[PROJETO] - Turbinar Corsa Hatch 1.4 2011 - Dúvidas sobre limites e setup básico

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
caiera96
:: Wind ::
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1998

[PROJETO] - Turbinar Corsa Hatch 1.4 2011 - Dúvidas sobre limites e setup básico

Mensagem por caiera96 »

Olá, pessoal!

Estou iniciando um projeto para turbinar meu Corsa Hatch 1.4 2011 (Família 1), e gostaria de algumas orientações, principalmente sobre os limites de pressão que o motor original suporta sem precisar de forjamento.

Sei que o motor desse carro é bem taxado e que os pistões originais são um ponto fraco, com tendência a quebra de canaleta sob alta pressão. Minha dúvida principal é: qual seria o limite seguro de pressão nesse motor sem forjar os componentes? Vale a pena considerar a destaxa usando pistões do Corsa 1.4 a gasolina?

Aqui está o que já planejei para o setup inicial, focando em um kit padaria (preparação básica):

1. Acelerador eletrônico: Sei que é uma dor de cabeça para acerto fino. Vou resolver isso convertendo para acelerador por cabo.

2. Coletor de admissão: Pretendo substituir pelo de ferro fundido, que, pelo que pesquisei, suporta melhor a pressão.

3. Gerenciamento eletrônico: Usarei uma FuelTech FT350, com wideband para ajustar a mistura e garantir um acerto fino.

4. Setup básico: Planejo começar com baixa pressão, mas não sei exatamente qual seria um valor seguro. Talvez algo entre 0.4 e 0.6 bar?

Minha ideia é manter o carro funcional no dia a dia, mas com aquele "algo a mais" nas acelerações. Quero evitar problemas maiores, então procuro o equilíbrio entre desempenho e confiabilidade.

Perguntas principais:

Qual o limite de pressão seguro no motor 1.4 Família 1 sem forjar?

É viável destaxar com pistões de outro modelo (ex.: Corsa 1.4 a gasolina)?

Há outros pontos importantes para reforçar antes de colocar o turbo?

Agradeço desde já quem puder ajudar com dicas ou compartilhar experiências!
SemControle
:: Moderador ::
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder