[DÚVIDA] - É possível fazer a transformação para VHC?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Sim essa parte eu entendi, se for rebaixar o cabeçote para ficar próximo da relação de compressão do VHC, vou ter que trocar as velas, pegar as do VHC que por sinal me parece que elas são grau 7 (frias).

Enfim, os pistões do Corsa MPFI são mais fundos né? Enquanto que os do VHC são mais planos?

Não estou conseguindo achar essas informações pela internet!

Outra coisa do porque que quero adquirir o cabeçote VHC é pelo fato dele ser variável!

Este comando ajusta o tempo de abertura e fechamento das válvulas conforme o regime de giro do motor! Para ter desempenho em baixa ou em alta!

Ah sei não viu!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


herculano neto
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Julho 2010 09:08:54 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculano neto »

pois ee amigo,tava com a mesma ideia sua alterar o mpfi para o vhc so que eu andei no corsa vhc flex do meu pai é bom de desempenho e coisa e talz mas ai dessisti logo meu corsinha anda a mesma coisa do corsa vhc do meu pai mas ai tem a questao do cabeçote que eu mandei esmerilhar e assentar as valvulas para aumento de compressao dei uma rebaixada no cabeçote aqui no RN me cobraram 40 reais pra dar a plaina no cabeçote por isso que aproveitei e mandei logo fazer.

eu axo que nao compensa vc transformar nao,sai muito mas caro que vc turbinar
manda dar uma geral no cabeçote e uma rebaixada e pronto eu quero ver vc num andar laldo a lado do vhc!
e tem tambem outra questaoo o cambio do vhc e + curto do que o corsa mpfi,isso tudo ai faz com que o vhc seja mas espertinho que o mpfi!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

dudufuddellys escreveu:Sim essa parte eu entendi, se for rebaixar o cabeçote para ficar próximo da relação de compressão do VHC, vou ter que trocar as velas, pegar as do VHC que por sinal me parece que elas são grau 7 (frias).

Enfim, os pistões do Corsa MPFI são mais fundos né? Enquanto que os do VHC são mais planos?

Não estou conseguindo achar essas informações pela internet!

Outra coisa do porque que quero adquirir o cabeçote VHC é pelo fato dele ser variável!

Este comando ajusta o tempo de abertura e fechamento das válvulas conforme o regime de giro do motor! Para ter desempenho em baixa ou em alta!

Ah sei não viu!
pelo amor....nunca ouvi falar isso na linha GM nacional....
vou esperar alguem pra confirmar isso, mas quem faz isso de forma alguma é cabecote, vc quer isso, precisa de um comando tipo os honda VVTi, e nem tenho certeza sobre o comando ser variavel....
ou até no caso do meu golf 1.6SR, mas ai o coletor é variavel, tem uma valvula q abre uma segunda passagem de ar.....

vou esperar alguem com conhecimento confirmar essa parte variavel ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


dudufuddellys
:: Champ ::
Mensagens: 521
Registrado em: Quarta-feira 17 2007f Janeiro 2007 10:22:52 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2003

Mensagem por dudufuddellys »

Então [b]Herculano[/b], seu Corsa MPFI está andando junto de Corsa VHC depois que vc fez este trabalho de mandar rebaixar o cabeçote e trabalhar as válvulas né?

Seu carro está com quantos KM rodados? O meu está com 219.500km rodados e o ano dele é 1997/98!

Aqui eu levo benga fácil de VHC e VHC-E, acho que mesmo o motor estando novo do MPFI de 60cv, contra um VHC ele perde! O câmbio do VHC é mais curto mesmo que eu já fiquei sabendo, mas mesmo assim ele ainda tem um pouco mais de final que o câmbio do MPFI normal!

Tu tá usando gasolina ou álcool? A taxa de compressão de seu carro aumentou pra quanto? Vc sabe? Aumentou alguns cavalinhos e o torque aumentou tbm?

No meu, quero converter para álcool e chipar tbm, pra ver se ganho + 10cv pelo menos ehhehe...


Então [b]Sem controle[/b], vi esse comentário de um amigo meu e pela internet, de que o comando VHC é variável!

