[PROJETO] - MOTOR 2.2 - Fotos

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Flash®
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Quinta-feira 21 2004f Outubro 2004 10:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Flash® »

Cara na boa...

Já pensou vc gasta maior grana R$ neste motor e testa com um Corsa GSi e ainda perde??? PQP!!!

Sei lá... O Motor GM Família II é bem pesado...

Eu gostaria de saber como seria o seu carro x um Corsa GSi em bom estado para saber se realmente vale a pena as pessoas que tem Corsa 1.0 ou 1.6 gastarem R$ e fazerem o investimento.

Boa Sorte!!

Abraços!!!
Corsa GSi 1.6 16v 160HP Prata Rodin ASPRO
Corsa 2.2
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 12:54:30 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa 2.2 »

Flash® escreveu:Cara na boa...

Já pensou vc gasta maior grana R$ neste motor e testa com um Corsa GSi e ainda perde??? PQP!!!

Sei lá... O Motor GM Família II é bem pesado...

Eu gostaria de saber como seria o seu carro x um Corsa GSi em bom estado para saber se realmente vale a pena as pessoas que tem Corsa 1.0 ou 1.6 gastarem R$ e fazerem o investimento.

Boa Sorte!!

Abraços!!!
Ai q ta a questao, o GSI ja está praticamente no maximo da preparaçao aspirada.

GSI Original
Potência máxima 108 cv
Rotação de potência máxima 6200 rpm
Velocidade máxima 193 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,2
Torque máximo 14,8 mkgf
Rotação de torque máximo 4000 rpm
Taxa de compressão 10,5:1
Peso 999kg

Agora vamos aos dados do motor 2.2 original
Potência máxima 116 cv
Rotação de potência máxima 5.200 rpm
Velocidade máxima 191 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,5 s
Torque máximo 20,1 m.kgf
Rotação de torque máximo 2.800 rpm
Taxa de compressão 9,2:1
Peso 1.350 kg

Obs:O motor 2.2 é o do Omega q tem até menos preparaçao Aspirada q o 2.2 do Vectra,
Potência - 123 cv a 5 200 rpm e Torque - 19,4 kgfm a 2 800 rpm, ou seja, a taxa de compressao do 2.2 do Vectra é maior e mesmo assim o 2.2 do Omega tem mais potencia, mais torque e menos taxa de compressao q o 1.6 16V do GSI fuçado. Sem contar q o valor do peso, aceleraçao e velocidade maxima, sao respectivamente do Corsa GSI e do Omega com um cambio bem mais longo.

Conclusao: Um Corsa com esse motor 2.2 aspiradinha(alcool, remapeado, filtro, 4X1, trabalho no cabeçote), muito dificilmente tomara benga de um GSI. Afinal o cambio sera 1.6 e com um motor com mais potencia e mais torque. Logicamente q isso de nada adiante se o pé nao ajudar.

Flw
Corsa 2.2
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 12:54:30 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa 2.2 »

Flash® escreveu:Cara na boa...

Já pensou vc gasta maior grana R$ neste motor e testa com um Corsa GSi e ainda perde??? PQP!!!

Sei lá... O Motor GM Família II é bem pesado...

Eu gostaria de saber como seria o seu carro x um Corsa GSi em bom estado para saber se realmente vale a pena as pessoas que tem Corsa 1.0 ou 1.6 gastarem R$ e fazerem o investimento.

Boa Sorte!!

Abraços!!!
Ahhhh... e sem esquecer q o meu corsa original é o EFI com 845 kg, por mais q o motor seja mais pesado, nao chegaria aos 999 Kg do GSI.

Flw
Flash®
:: Super ::
Mensagens: 99
Registrado em: Quinta-feira 21 2004f Outubro 2004 10:47:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Flash® »

Sim concordo.

Mas quis dizer seu Motor 2.2 ORIGINAL Básico x 1.6 16v X16XEV ORIGINAL Básico, pq se for para mexer na preparação aspirada do Corsa GSi TE GARANTO que posso chegar de 140 a 145CV ASPIRADO ATÉ MAIS ! Heheh

Coletor 4x1, Corpo Borboleta, Kit de TB´s, Injeção Aftermarket, Comando da Kent´s, Corte de Giro em 7300RPM, Bomba do GTi Interna, Pistão Taxado para Álcool, Trabalhando em 13,5:1 ou mesmo 14,5:1 no Álcool fica o CÃO, etc... :D

EU ACHO que o Motor do Omega Básico x o Motor do Corsa GSi Básico, ambos sem preparação alguma, para mim o Corsa com Motor do Omega perde. Mas isso na TEORIA pq na Prática seria MUITO INTERESSANTE! :D
Corsa GSi 1.6 16v 160HP Prata Rodin ASPRO
Matheusc20xe
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Sexta-feira 15 2005f Abril 2005 10:33:57 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Matheusc20xe »

O motor X16XE do Corsa GSi realmente possui um bom desenvolvimento, tanto que rende ótima potência específica, isso é, alta potência para seu pouco deslocamento volumétrico.
Mas ele esta longe de estar no limite. Para vc ter uma idéia, esse motor aspirado na mão da SBD inglesa rodando com TB´s chegou a 250hp!!! Isso mesmo, sem turbo, sem nitro...apenas na aspiração natural do ar para dentro dos cilindros.

Ele tem uma grande vantagem que é o curso reduzido do virabrequim. Enquanto um GM 2.2 começa cuspir os parafusos da biela para girar 7.000rpm, o Corsa GSi inteiramente original pode girar quase 7.800rpm sem risco de quebra.


Claro que quanto maior for sua capacidade cúbica, maior seu futuro de desenvolvimento, mas em um carro pequeno como o Corsa, eu sou a favor de desenvolver um small block, para ter melhor equilíbrio dinâmico.

