Dúvidas alimentação turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Dúvidas alimentação turbo

Mensagem por corsamax1.8 »

Bom dia,

Iniciando a saga do 1.8 turbo DIY, obviamente começam a surgir algumas dúvidas, "aparentemente" simples:

1) bomba de combustível.. monto uma bomba de 12 bar interna, ou deixo a original e monto uma de 7 externa em linha?

2) como vou fazer a clássica alimentação com HIS e bico suplementar, qual a melhor solução em termos de dosador? Deixo o original do carro, ou substituo por uma hpi? Penso que devo substituir por uma hpi , visto que ele concilia tanto vácuo como pressão positiva.. mas lembro ter visto um post de alguém que montou turbo com o dosador original, por aqui, alegando que o dosador original é sempre mais confiável que qualquer hpi no mercado, procede?



Enviado de meu MI 5s Plus usando o Tapatalk

corsa maxx 1.8 flexpower
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

Faltou complementar: pressão máxima do turbo será 1 bar, turbina será 4449 42/48, rodando só no álcool, bico suplementar 60lbs

Enviado de meu MI 5s Plus usando o Tapatalk

corsa maxx 1.8 flexpower
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc ta certo q vai fazer isso so?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

Tem muitas outras coisas que estão na fila, outras já estão adquiridas ( intercooler, sonda Bosch e wideband odg ) , e algumas coisas estou com dúvida, como a mencionada bomba.. kit adquirido é o da beepturbo que achei mais completo, vem com downpipe , mas vou ter que fazer a pressurização adaptada pro intercooler , onde já tenho os tubos de 2,5 polegadas, faltam os mangotes que vou ver se tem aqui na loja de borrachas perto de casa.. embreagem displatec de 4 pastilhas e 850 lbs só no mês que vem, assim como as molas eibach .. HIS ainda em dúvida, se será mesmo ele ou se guardo um pouco mais e pego uma mega squirt 2... a compra das peças será a toque de caixa, por isso estou tomando certas precauções para não comprar errado e ter que revender depois

Enviado de meu MI 5s Plus usando o Tapatalk

corsa maxx 1.8 flexpower
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

Uma coisa que vou tentar fazer e que não sei se o pessoal que adapta turbo faz é: fazer um mapa pré , e outro pós turbo. Por isso comprei a wideband antes de tudo, para traçar um mapa de como está a injeção original hoje , com base na leitura da sonda wide e dos principais parâmetros da injeção original (via opcom). Para quem não sabe o que é Opcom, trata-se de um mini scanner para linha GM, muito acessível, onde é possível gravar em tempo real praticamente todos os sinais da ECU. Na wideband, a estratégia para gravar o datalog será via arduíno. Após coletadas e cruzadas as informações, terei um maior subsídio para programar a suplementar e o dosador hpi, será com base nesse mapa pré , que vou fazer os ajustes no pós turbo.. como vou fazer uso da injeção original na fase pré, outro receio que tenho será a questão do gerenciamento de ponto de ignição, onde hj já tenho uma variação enorme de ponto em função do atuador de pré detonação, temperatura, combustível utilizado, etc. Tipo, não sei se é simplesmente suplementar a fase turbo, e deixar a injeção gerenciar o ponto sozinho, sem nenhuma reprogramação, se ela se adapta sozinho nestas circunstâncias... Será?

Enviado de meu MI 5s Plus usando o Tapatalk

corsa maxx 1.8 flexpower
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra mim ja ta começando errado num motor frekiz querer sua injeção controlando tudo pra rodar com humildes 1bar...
his? hpi? tem q definir o q quer
so tem essa variação enorme de ponto se seu carro anda pre detonando
vai ser injeção original? vai ser programável? e vai misturar o que nela his? hpi?
vejo uma mistura de tudo que ja ouviu falar pra turbo aqui...

nao entendi o q vc quer tirar da sua injecao original, um sistema que queima razoavelmente o q jogar dentro do motor, vai tirar isso como base pra um carro turbo mesmo?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

SemControle escreveu: Quarta-feira 15 2020f Janeiro 2020 08:01:29 PM pra mim ja ta começando errado num motor frekiz querer sua injeção controlando tudo pra rodar com humildes 1bar...
his? hpi? tem q definir o q quer
so tem essa variação enorme de ponto se seu carro anda pre detonando
vai ser injeção original? vai ser programável? e vai misturar o que nela his? hpi?
vejo uma mistura de tudo que ja ouviu falar pra turbo aqui...

nao entendi o q vc quer tirar da sua injecao original, um sistema que queima razoavelmente o q jogar dentro do motor, vai tirar isso como base pra um carro turbo mesmo?
se já estou começando errado, me aponte onde está o erro, Sr.
HIS já está definido, foi adquirido ontem, e estará vindo semana que vem. Megasquirt virá numa segunda etapa.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara, conversa com um preparador q entenda e diga onde quer chegar, veja o q ele te indica, turbo não admite falha....ou vc sabe o q esta fazendo ou quebra, as principais quebras sao derreter pistao, ou quebrar uma biela q vai levar seu bloco junto, sao quebras caras.......mesmo q nao sejam essas duas ai, não são baratas...
eu não montaria com his, ainda mais se pensa em usar um bico so na pressurização, pq a mistura nao vai ser igual em todos os cilindros, se pensa em usar 4 bicos no coletor, ok, ai sim......
e se vai de his, esqueça hpi, mas se pensa nisso de segunda fase, meu, abandona isso, abandona his, investe na programável e vem com ela desde o começo, até pelo q vou falar mais pro fim....
ai vc tem q pesquisar muito sobre qual programável vai querer usar, pq muda muito a questão do comportamento do carro, se é pra uso urbano, se é pista....e se pista ainda a questão de arrancada ou track day....aqui ja entra a escolha da embreagem....