Ah, quero deixar meu carro espertinho, com um pouquinho mais de fôlego e torque!
Abastecido pela Rebeldia, guiado pela Vingança.

Bizouro Cinza Pontal Wagon Super 1.0 16v MPFI 99/00 68cv (No doc tá 67cv ¬¬)/ 6000rpm - 9,2kgfm/ 4000rpm.


herculano neto
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Julho 2010 09:08:54 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculano neto »

rapaz meu corsinha ele ta com 138,000 mil rodado e so ando na gasolina preferencialmente aditivada ou podium sai mas caro mas compensa,o motor foi feito recentemente num ta nem com 15 mil rodado,e realmente ele ficou bem espertao de 1º marcha e 2º ele ta com um torque bacana agora de 3º ele num essas coisas toda nao mas de 4º pra 5º ele vaiiu embora 140 e ligerinho d+ nao exageranado ,entao no caso do meu corsa pistoes novos aneis e as camisas foram brunida e o cabeçote foi esmerilhado e rebaixado a compressao eu medi um dia desse deu 150 psi(nao sei traduzir) a mesma que um palio 1.6 16v que tava la na oficina e tambem tinha cabeçote rebaixado quem nem marcha lenta dava so pra ter a ideia da rebaixada do cabeçote!kkkk

entao no caso do meu corsa,depois disso tudo, se andar na maciota sem dar paw ele fica economico e com desempenho razoavel,agora se meter o pé pra cima ele fica andador e bberrao.

ate hjj vhc deu nem pro xero,num sei se e os motoristas que sao ruim de braço,mas um dia desse um vhc e deu um trabalhinho!

o probelemaa ee vc rebaixar a compressao aumentar e parte de força nao aguentar se ja tiver uma folgazinha aii o bixo pega ! devido a alta quilometragem!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

compressao medida ai em 150, nao tem nada a ver com a taxa de compressao.....

esse carro q nem lenta dava falta acerto, pode rebaixar o qnt quiser, desde q as valvulas e velas nao peguem na cabeca do pistao, ai vem acerto de enquadrar comando, ponto uma infinidade de coisas

esse é o problema da internet, se solta uma besteira, e ela vai se espalhando.....
comandos da familia corsa, nao sao variaveis, eu nao to bem certo, mas de carros q rodam no Brasil, apenas os VVTIs, q por sinal ainda falei besteira de Hondas, foram desenvolvidos pela Toyota (Variable Valve Timing with intelligence), vale uma pesquisa a fundo pra aprender mais, a Honda tem uma tecnologia nesse sentido, q foi aplicada aos New Civic SI, agora nao me recordo o nome, mas é nesse sentido, de favorecer em baixa, e em alta, conforme a mudanca, no mesmo eskema q meu carro faz, mas como disse meu carro faz isso no coletor de admissao, seria um metodo bem mais simples, porem acredito bem menos eficiente em relacao aos tempos de valvula variavel....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


herculano neto
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 19 2010f Julho 2010 09:08:54 PM
Localização: Natal - RN
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por herculano neto »

sim se num tem nada aver pq deu 150?
pelo que sei esse relogio mede se a compressao do motor ta boa ou nao!!
e se deu 150 e pq deve ta bom ne?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a compressao medida ta boa, mas nao tem qq relacao ou conversao pra taxa de compressao
taxa de compressao vc mede buretando o cabecote e camara de combustao

essa compressao q mediu é apenas pra ver se tem alguma folga por valvulas ou aneis, esta otima essa compressao

motor com 6,5:1 de taxa de compressao tem q dar valor proximo a isso, afinal é a vedacao contra fugas

um motor com 130 eu acho q a unidade sao libras esta perfeito qnt a vedacao, sem folgas nas camaras, e tem q ser medida em todas, e todas bem proximos os valores, é sinal de desgaste por igual do motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sobre o comando variavel, achei algo bem legal...

