[PROJETO] - Ressuscitando Corsa SS 1.8 Turbo

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skrothu
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Re: Ressuscitando Corsa SS 1.8 Turbo

Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu: Quinta-feira 05 2020f Março 2020 06:42:07 PM sim, por isso da flange, pra adaptar a TBI eletrônica em si na ponta do coletor metálico....
mas ai vem q depende como for alimentar se torna um problema, mas de qq forma o problema mais critico da ruptura do coletor plastico seria resolvido
Tem muito caso desses coletores de plásticos do corsa quebrar?
Pq já vi muitos coletores de plásticos em carro turbo original, que passam de 1bar de turbo...
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Mensagem por SemControle »

é um risco alto
o turbo vai cobrando o preço nas coisas mais frágeis....
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Mensagem por skrothu »

To na dúvida como fazer a ligação da refrigeração de água da turbina.
Alguém que já fez e/ou tem alguma sugestão?

Outra dúvida é se aquele cano de água que sai do cabeçote ao lado do coletor de admissão, entra ou sai água? eu acredito que sai, é que to com todo o sistema de arrefecimento desmontado.

Agora turbina R4449 tem algumas dimensões diferentes e fica mais avançada, a ventoinha teve que sair dali... Se futuramente vier um intercooler, aí vai ter que vir um coletor sob medida...
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Mensagem por SemControle »

pegou com o kit? viu as recomendacoes?
1- deve-se fixar a turbina ligeiramente na diagonal, em torno de 25 graus.
2- a entrada de água é o furo que ficou pra baixo e a água deve vir da saída do radiador.
3- a saída de água é o furo que ficou pra cima e deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador.
4- deve-se passar as mangueiras de água de forma que não haja restrição ao fluxo natural (água quente sobe)."
o sistema funciona pelo fluxo natural da água quente subir, é isso resumindo
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Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu: Sexta-feira 27 2020f Março 2020 08:28:32 AM pegou com o kit? viu as recomendacoes?
1- deve-se fixar a turbina ligeiramente na diagonal, em torno de 25 graus.
2- a entrada de água é o furo que ficou pra baixo e a água deve vir da saída do radiador.
3- a saída de água é o furo que ficou pra cima e deve ser ligada à mangueira de entrada do radiador.
4- deve-se passar as mangueiras de água de forma que não haja restrição ao fluxo natural (água quente sobe)."
o sistema funciona pelo fluxo natural da água quente subir, é isso resumindo
Kit refrigeração? Não vendem mais com a turbina, tem que comprar a parte.

Recomendação da Masterpower de instalação, é a turbina com o eixo da lubrificação a +- 20º na diagonal. Essa explicação tem no manual da Masterpower.
Sei o que tem ser feito, saida de água da turbina na mangueira superior do radiador, e entrada de água da turbina pela mangueira inferior do radiador.

O que tenho dúvida nisso é se, quando a válvula termostática abrir e empurrar água quente pro radiador, como nessa parte vai estar a conexão com a turbina, aí com a pressão da água quente, se essa água quente não vai ser forçada a passar pela turbina e ir pra saída do radiador, mas aí a água quente voltar a circular no sistema sem se arrefecer? Tipo a ligação de água na turbina iria funcionar como um bypass de água quente quando a valvula termostática ficar totalmente aberta?
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Mensagem por SemControle »

eles tem isso de vender a parte o kit faz tempo mesmo, mas em geral pras ligacoes como pedem tudo tem q ser fabricado mesmo.....
pela logica sim, mas o fluxo é pouco...
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Mensagem por skrothu »

Atualizando e pedindo uma ajuda:

Preciso instalar/adaptar um sensor de fase no comando, mas a gaiola/alojamento do comando de válvulas do Corsa não veio com furo para o sensor de fase.
Alguém já experimentou furar a gaiola pra poder usar o sensor de fase?
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Mensagem por SemControle »

os 8V não usam o sensor, não tem preparação pra tal, vai ter q trabalhar tudo pra usar, fazer fixação, suporte, tudo.....com muito cuidado pra não danificar e matar a peça, além de respeitar toda a precisão/tolerância do sensor
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Mensagem por skrothu »

SemControle escreveu: Sábado 09 2021f Janeiro 2021 05:03:03 PM os 8V não usam o sensor, não tem preparação pra tal, vai ter q trabalhar tudo pra usar, fazer fixação, suporte, tudo.....com muito cuidado pra não danificar e matar a peça, além de respeitar toda a precisão/tolerância do sensor
Na gaiola/alojamento do comando de válvulas do meu motor, tem o local de por o sensor, mas o furo para o sensor é tampado. E existem motores 8V que usam o sensor de fase, a fase do comando não tem nada a ver com a quantidade de válvulas do motor.

Sem Furo, tampado:
Imagem
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... nal-gm-_JM

Sem Furo, tampado:
Imagem
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -sfuro-_JM

Com furo para o sensor:
Imagem
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -cfuro-_JM

Queria saber se alguém já teve a experiência de fazer o furo sem precisar desmontar a gaiola do comando, pq se precisar desmontar, vou ter que gastar com as juntas novas e parafusos forjados novos.
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Mensagem por SemControle »

infelizmente os raros corsas 8V q usam o sensor de fase só após 2009, q injeção deu suporte pra tal, no mais eram os 16V mesmo q usavam, e de outra forma, tem q adaptar tudo

tentei visualizar na cabeça, mas ai não é o lado da polia? o comando passa ai, vai acabar tendo q desmontar muita coisa mesmo

de qq forma sobre abrir o furo, já passei macho em rosca de cárter de moto, com a técnica da graxa, deu certo, mas não se compara a quantidade de limalha dessa missão ai
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