco carbonizada... a mistura ficava sempre rica... creio que seja alguma coisa relacionada ao ponto ou a vela (vela BPR8E, grau 8), as 2 velas derreteram tb.... valeu.





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