VTEC (Variable Valve Timing and Electronic Lift Control) é um sistem da comando de válvulas desenvolvido pela Honda para melhora a capacidade volumétrica em motores 4 tempos de combustão interna. O sistema utiliza duas configurações de comando de válvulas, que são selecionadas eletronicamente. Foi criado por Ikuo Kajitani[2], Engenheiro de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda. Pode-se dizer que o VTEC é um sistema originado do sistema REV (Revolution-modulated valve control) introduzido na CBR400 em 1983, também conhecido como HYPER VTEC[3]. O sistema VTEC foi o primeiro desse tipo, embora outros sistemas de comando variável tenham sido desenvolvidos por outros fabricantes (MIVEC da Mitsubishi, VVTL-i da Toyota, VarioCam Plus da Porsche, VVL da Nissan, etc).

fonte: http://wiki.hondaclub.com.br/index.php?title=VTEC

e é uma das preparacoes q fazem nos New Civic SI, poe pra girar na casa dos 9K rpms, mudando a entrada do i-VTEC, tinha um video de um New Civic SI vermelho, no dinamometro da Nascar de SBC (eu acho q era la), eu achei feio o barulho do motor, na casa dos 9K rpms, parece um som metalico, como se nao tivesse mais oleo algum no motor
nunca vi motor com tanta coisa (cavalos) escondidos la dentro, q se soltam mesmo sem abrir o motor, relatos de medicao no dino contam surgimento de 20cvs somente com a mudanca do filtro de ar, a coisa de mais de 400cvs com alguma coisa mais forte

ao amigo q busca cabecote de VHC pelo q foi dito de comando variavel, desiste, isso nao existe no cabecote do VHC, é um mito q soltaram na internet e se espalha assim....é um cabecote normal, leves mudancas pra nao bater a cabeca do pistao nas valvulas

mantenha seu cabecote, e invista o $ da troca em trabalho nele..
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


brunitho
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:42:49 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brunitho »

CHEGA UM MALUCO QUE MUDA DE MPFI PARA VHC!

Bom inicialmente mudei meu mpfi para vhc, vou relatar e ao mesmo tempo pedir ajuda!

Tudo iniciou com o meu corsa mpfi 98 que tava muito fraco, até chevette Jr andava mais, tava muito fraco, mandei ver e o mesmo estava com comando de valvulas no osso, bem como balancins muito desgastados, levei para oficina e mandei abrir o motor, para minha surpresa o motor com 300.000 km rodados ainda estava STD, mais cabeçote precisava de retifica pistões novos e um risco no virabrequim que iria mudar toda medida do motor para 0,25, fiz orçamento de tudo novo e ficou só de peças 2.100 mangos, fora retifica e mecanico.

Pensei em fechar o motor e vender, mais meu corsinha apesar de 98 2 portas é completo, e fui dar uma garimpada em motor de carros PT, quando achei um motor de um VHC FLEX 2008 com bloco rachado devido uma batida, o cara me vendeu o motor por 500 mangos, bom o cabeçote zero com balancin roletado, muito novo mesmo pistoes novos bem como virabrequim tudo zerado, motor só usava oleo sintético e aparenemente rodado menos de 20.000 km

Ai veio a duvida vai servir os pistões e cabeçote? Só montando para saber, mais antes mandei tudo para retifica tirar medidas e para minha surpresa a unica diferença do vhc para o mpfi são os pistões, e bielas muitooo pouca coisa e o cabeçote do vhc, mais virabrequim e bloco são os mesmos não existe diferença.

Mandei montar o motor usando só o meu blco do mpfi, pistões vhc, biela vhc, cabeçote completo vhc, virabrequim também do vhc!

Lembrando que o sistema de Admissão como coletor bicos e injeção são os originais do mpfi, não teve qualquer falha ao funcionar ficou muito bom, rodei 1500 km com um motor que chegava a andar mais que um vhc original ( usando gasolina ) com alcool notei que não compensa fica muito gastão e da trabalho para pegar de vez em quando.

PROBLEMA:

Aparentemente com 1500km o carro começou a fumaçar, de pouco em pouco, mais s[o quando dava partida, fui tentar ver o que é, vi que esta entrando muito, mais muito oleo mesmo no TBI, não sei se é por isso que esta fumaçando.

Alguem pode me dar uma dica?

Fora isso a adaptação é perfeita carro fica outro tem mais força, responde mais rápido e não mudou consumo.
TUDO BEM QUE SEJA WIND, MAIS EH COMPLETO.....


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”