[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado »

Olá!

Primeiro vou contar um pouco da história do carro para depois postar o projeto...

Eu ajudava na organização dos trackdays de Curitiba e sempre tive vontade de ter meu próprio carro. Com o passar do tempo a idéia amadureceu e juntei com meu irmão e mais um amigo e fizemos a loucura:
Compramos este Corsa GSI em 2011, já estava sendo desmontado para ser vendido como sucata, o que seria um ótimo começo para um carro de pista.
Imagem

Logo no primeiro trackday quebramos o motor 1.6 16V original e decidimos parar o carro para refazer por completo (motor, santo antonio, suspensão, policarbonato...).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O motor foi montado original, apenas com uma FT300 e powerbox, e assim rodou por 4 anos. Tivemos mais algumas quebras mas sempre por fatores externos (bico travado, ventoinha que não acionou e por aí vai)... até que em 2015 o dinheiro ficou curto e parei o carro após uma quebra.
Em 2016 resolvi arrumar o carro (em casa, como sempre fazia) mas não consegui e resolvi partir para um projeto que sempre tive vontade: montar um motor 1.6 8V turbo.

Então, hoje o carro está assim:
Motor 1.6 8V
Coletor SPA T3
Turbina Master Power R4449-2
Embreagem FF 6 pastilhas
FT350
Wideband Nano
Intercooler SPA
Mangotes SPA
Deslocador de filtro SPA
Wastegate SPA

Ainda falta eu escolher bicos e bomba de combustível.

Hoje terminei toda a pressurização (feita em 2,5"), falta só fazer as tomadas de pressão para a Wastegate e mandar para a pintura.
Imagem

Imagem

Imagem

Esta semana devo refazer todo o chicote de injeção e também a elétrica do carro. Como ficou muito tempo parado em local ruim (com muita umidade e sol) o chicote acabou mofando.

Aproveito, após esta apresentação, para tirar uma dúvida:
Onde fica o sensor de temperatura de água deste motor? Achei um perto da bobina e um no coletor de admissão. Qual deles devo utilizar para enviar o sinal para a Fueltech?
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
lmmedeiros
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 25 2015f Dezembro 2015 10:21:57 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Mensagem por lmmedeiros »

Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

lmmedeiros escreveu:Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Obrigado!

O carrinho é bem divertido de guiar, tem pouca potência mas bastante chão.
Agora vou em busca de um pouco mais de potência para ampliar a diversão e baixar um pouco os tempos de volta.
SemControle escreveu:da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V
Valeu!
Vou tampar este do cabeçote então, temperatura de ar vou ler na pressurização.
O cabeçote 16v é muito bom, o problema é achar alguém que entenda da manutenção por aqui. O mecânico que cuidava do carro antes de eu me meter acabou se mudando de cidade, aí foi só problema.


Aqui no meu canal do youtube tem vários videos do carro andando, em Curitiba, Brasilia, Cascavel e Joinville.
https://www.youtube.com/user/RadoEU/featured

E neste link do photobucket tem várias fotos da montagem do carro:
http://s196.photobucket.com/user/Radaum/library/Corsa
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
lmmedeiros
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 25 2015f Dezembro 2015 10:21:57 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Mensagem por lmmedeiros »

Rado escreveu:
lmmedeiros escreveu:Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Obrigado!

O carrinho é bem divertido de guiar, tem pouca potência mas bastante chão.
Agora vou em busca de um pouco mais de potência para ampliar a diversão e baixar um pouco os tempos de volta.
SemControle escreveu:da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V
Valeu!
Vou tampar este do cabeçote então, temperatura de ar vou ler na pressurização.
O cabeçote 16v é muito bom, o problema é achar alguém que entenda da manutenção por aqui. O mecânico que cuidava do carro antes de eu me meter acabou se mudando de cidade, aí foi só problema.


Aqui no meu canal do youtube tem vários videos do carro andando, em Curitiba, Brasilia, Cascavel e Joinville.
https://www.youtube.com/user/RadoEU/featured

E neste link do photobucket tem várias fotos da montagem do carro:
http://s196.photobucket.com/user/Radaum/library/Corsa
O link do video/canal ta off

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

Vou colocar então o link para o video da ultima vez que andei no carro, aí se entrar no meu canal terão mais videos:
https://www.youtube.com/watch?v=rX9lBiCmToA
[youtube]rX9lBiCmToA[/youtube]
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cambio sem fim, legal.....
craro, não podiam faltar os ap treizkilimei no pé......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 04:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Renan Classic »

Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro
Renan Classic
(11)97413-6963
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 11:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Rado »

SemControle escreveu:cambio sem fim, legal.....
craro, não podiam faltar os ap treizkilimei no pé......
Neste video eu estava utilizando pneus Yokohama C.Drive2 185/60R14, que é o jogo que eu usava para chuva. Com eles o câmbio fica muito longo e mata o carro (Vmáx passava dos 230km/h).
Utilizando os slicks 175R13 (Não lembro a altura de cabeça) a relação encurtava um bocado e quase fechava a quinta no fim da reta. Pelas contas de relação dava cerca de 192km/h reais no limite de giro (7200rpm), no GPS chegamos a 185km/h em voltas rápidas.... o que é muito bom e ajuda bastante a virar tempo.

Hoje eu passei a usar os Achilles ATR-K Sport 165/55R14, vai me dar 198km/h a 6500 rpm. Por conta da potência maior acredito que falte câmbio, mas só colocando na pista para ter certeza.
Renan Classic escreveu:Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro
Show de bola!
Em São Paulo o pessoal conhece mais destes motores. Aqui em Curitiba pessoal de pista só conhece AP, aí fica complicado buscar as receitas.
Preferi partir pro turbo que depende menos do conhecimento no motor.
Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

brasil sofre c o único motor q passou por aqui, falou em motor, falou AP, qq região é assim....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”