Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Re: Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Mensagem por StevenCorsa »

Rapaz,eu faço em casa essa parada,complicado é tempo,trabalho com obra,então é difícil parar em casa sem querer descansar um pouco a cabeça,mas quase meti o loco pra fazer,eu já verdade eu fui buscar o carro lá pra fazer,aí o cara deu pra trás,e acabei dando outra chance pra ele
StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

Isso que é triste
StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

Imagem tá fluindo!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vamos aguardar a próxima dificuldade q vai empacar o cabra.......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

SemControle escreveu:vamos aguardar a próxima dificuldade q vai empacar o cabra.......
Agora acho que flui,estava faltando mais é a presença do dono,carro está a mais ou menos uns 80km da onde eu trabalho.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
StevenCorsa
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quarta-feira 12 2017f Julho 2017 05:58:24 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por StevenCorsa »

Imagem problema dessa vez foi na correia dentada que ficou pequena...mas providenciei uma maior já!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Sei que o tópico é velho mas quero deixar uma luz aqui pra quem precisar.

O meu carro (Corsa C 1.8 8v flex) ficou ruim um tempo atrás e vendo que ia ter que gastar com retifica eu resolvi chutar o balde e fuçar nele de vez, e uma das coisas que eu resolvi fazer foi converter ele pra 16v usando o cabeçote da meriva/stilo.

Essa conversão da um pouco mais de trabalho que a galera imagina. Apesar do bloco ser o mesmo entre 8 e 16v, quase todas as peças ao redor do bloco e do cabeçote são diferentes, e uma delas é o suporte do motor que o colega reclamou.

O suporte que fica fixado na longarina é o mesmo pros 8 e pros 16v mas o que vai fixado no motor é diferente. O suporte do 8v acaba ficando em cima do lugar onde vai uma polia do cabeçote 16v e a solução pro problema do colega é até bem simples, é só comprar o suporte de motor da meriva 16v ou do stilo 16v e colocar no motor, plug'n play. Fiz isso e resolveu o problema.

Só que resolvendo um problema eu ganhei outro, agora na correia de acessórios que passou a pegar nesse suporte novo. Estudando a situação a gente viu que se tirasse a bomba da direção hidráulica o problema era resolvido. Olhando os diagramas da GM parece que a meriva 16v usava direção eletro-hidráulica enquanto o stilo sempre usou direção elétrica. A solução pra esse problema foi mesmo tirar a bomba da DH e comprar uma bomba de direção eletro-hidráulica do Astra, que é fácil de achar. Fizemos isso e resolveu o problema.

Fora isso existem vários outros pontos de atenção nessa conversão que é importante o pessoal ficar atento, mas no geral da pra fazer de forma limpa e sem gambiarras pesadas.

Duas dicas, quando forem pesquisar peças relacionadas ao motor não se limitem em procurar só as da meriva 16v (que está difícil de achar hoje em dia), procurem também pelas peças do stilo 16v que ficou mais tempo em produção e é mais fácil de achar. A outra dica é pra usarem bastante o site pecachevrolet.com.br pra tentar entender como é a montagem e saber se tal peça é aplicável só pros ou 8v, só pros 16v ou se vale pros dois.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bem aquilo, pra tirar uma coisa do caminho se coloca outra....

esse relato lembrei q semana passada tava na oficina qnd terminaram de montar um pt cruizcredo, ligaram e uma vibracao do cao.....
era um suporte q pegava no cabecote, reservatorio de expansao e carroceria, o suporte era uma barrinha tao sem vergonha q nao da pra imaginar como prendia o motor pra parar tamanha vibracao...detalhe, a desmontagem do carro quase todo pra colocar essa barra sem vergonha, ta igual a adaptacao de vcs.....
desmonta tudo, muda e remonta, avanca pouco e la vamos nos desmontar um monte pra solucionar o problema, criando outro um pouco mais na frente....

mas no final vai ficar bem legal esse 1.8 16V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Pois é, e esses dias aconteceu mais uma. Como a bomba da DH caiu fora, o suporte dela (que é grande) ficou ali roubando espaço e segurando só o compressor do AC. Até dava pra deixar isso quieto mas pensando em artes futuras achei melhor comprar o suporte que segura só o compressor e que é bem menor. Depois de colocar o suporte novo o espaço que liberou foi imenso mas o compressor ficou numa posição mais alta e agora a mangueira que sai dele ta encostando na proteção do radiador e na mangueira da válvula termostática... lá vai eu comprar a mangueira dos corsas com AC e sem DH que usam esse suporte... pelo menos parece que resolvendo isso termina essa história de arrumar um problema e ganhar outro
SemControle escreveu:mas no final vai ficar bem legal esse 1.8 16V
A intenção é essa... é um projeto pé no chão sem exageros e de custos controlados, a gente tentou planejar tudo antes de começar

Foto de ontem:

Imagem

Apesar da bagunça o motor já ta ligando, e vou aproveitar pra deixar mais dicas:

- Estejam bem assessorados na parte mecânica, elétrica, injeção eletrônica e fornecedor de peças. Sem isso se prepara pq vai sofrer
- Se quiser fazer essa conversão que nem eu fiz, considere tb comprar um motor 16v completo usado. O f**a é o risco de pegar um motor todo fudido sendo vendido como "em perfeito estado"... sofri com isso em algumas peças que comprei...
- Falei no meu post anterior e repito, olhar sempre o pecachevrolet.com.br pra entender as peças e a montagem, e tenham esquemas elétricos em mãos
- A tubulação de escapamento do 8v não encaixa com o coletor de escape do 16v, tem que trocar tudo... sim, tudo... a primeira parte da tubulação (a que se conecta com o coletor de escape) da pra usar dos corsas B 16v, o resto tem que mandar fazer custom
- Se alguém quiser usar a injeção eletrônica do 8v se prepare pq vai ser difícil (pra não dizer quase impossível), mesmo que consiga fazer o motor ligar ainda sim não vai ficar bom... começa que os bicos e flauta do 8v não encaixam no coletor do 16v e a TBI + atuador de lenta do 8v é bem diferente da TBI original da meriva ou mesmo de outros GM 16v. Existem formas e formas de lidar com isso e aí vai de cada um... só digo que usar o coletor original da meriva 16v com a injeção do 8v vai ser zuado pq o coletor é variável e a injeção do 8v não vai tocar o atuador dele... idem pro sensor de fase por ex.... eu optei por usar o coletor variável original e uma TBI de vectra 16v (encaixe praticamente perfeito no coletor da meriva) com uma injeção programável megasquirt MS2 onde eu vou poder fazer uso desses recursos, inclusive vou poder manter o carro flex usando um sensor do up TSI na linha de combustível. Mesmo quem quiser montar essa mecânica aspirada e originalzinha acho que não vai escapar de ter que colocar uma injeção after market
- Por falar em injeção eletrônica, o meu carro tem BCM e o painel recebe as informações de velocidade e rotação por rede CAN... Pra ele continuar funcionando eu vou precisar deixar a injeção original do 8v funcionando em paralelo com a after market e pra uma eletrônica minha interceptar as mensagens da rede CAN. Assim eu vou descobrir como o painel funciona e num segundo momento vou poder tirar a injeção original, e a minha eletrônica vai ficar responsável por mandar as informações pra ele
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Imagem

Fase 1 praticamente concluída com direito a capa do motor, só falta acertar uns detalhes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”