[DÚVIDA] - COMO REGULAR MELHOR UM CORSA 1.6 TURBO 95?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Ruanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 27 2017f Dezembro 2017 10:41:33 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Re: [DÚVIDA] CORSA 1.6 TURBO 95

Mensagem por Ruanzinho »

Entao já tentei aqui a mínima lenta q consegui foi 1.2 bar porém qndo vai acelerando com o carro já andado ele corta.. aí aumentei pra 1.5 bar até que melhorou mais não entra pressão qndo aciona turbina a única coisa q faz e variar apenas o ponteiro do combustível pouco pra cima.. coisa de 1.5 subir pra 1.6 1.7 tentei ir trabalhando com o delta variando ele bem sensível coisa de meia volta bem devagar até chegar no máximo apertado porém nada muda... Não sobe mesmo tô começando achar q é a bomba cada vez pois não dá pressão...
Então ele foi legalizado no turbo porém não foi feita troca de motor foi legalizado com a este mesmo no documento só tem a troca de combustível e o turbo.. estranho né?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bem estranho mesmo todas as mudancas......terrivel isso de pegar carro q nao ta legal e as vezes varios ja meteram a mao.....
Mesmo c a pressao na linha baixa ele teria q subir ate os antigos 3,5 na linha, imaginando ser algum limite de bomba ou qq coisa do genero
Da forma q fala do funcionamento o parafuso de pressao final ou delta nao estao atuando, a linha nunca tem uma variacao expressiva de pressao inicial pra final, seja c 3,5 seja com 1,5
Deixe a passagem do delta aberta (parafuso bem solto), assim qq vacuo ou pressao vao atuar na membrana do hpi, e trabalhe no parafuso da pressao final, aperte bem pra dar pressao final na linha, pra testar mesmo, se notar q sobe, mesmo q de uma vez e afoga ai vc comeca a tentar um equilibrio no delta
a pressao na linha sempre vem um pouco antes da pressao do turbo, pelo menos nos manometros, mas é gradual e nao uma porrada como deve acontecer c o delta aberto, q ate afoga
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Para saber se é bomba você tem duas possibilidades:
1- estrangular o retorno (pode ser um alicate de pressão na mangueira). O carro deve engordar e subir a pressão de linha.
2- soltar o retorno no tanque e direcionar para um galão. Se o retorno secar acelerando significa que a bomba está com vazão baixa.

Só faça isso depois de conseguir regular o HPI. Se a pressão estava em 3,5bar inicial e agora não passa de 1,5 é mais provavel que seja regulagem do HPI.
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays


Ruanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 27 2017f Dezembro 2017 10:41:33 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Ruanzinho »

Então galera... Acredito q seja o que seu sem Controle falou muitas pessoas botaram a mão vou achar um preparador bom com indicação pra mexer acho q é o mais certo né... Já tentei a regulagem final porém ela não altera.. só sobe bem pouco mesmo... Como eu disse quando a inicial tá em 1.5 ela varia pra 1.6 1.7 no máximo
Mais quando deixo a inicial em 3.5 a pressão agora fica nisso não abaixa nem sobe... Antes ela ainda baixava aí troquei a mangueira da pressurização e coloquei no vácuo...

A pressão inicial eu consigo alterar sem problemas mais a final não tem jeito...
Fiz oq o rado falou de estrangular a mangueira.. a pressão não subiu tmb.. então digamos que seja 90% que seja bomba msm né? Vcs me indica alguma que de certo e seja tiro e queda?


Ruanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 27 2017f Dezembro 2017 10:41:33 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Ruanzinho »

Alguém sabe me dizer qual bomba posso tá usando?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso varia, depende de vazão dos bicos e qnt combustível é necessário, não é só socar pressão na linha pra alimentar, nunca q dobrar a pressão na linha dobra o q passa pelos bicos
e por tudo q tentou eu não diria q a bomba tem problema, o problema é de regulagem pra variar essa pressão não linha
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ruanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 27 2017f Dezembro 2017 10:41:33 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Ruanzinho »

Uso bicos do astra flex...
Com tudo o que me indicaria fazer?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mantenho a ideia de procurar um preparador q afine seu carro na wide band e dinamômetro, isso é vida.....
mas por tudo q disse, no minimo uma regulagem q varia a linha de combustível de 1,5 a 3,5 deve ser possível, levei um tempo pra conseguir pegar a mão de brincar no HPI q tinha no golf, mas é super divertido, da pra comecar a engordar a mistura mais cedo, ja vinha pressao em 2K rpms, pq a linha ja comecava a subir, dava pra retardar a entrada da pressao fazendo a linha elevar mais tarde....mas como disse, qnd levei pra revisao e foi acertado na wide band, ficou outro nivel, super liso, sem falhas, sem tanta violencia na pressao, pq vinha gradual....
do jeito q ja regulou com 1,5 na linha, se fechar o retorno ao tanque a pressao na linha nao sobe? até onde ele chega?independe da bomba ela vai subir, o qnt tempo vai durar sao outros 500, pq a bomba vai trabalhar super forçada, e ao inves de vc fechar o retorno manual, a regulagem do HPI tem q promover isso, e de forma gradual.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ruanzinho
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 27 2017f Dezembro 2017 10:41:33 PM
Localização: Fazenda Rio Grande - PR
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por Ruanzinho »

Então é oq tô procurando um preparador por aqui na minha cidade....
Com 1.5 de pressão inicial ela sobe até 2 bar... Mais eu se deixar com 2 ela já não.sobe fica parada.. se eu subo pra 2.5 a inicial daí ela já começa a cair..
Eu não troque filtro de combustível tem alguma chance de ser ele entupido ou algo do gênero?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pressão inicial é uma coisa e final é outra, são separadas e teoricamente não dependem uma da outra.......
vc não sobe pressão inicial pra fazer subir pressão final, a grosso modo, inicial fica onde o carro mantem uma lenta lisa, dai vc passa a pensar em delta e pressão final, (mas com a inicial já esta "regulada"), o máximo q vc pode mudar da inicial e direto no delta é pra acordar a turbina mais cedo ou mais tarde um pouco......tudo isso pra regulagem caseira e fazer o carro ao menos andar e pressurizar, com isso pelo menos feito, ai vc vai aos poucos em cima da sonda lamba dando uma afinadinha no carro, ainda não é a forma mais precisa, mas ja garante um funcionamento bom do conjunto....

em um carro original já pode ser muita coisa, sempre se indica aquela boa revisão completa, imagina em um carro preparado q alem de todos os itens normais do dia a dia ainda tem a parte de preparação pra poder dar problema....e ninguém quer por a mão e ter dor de cabeça.....
tudo pode ser problema.....tanto original do carro, q como já disse, pelo ano esse sistema MPFI não é original dele, é outra coisa a ficar alerta, como a preparação tmb...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”