no golf montei, com 10,3 de taxa era original, com sensor de detonação tmb e injeção original, q era apenas gasolina e não tive problema pra rodar com 0,9bar, usei HPI com 4 bicos grandes davam conta de até 1,2~1,3 de pressão, montei pra uso civil, teve fases, mas fases de acerto apenas, não tinha mudança de nenhum parafuso ou na montagem, a montagem inicial foi a q me acompanhou e seguiu qnd compraram até dar pt
teve 3 acertos, o meu q andava virado no saci (tem uma foto pra la de 250km/h, não tinha muito fase aspirada, tinha q limpar o motor e segurar), ai foi feito um acerto em preparador, parecia andar 2x melhor (principalmente por poder andar na cidade tranquilo e ter a transição pro turbo mais suave), ai foi feito o ultimo acerto na wide band, andava mais q o satanás fugindo da cruz pra esse ultimo acerto foi preciso a troca do coletor de admissão original plastico que não aguentava mais, foi usado um coletor metálico original de outro modelo de golf.....mas acertar meu carro era apenas nos parafusos do HPI........

no resumo, o seu maior problema esta principalmente na sua injeção, vai pedir um cuidado absurdo no acerto pra rodar com 1bar em cima dessa taxa q imagino ser 10,5....eu particularmente não acho injeção flex nem o suficiente pra carro original, mas vai de cada um.....tem um flex em casa q so conhece gasolina desde 0, nunca deu qualquer problema, mas pelo menos a minha opinião sobre flex é essa...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

a idéia era justamente montar o sistema de acordo com o q vc montou no seu golf, a diferença além do HIS é o fato da minha injeção ser flex, o q concordo em genero numero e grau não se tratar de um sistema perfeito, visto q não fica bom nem com gasolina, nem com alcool, se considerar apenas quesitos performance ou economia... mas, dentro daquilo q ele se propoe, acho ele um dos sistemas mais engenhosos que existe na industria automobilistica mundial. Mas rodando apenas em um combustivel (alcool), minimizam-se efeitos desse sistema flexivel, e no meu modo de ver, ganho uma margem muito boa de segurança qdo houver algo imprevisto (exemplo temperatura alta, alcool ruim, etc). mas isso são só suposições, hj tenho muitas duvidas, mas em breve, lançarei mais constatações do que perguntas.

Obrigado pelos alertas sobre quebras e tal... não sou nenhum expert em mecânica automotiva, de fato aprendo muito na internet, e tenho garimpado muita informação não somente aqui, mas de diversos outros lugares, e de muita gente apaixonada por preparação, e q assim como eu e talves vc tambem, tiveram seus perengues no começo, quebrando algo, recomeçando, isso é normal e faz parte, nisso to bem tranquilo e consciente.. eu vou fazer tudo "sozinho", na realidade, será a ajuda e as dicas de amigos que guiarão a montagem, pois tudo para mim é uma diversão e uma terapia... certamente terão muitas orelhadas, muitas cagadas.. somente em ultimo caso, e se eu cansar disso (hipotese muito improvavel), talvez eu encoste o meu carro em algum preparador, mas a idéia é eu me virar sozinho na montagem e no acerto,fazendo as coisas no capricho e com bastante tempo.

para visualizar a situação do meu uso, o carro rodará de final de semana na rua. aquele passeio de manhã no domingo, é esse meu esporte.. não pretendo fazer trackday nem arrancada. Tenho um segundo carro q uso para o trabalho, e o corsa será minha cobaia e laboratório. valeu
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu não acho o flex bom pra nada....apenas faz andar, não é eficiente pra nada q tem no tanque...esses carros terem essa diferença de 1cv, autonomia q muda 1km/l, conforme o combustível, é um mapa que queima o q aparecer, com uma pequena faixa de variação..... afinal ele não tem como saber o q tem no tanque, sua sonda q se vire pra cheirar o resultado final, e passar a tentar um conjunto de mudanças pra ficar menos ruim......mono combustível da conta disso, vc poe uma gasolina top, um lixo de gasolina, e a injeção se corrige pra andar tmb.....até por álcool num carro gasolina ele vai conseguir andar, bem? com certeza não, mas vai andar sim, a injeção tem espaço pra essas correções....o flex parte de um mapa padrão no meio termo......

mas ai, eu ja procuraria uma programável que fique um carro tranquilo pra rua...
essa margem q vc pensa ter não te da folga, vc ter falta andando no seu carro original numa estrada vc vai rodar muito até apresentar algum problema de aquecimento......
uma falta no turbo antes da injeção notar, seu carro ja parou quebrado, era o maior motivo do meu acerto não ser dos melhores, era extremamente rico pra não ter esse problema, dava trabalho limpar o motor pra fazer o giro subir sem embaralhar afogando....qnd parava o carro vinha cheiro de alcool pelo capo....seu sensor de detonação até pregar isso e tirar ponto, vc ja perdeu canaletas....
montar não tem segredo, a montagem q foi feita inicialmente foi a q ficou no carro sempre....o acertar é a parte mais sensível e trabalhosa e nao importa a forma de acerto....
mesmo tendo 40~45K kms foi aberto o motor pra buscar qualquer folga e eliminar, mas ainda estava todo novinho....so coisas de praxe trocadas pra aproveitar o desmonte....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”