Em um circuito misto, eu aposto minhas cartas em um GSi equilibrado do que um Corsa adaptado. Quando vc adapta um motor em um carro, estará mudando todo o projeto inicial para ele, que incluí alterações de camber, caster, suspensão e aumento da rigidez do monobloco para compensar a diferença de peso.

Uma coisa é vc aumentar o peso de forma distribuida, e outra é coloca-lo na extrema dianteira do carro, essa última provoca desequilíbrio.

Para Drag-race sem dúvida é uma boa opção.. mas para quem procura um carro equilibrado para desempenho no geral(isso é, não só em retas), sem dúvida, um 1.6(ou 1.7 aberto no diâmetro) "tunado" é a melhor opção.


Abraços,


Matheus S. Almeida
hevanclei
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Terça-feira 31 2005f Maio 2005 07:24:05 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por hevanclei »

ta, vc teria que reforçar todo o monobloco e a estrutura do carro, colocar umas barras anti-torção, e tal, agora, nesse seu projeto, vc estaria utilizando o ar-condicionado e tados os estrumentos do GSI normal ?!?, pq ainda num creio que cabera assim tão fácil, e, mesmo cabendo, ainda essistira espaço pra turbinar e preparar o 2.2 ?

e esse motor de omega que vc esta optando, eh 8v ?!?, isso prejudica as altas rotações, ja tentace um 2.2 16v do vectra ?!??!, ou um 20. 16v de astra, como vc mesmo disse

fujindo do assunto:
tenho uma duvida aki, eh bem toska, mais num achei quem me respondece de maneira concreta, como eh feio o precesso pra "enfiar" mais 1vp/pistão (16v pra 20v) ?!?!?
e o de 8v, morre ai ?!?!, num tem outra saida pra botar mais umas valvulas nele ?!?!
carikass
:: Rodeio ::
Mensagens: 669
Registrado em: Quinta-feira 08 2004f Abril 2004 12:51:35 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por carikass »

Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.
:(
New Corsa Street
"corsa meu saco"
_________________ _ _
www.corsaclube.com.br
edu do corsa
:: GSI ::
Mensagens: 2208
Registrado em: Domingo 16 2003f Novembro 2003 10:44:43 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por edu do corsa »

ainda sou a favor do 2 litros 8v

1.6 16v naum curto por causa do cabeçote 16v

um 2 litrinhos com uma turbina roletada + cooler em inox + CAI Apexi, controlador ignição Greedy+ velas splitfire e por aí vai hehehe :D
Motorzinho de dentista e pequeno sim... mas gira muito e incomoda muita gente

http://www.youtube.com/watch?v=EjpSa7umAd8
Zap
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Segunda-feira 05 2004f Julho 2004 11:08:32 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zap »

carikass escreveu:Esta página está fora do ar
Provavelmente, o autor do site ainda não fez a publicação das páginas nos nossos servidores.
Tente novamente outra hora.
:(
Carikass, copie o link das fotos e cole no seu navegador. Aí funciona...

Quanto ao projeto, boa sorte!
Tá lindo o motor, o câmbio, e tudo mais! Dá gosto de ver e imaginar como vai ficar...
Se vc turbinar depois então, não vai ter pra ninguém! Só toma cuidado com isso que o pessoal falou: o monobloco do Corsa não tá preparado pra um esforço muito além do que um motor 1,6 16V gera. E a estabilidade com maior peso na frente vai ser seriamente comprometida! Logíco que vc deve saber disso, mas não custa nada reforçar: toda adaptação deve ser feita com critério e cuidado!

Abraços... :)
Carlos Eduardo (Zap)
Pick-up Corsa Sport 1.6 MPFI (2003)
Corsa 2.2
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Quinta-feira 24 2005f Março 2005 12:54:30 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Corsa 2.2 »

Flash® escreveu:Sim concordo.

Mas quis dizer seu Motor 2.2 ORIGINAL Básico x 1.6 16v X16XEV ORIGINAL Básico, pq se for para mexer na preparação aspirada do Corsa GSi TE GARANTO que posso chegar de 140 a 145CV ASPIRADO ATÉ MAIS ! Heheh

Coletor 4x1, Corpo Borboleta, Kit de TB´s, Injeção Aftermarket, Comando da Kent´s, Corte de Giro em 7300RPM, Bomba do GTi Interna, Pistão Taxado para Álcool, Trabalhando em 13,5:1 ou mesmo 14,5:1 no Álcool fica o CÃO, etc... :D

EU ACHO que o Motor do Omega Básico x o Motor do Corsa GSi Básico, ambos sem preparação alguma, para mim o Corsa com Motor do Omega perde. Mas isso na TEORIA pq na Prática seria MUITO INTERESSANTE! :D
Oq eu quis dizer é q o GSI já nao é basico. E logicamente q se formos colocar um do lado do outro, 2.2 original liso e GSI original ESPORTIVO, o GSI ganha facil em medias e altas RPM, mas se eu fizer o mesmo tipo de preparacao no 2.2 q existe no GSI de origem, a brincadeira fica um pouquinho diferente. Talvez nao a mesma pq, como disse o nosso camarada ai de cima, o curso e gigantescamente maior, nao da pra chegar aos 7300 com tanta facilidade.
Pensemos pelo lado do $$$ q foi a questao principal da pergunta, qdo gastaria pra chegar aos 150CV? Acho q com o mesmo valor eu conseguiria montar um 2.2T e um poukinho mais... Mas como eu sou POBRE, hehehehee, nao da!

Flw
depois q tiver pronto, daqui uns 4 ou 5 anos, a gente testa. :lol:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”