Saí de 1.0 EFI e fui para 1.4 EFI. Eu fiz e deu certo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
leandro.dhj
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 01 2016f Setembro 2016 10:54:34 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1995

Re: de 1.0 efi para 1.4 efi fiz e deu certo

Mensagem por leandro.dhj »

sim cairiam aqui e nao fariam né
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

leandro.dhj escreveu:caro Bange sabias suas palavras começando do começo ,eu peguei um motor 1.4 que estourou o bloco em uma batida peguei todas as peças internas tais como vira pistão já com bielas emandei abrir meu bloco todas as peças eram stander usei o mesmo pistao e troquei aneis e bronzinas acho que 1.4 vai de boa ja um 1.6 nçao sei informar mas sobra muito material ainda no bloco .
estou a uma semana com o carro ladeiras que ele subia chorando em primeira sobe tranquilamente em segunda sem forçar .
eu fiz por conta e risco e nao acho viavél fazer se tiver que comprar todas as peças sai muito caro so fiz pq paguei barato nesse bloco quebrado
Sim, reparei que vc colocou tais peças...eu não me prendo muito a parte mecânica, pois havendo medidas para a abertura, pode-se chegar até 2.0 ou mais...se fosse um carburado eu estaria mais seguro, porém com injeção existe um módulo que controla o motor, diferente do 1.4, bicos idem, pressão de bomba idem, medidas para admissão e escapamento do ar, etc, etc, etc...imagine que um mero afastamento de eletrodos de vela já dá uma diferença tamanha! Será que com tanta coisa que faz parte do controle do motor e que não foram trocadas, a coisa deu certo em 100%?

Por isso é que vale a pena medir e conferir tecnicamente.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra quem duvida tem as fotos de bloco q virou lixo no forum......eu acho q foi na tentativa de 1.6
pra ficar 1.4 realmente, o caminho é longo, muito longo, esta com miolo 1.4, gerenciamento de 1.0 e todo o restante dele....virou 1.0 mal acertado ou 1.4 mal acertado? é o q o bange disse, se tornar 1.4 de fato vai muito, muito além mesmo, de cara já se pode dizer q a mistura esta pobre, vc tem capacidade volumétrica 40% maior, porem alimenta ainda como se fosse 1.0, ahhhh mas não enche os 40% a mais se o cabeçote ainda é de 1.0, ele estrangula a entrada e saída de ar, entendeu o q dizemos?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Eu não arriscaria abrir 1.4 no meu Corsa Wind, mas se deu certo pro Leandro que você seja feliz. Não ligue para o pessoal que fica dissertando esse diálogo técnico exagerado, o carro é seu e não deles.

Falam de injeção EFI como se fosse a coisa mais sofisticada do mundo, como o MPFI (ahahah :D), mas sem muito mistério o Leandro pode nos informar sobre consumo aqui (se os moderadores permitirem) ou lá no tópico de consumo, assim não precisamos fazer TCCs a respeito de "abrir bloco dá certo ou não", ou "vale a pena ou não".
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Adrianno Sakamoto escreveu:Eu não arriscaria abrir 1.4 no meu Corsa Wind, mas se deu certo pro Leandro que você seja feliz. Não ligue para o pessoal que fica dissertando esse diálogo técnico exagerado, o carro é seu e não deles.

Falam de injeção EFI como se fosse a coisa mais sofisticada do mundo, como o MPFI (ahahah :D), mas sem muito mistério o Leandro pode nos informar sobre consumo aqui (se os moderadores permitirem) ou lá no tópico de consumo, assim não precisamos fazer TCCs a respeito de "abrir bloco dá certo ou não", ou "vale a pena ou não".
A felicidade dele realmente deveria independer da opinião alheia.

Todo mundo é livre para fazer o que bem entender com o bem que possuí, isto é apenas o óbvio... mas qual é o ponto de abrir um tópico a respeito de algo se a única coisa que você está disposto a ouvir sobre isto é algum tipo de apoio moral que lhe conforte em sua decisão independentemente de possíveis consequências secundárias?!!?

Se for assim e então é mais fácil cada um guardar para si mesmo as opiniões que lhes forem mais confortáveis de se acreditar e assim viver feliz para sempre... ....porque em um forum /clube: normalmente é isto mesmo, se discute mesmo sobre as coisas, é onde as pessoas trocam experiências e buscam informação...

A qualquer momento pode chegar um aqui e dizer que tirou o filtro de ar, diminuiu a viscosidade do óleo, adicionou tinner na gasolina, arrancou a válvula termostática e cortou no meio as quatro molas, e que isto deu super certo: o carro está andando mais, respondendo melhor, mais estável nas curvas e ainda de brinde consumindo muito menos...

Tem o pessoal aí do clube que já tem alguma propriedade p/ afirmar que estas coisas podem são ser assim tão ideais de se realizar, e é de bom senso que elas digam as coisas até para que outros não assumam tais erros assim tão aleatoriamente baseados em qualquer coisa....

No final do dia, cada um ainda é livre p/ fazer o que bem entender. Mas quem é sensível demais as opiniões alheias quando estas não apoiam as suas próprias, ainda que sem embasamento, realmente não deveria as submeter a discussão em um grupo... porque é realmente muito mais fácil viver feliz com suas próprias convicções independentemente de fatos e de opiniões alheias....
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Ninguém está impedido de opinar por aqui, acredito. Respeitar opinião respeitamos, concordar ou não ai vai de cada um.

