[PROJETO] - Ressuscitando Corsa SS 1.8 Turbo

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corsamax1.8
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Re: Ressuscitando Corsa SS 1.8 Turbo

Mensagem por corsamax1.8 »

Boa tarde. Vc deu andamento no projeto?

Tô pensando em turbinar o meu flex 1.8 2007 e colocar uma ft250 ou uma ms2 .

Tem algumas questões chatas para resolver, uma delas é o acelerador eletrônico... Em relação à injeção, penso que a ms2 , embora mais chata para instalar, é mais fácil de acertar, devido ela ter opção de acertar na malha fechada, como nas ft550... Me corrijam se eu tiver errado.

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skrothu
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Mensagem por skrothu »

corsamax1.8 escreveu: Quarta-feira 18 2019f Dezembro 2019 12:52:47 PM Boa tarde. Vc deu andamento no projeto?

Tô pensando em turbinar o meu flex 1.8 2007 e colocar uma ft250 ou uma ms2 .

Tem algumas questões chatas para resolver, uma delas é o acelerador eletrônico... Em relação à injeção, penso que a ms2 , embora mais chata para instalar, é mais fácil de acertar, devido ela ter opção de acertar na malha fechada, como nas ft550... Me corrijam se eu tiver errado.

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Opa, sim, o projeto está andando igual lesma, mas é pq estou estudando e fazendo cursos da área automotiva, já estou pegando alguns servicinhos e usando os carros daqui de casa de cobaia.
No Corsa mexi outras coisas que não tem relação com a preparação de motor, também nem lembrei de ir postando aqui, mas tirei ar condicionado e direção hidráulica, troquei a barra de direção pra uma mecanica e agora to no freio.

Se não estou enganado, FT250 não lê roda fônica e nem borboleta eletrônica (acelerador eletrônico), eu acho que não compensa, pois vai precisar de mudar muita coisa.
FT 400 / 500 / 550 / 600 vai ler roda fonica e borboleta eletrônica, vai ter poucas adaptações. FT 450 não suporta borboleta eletrônica. Eu ainda to terminando 2 cursos de injeção programável, específico pra Fueltech, acho que depois que terminar eu consiga dar uma posição melhor também...
Se vc por alguma injeção que não controla a borboleta eletrônica, vc vai ter que adaptar uma borboleta manual, adaptar acelerador por cabo e ainda vai ter que ver como vai fazer o controle de marcha lenta. Se não for querer adaptar muito, troca todo o coletor de admissão de plástico do 2007 pra um do 2006 que é alumínio que a borboleta é manual.
Se deixar uma injeção que controla a borboleta eletrônica, fica fácil pra vc acertar a marcha lenta pela borboleta eletrônica, e não tem que trocar/adaptar nada.
Eu diria pra vc ir de FT500 no mínimo, vai ser a mais fácil pra instalar e menos complicada para acertar. Vai gastar mais, mas vai ter menos dor de cabeça. Mas também se vc for de uma que tem que trocar a borboleta, vc vai gastar trocando peças e fazendo adaptações, que aí acaba compensando pegar uma injeção que vc tenha que gastar menos com peças e adaptações.

Agora sobre MS2 eu não sei te falar, eu não conheço quase nada sobre.
Ou procura uma Injepro.

Agora se tem problema com o orçamento, vai de HPI mesmo, depois que sobrar mais grana, compra uma injeção programável.
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Mensagem por SemControle »

troque o coletor de plastico pelo de alumínio e faca uma flange de adaptação pro acelerador eletrônico, mais dia menos dia o coletor plastico vai abrir o bico, ainda mais qnd tem a síndrome do aperto de parafuso....
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Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu: Domingo 01 2020f Março 2020 12:46:41 PM troque o coletor de plastico pelo de alumínio e faca uma flange de adaptação pro acelerador eletrônico, mais dia menos dia o coletor plastico vai abrir o bico, ainda mais qnd tem a síndrome do aperto de parafuso....
Estava com um Palio de um amigo, fazendo uma revisão de leve, ia tirar os bicos pra limpeza... coletor e flauta de plástico, apertaram tanto os parafusos da flauta, que um parafuso já estava espanado no coletor e o outro parafuso a cabeça estava toda comida já...

