[DÚVIDA] Orientações - Corsa Turbo

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marcio frajola
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Mensagem por marcio frajola » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 01:39:42 AM

Pessoal, esse tópico eu postei no fórum do xpeedclube...

O pessoal lá tá sendo super legal tentando me ajudar, só que quanto mais informação eu tiver, melhor.

Obrigado

"Senhores

Estou a ponto de fazer um upgrade no meu motor que já é turbinado.

Já estou com os pistões e bielas forjados, juntas novas, bomba de óleo, válvula de alívio refrigerada SPA, etc...

Só que a pouco tempo o carro começou a apresentar um comportamento estranho: durante a aceleração, na faixa de 5000 a 6000rpm começa algo, com se o motor "flutuasse", perdendo força.

Já fiz teste de vazão de cilindro e tudo ok, chequei cabos de vela, ok também.

Um mecânico fez um teste de compressão e disse que 3 cilindros estavam abaixo do normal, só que o teste de vazão não acusou nada???

Na mesma época do fato, comecei a perceber um barulho no motor, do lado da bomba de óleo, que fica mais aparente depois que o carro esquenta.

O funcionamento do carro é liso: a pressão de combustível inicial está em 0,6kg e final em torno de 5kg, leitura do hallmeter de ideal para rica.

Pressão de óleo final em 4kg (isso me faz pensar em como trabalhar essa bomba de óleo para aumentar essa pressão??? será que os tuchos estão descarregando???).

O motor não baixa óleo (uso 20w50).

Por favor, quem já passou por isso e tem experiência que possa me ajudar, pois seria interessante que antes de parar o carro para fazer o upgrade, já tenha algo de concreto com relação ao problema e possa resolvê-lo.

Valeu a força."


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Mensagem por JotaMarcelo » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 09:18:39 AM

Bom, dei uma editada em seu tópico para ficar de acordo com o modelo utilizado por essas bandas.

Quanto a sua dúvida:

1 - sinceramente? nunca vi na minha vida teste de "vazão de cilindros"... só de compressão mesmo;

2 - você está com folga axial no virabrequim... como está prestes a "forjar" o motor, um trabalho de retífica resolve.

Abraço

JMarcelo


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Mensagem por marcio frajola » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 01:22:28 PM

Obrigado, Jota!

Teste de vazão é quando vc tira a vela, enquadra o motor no PMS e injeta ar comprimido no cilindro, acompanhndo com um manômetro, vc detecta se o motor está vazando ar pelo cabeçote ou pelos aneis. De repente é um termo que a gente usa aqui que se aplica a outro teste.

Quanto a essa afirmação que vc fez da folga axial no vira me explica isso direito por favor.

Vc trabalhou sua bomba de óleo? Se fez, me ajude.

Grato.


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Mensagem por JotaMarcelo » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 02:35:31 PM

marcio frajola escreveu:Teste de vazão é quando vc tira a vela, enquadra o motor no PMS e injeta ar comprimido no cilindro, acompanhndo com um manômetro, vc detecta se o motor está vazando ar pelo cabeçote ou pelos aneis. De repente é um termo que a gente usa aqui que se aplica a outro teste.
...hummmm...

Bom, esse teste se chama "compressão" e esse manômetro se chama compressímetro...
marcio frajola escreveu:Quanto a essa afirmação que vc fez da folga axial no vira me explica isso direito por favor.
Potência é potência...

Barulho de "batida seca metálica", próxima a polia do vira é folga no mesmo... bem pouca coisa, mas é.

...e isso é bem normal, MESMO!

...já que irás fazer serviço de retífica (para utilizar componentes forjados), basta retificar o virabrequim.
marcio frajola escreveu:Vc trabalhou sua bomba de óleo? Se fez, me ajude.
Não, só coloquei uma nova e sigo uma cartilha rigorosa de troca de óleo e filtro e não abuso do pé embaixo...

Abração

JMarcelo


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Mensagem por marcio frajola » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 02:53:16 PM

Beleza, beleza Jota, mas o que tem a ver essa folga axial com o principal problema que enfrento, a tal da "flutuada" que o motor dá? Existe uma interligação entre essas condições?

Abração


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Mensagem por JotaMarcelo » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 05:04:39 PM

marcio frajola escreveu:...mas o que tem a ver essa folga axial com o principal problema que enfrento, a tal da "flutuada" que o motor dá? Existe uma interligação entre essas condições?
Pela minha modesta experiência, creio que isso possa ser relacionado a funcionamento da turbina...

Pergunta: sai óleo pelo respiro?

JMarcelo


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Mensagem por marcio frajola » Segunda-feira 05 2007f Novembro 2007 06:09:32 PM

JotaMarcelo escreveu:
marcio frajola escreveu:...mas o que tem a ver essa folga axial com o principal problema que enfrento, a tal da "flutuada" que o motor dá? Existe uma interligação entre essas condições?
Pela minha modesta experiência, creio que isso possa ser relacionado a funcionamento da turbina...

Pergunta: sai óleo pelo respiro?

JMarcelo

Jota, não há indício nenhum de saída de óleo pelo respiro.


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Mensagem por JotaMarcelo » Terça-feira 06 2007f Novembro 2007 12:26:51 PM

marcio frajola escreveu:Jota, não há indício nenhum de saída de óleo pelo respiro.
Duas "changes" então:
- Turbina com perda de eficiência em alto regime;
- Turbina com necessidade de retífica do mancal (sem o filme de óleo, a turbina não pressuriza completamente).

Teu carro "fuma", mesmo que pouco?

Sugestão:
- Empreste para um AMIGO teu dar uma acelerada andando (principalmente nos giros citados) e vá em um carro atrás para verificar...

JMarcelo


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Mensagem por marcio frajola » Quarta-feira 07 2007f Novembro 2007 12:58:35 PM

JotaMarcelo escreveu:
marcio frajola escreveu:Jota, não há indício nenhum de saída de óleo pelo respiro.
Duas "changes" então:
- Turbina com perda de eficiência em alto regime;
- Turbina com necessidade de retífica do mancal (sem o filme de óleo, a turbina não pressuriza completamente).

Teu carro "fuma", mesmo que pouco?

Sugestão:
- Empreste para um AMIGO teu dar uma acelerada andando (principalmente nos giros citados) e vá em um carro atrás para verificar...

JMarcelo
Esse lance da turbina eu vou verificar, mas fazendo um teste, tipo abaixar a pressão, eu perceberia essa deficiência.....com 0,9 bar deu zica tbm!!!
Vou seguir a sua sugestão, tenho até um AMIGO que vai ficar até feliz em ser piloto de teste, rssrsrsrsrsrs!
Valeu!


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Re: [DÚVIDA] Orientações - Corsa Turbo

Mensagem por Edlimão » Quarta-feira 06 2019f Março 2019 09:15:07 PM

Ressuscitando o tópico... Estou com o mesmo problema do amigo aí, na mesma faixa de rotação meu motor tbm da essa "flutuada"!!!


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Corsa 1.8T = 290cv
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