Já vi o Corsa Wind de 1.0 até 1.8 com a mesma injeção se for para falar em "históricos". Eu como disse não arriscaria abrir pois não preciso de motor mais potente, não quero fazer trackday e quero manter a documentação em dia. Nós conhecemos as responsabilidades a respeito.
leandro.dhj
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Quinta-feira 01 2016f Setembro 2016 10:54:34 PM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por leandro.dhj »

na verdade to nem ai com opinião alheia so postei pq aqui ninguém fez e fala que nao da certo
teoria e uma coisa bem diferente de pratica e questão de consumo ta de boa e temperatura também.
1.4 efi e a mesma injeção do 1.0 muda so o bico e a pressão de combustível que pode ser facilmente regulado pelo dosador da tbi
meu lema é o seguinte so falo que nao da certo se eu tentar e nao der essa minha opinião se quiser pode excluir o topico
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

...Eu também já vi homem virar mulher e mulher virar homem. Usinar um cabeçote é coisa fácil...

P/ abrir um bloco 1.0 para 1.4 você só precisa que o material desbastado não seja tanto a ponto de matar a peça.... e que é possível, nunca foi segredo, dá p/ abrir e o carro vai funcionar...

O que o pessoal está observando aí é que a vida é um pouco mais complexa, não basta apenas abrir um bloco para seja lá qual volume for para ter um carro realmente de tal cilindrada... a coisa não se resume a isto... isto é um fato da vida, não uma mera opinião.

Nesta de abrir só o bloco é mais fácil você piorar um motor do que o potencializar, de 1.0 p/ 1.4 talvez não vá trazer amolação agora de imediato ou grande diferença perceptível, mas na melhor das hipóteses, se não piorou: ter ganhado muita potência é o que muito provavelmente não aconteceu. O efi é mais simples, mas tem mais coisa além disto. Acredito que pelo menos TBI, bico, bomba, coletor de admissão, cabeçote, comando de válvulas, pistões e virabrequim não sejam idênticos nos dois motores.

Na mais ideal das conversões, tivesse ele transplantado tudo do1,4 para o 1.0 o ganho seria legal, mas já não grandes coisas, que dizer só desta mera adequação técnica?!?! ...ganhou, ...perdeu?! ...no achometro é o que é complicado dizer, mas se quiser ver um motor 1.0 realmente ficar manco é só dar um jeito de dobrar o volume dele para 2.0 e manter todo resto igual....

É um jogo de comprometimento onde se tem mais a perder do que hipoteticamente a ganhar. Você abre o bloco, põe no carro e ele vai funcionar, mas não vai mudar muita coisa para a melhor e quem pode garantir que esta intervenção não vai causar consequências negativas no médio longo prazo?!?! ...o dono da retífica que não vai dispensar serviço!? ...acho que não...

1.0 aberto para 1.4 está no limite, um cabelinho e chega nas galerias... É claro que não vai estar superaquecendo agora, ele está trabalhando sub-alimentado, aumentou o estômago mas esqueceu de aumentar a comida e o tamanho da boca p/ acompanhar a proporcionalidade....

"Dar certo" é um pouco mais transcendental do que isto. Mas o importante é realmente ser feliz.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sempre digo q motor e carro são um conjunto......
não adianta por eu q mal toco campainha pra tocar com os melhores músicos do mundo, q eu sozinho vou afundar todos......se tudo do motor e carro não casam, pode até funcionar, realmente no melhor q poderia não.......funcionar é tranquilo de funcionar......esse é apenas o ponto, ta com miolo de 1.4, mas até ai qual o comportamento, de 0,800? de 1000? 1200? 1400? 1600?, eu digo pra de fato ser 1.4 vai muito além ainda nas trocas de peças, mas pode chegar sim, o mais trabalhoso já foi feito...

basta ver o histórico do urubu, saiu da oficina com 1,5 de pressão, andava q nem o demônio, amaciei, ai levai ao preparador pra baixar a pressão e fazer um acerto melhor, nossa, com 0,8 agora achava q andava tanto qnt antes com o dobro da pressão, passou o tempo, precisava uma revisão, e resolvi deixar numa oficina top da região, trabalham com carros de arrancada, acerto pela wide band, pois o carro voltou foi com o satanás incorporado.....então no resumo muda algo, o psicológico já acha q esta fantástico, muda outra coisa, fica top, qnd se faz uma mudança mais técnica, com equipamentos q permitem comprovar, ai vc para e ve q no começo apensar de bem melhor q o original, estava muito longe do ideal.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Bom... eu ainda fiquei curioso quanto aos parâmetros deste seu veículo amigo. Como ficou as questões levantadas? digo, em relação a consumo, desempenho... Chegou a passar em um dinamometro para comparação?

Acho que toda forma de preparação ou mudanças são válidas, pois é assim que descobrimos outras possibilidades. É claro que o método empírico não é o ideal mesmo sabendo que ja temos muitos testes e conhecimentos espalhados por ai, mas, já que fez, não faça como os outros, poste os seus resultados.

Um abraço.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”