Mas o coletor de alumínio a tbi fica na horizontal, e no de plástico, a tbi fica pra cima, talvez vai ter que adaptar isso também. Eu nunca vi desmontado pra ter ideia se vão ser plug'n play, que facilitaria muito do que ter que adaptar mais coisas.
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Mensagem por SemControle »

sim, por isso da flange, pra adaptar a TBI eletrônica em si na ponta do coletor metálico....
mas ai vem q depende como for alimentar se torna um problema, mas de qq forma o problema mais critico da ruptura do coletor plastico seria resolvido
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Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu: Quinta-feira 05 2020f Março 2020 06:42:07 PM sim, por isso da flange, pra adaptar a TBI eletrônica em si na ponta do coletor metálico....
mas ai vem q depende como for alimentar se torna um problema, mas de qq forma o problema mais critico da ruptura do coletor plastico seria resolvido
Tem muito caso desses coletores de plásticos do corsa quebrar?
Pq já vi muitos coletores de plásticos em carro turbo original, que passam de 1bar de turbo...
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Mensagem por SemControle »

é um risco alto
o turbo vai cobrando o preço nas coisas mais frágeis....
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Mensagem por skrothu »

To na dúvida como fazer a ligação da refrigeração de água da turbina.
Alguém que já fez e/ou tem alguma sugestão?

Outra dúvida é se aquele cano de água que sai do cabeçote ao lado do coletor de admissão, entra ou sai água? eu acredito que sai, é que to com todo o sistema de arrefecimento desmontado.

Agora turbina R4449 tem algumas dimensões diferentes e fica mais avançada, a ventoinha teve que sair dali... Se futuramente vier um intercooler, aí vai ter que vir um coletor sob medida...
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Mensagem por SemControle »

pegou com o kit? viu as recomendacoes?
1- deve-se fixar a turbina ligeiramente na diagonal, em torno de 25 graus.
2- a entrada de água é o furo que ficou pra baixo e a água deve vir da saída do radiador.
3- a saída de água é o furo que ficou pra cima e deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador.
4- deve-se passar as mangueiras de água de forma que não haja restrição ao fluxo natural (água quente sobe)."
o sistema funciona pelo fluxo natural da água quente subir, é isso resumindo
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SemControle escreveu: Sexta-feira 27 2020f Março 2020 08:28:32 AM pegou com o kit? viu as recomendacoes?
1- deve-se fixar a turbina ligeiramente na diagonal, em torno de 25 graus.
2- a entrada de água é o furo que ficou pra baixo e a água deve vir da saída do radiador.
3- a saída de água é o furo que ficou pra cima e deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador.
4- deve-se passar as mangueiras de água de forma que não haja restrição ao fluxo natural (água quente sobe)."
o sistema funciona pelo fluxo natural da água quente subir, é isso resumindo
Kit refrigeração? Não vendem mais com a turbina, tem que comprar a parte.

Recomendação da Masterpower de instalação, é a turbina com o eixo da lubrificação a +- 20º na diagonal. Essa explicação tem no manual da Masterpower.
Sei o que tem ser feito, saida de água da turbina na mangueira superior do radiador, e entrada de água da turbina pela mangueira inferior do radiador.

O que tenho dúvida nisso é se, quando a válvula termostática abrir e empurrar água quente pro radiador, como nessa parte vai estar a conexão com a turbina, aí com a pressão da água quente, se essa água quente não vai ser forçada a passar pela turbina e ir pra saída do radiador, mas aí a água quente voltar a circular no sistema sem se arrefecer? Tipo a ligação de água na turbina iria funcionar como um bypass de água quente quando a valvula termostática ficar totalmente aberta?
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