[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

Responder
Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

[PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Quarta-feira 18 2017f Janeiro 2017 07:46:12 PM

Olá!

Primeiro vou contar um pouco da história do carro para depois postar o projeto...

Eu ajudava na organização dos trackdays de Curitiba e sempre tive vontade de ter meu próprio carro. Com o passar do tempo a idéia amadureceu e juntei com meu irmão e mais um amigo e fizemos a loucura:
Compramos este Corsa GSI em 2011, já estava sendo desmontado para ser vendido como sucata, o que seria um ótimo começo para um carro de pista.
Imagem

Logo no primeiro trackday quebramos o motor 1.6 16V original e decidimos parar o carro para refazer por completo (motor, santo antonio, suspensão, policarbonato...).

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O motor foi montado original, apenas com uma FT300 e powerbox, e assim rodou por 4 anos. Tivemos mais algumas quebras mas sempre por fatores externos (bico travado, ventoinha que não acionou e por aí vai)... até que em 2015 o dinheiro ficou curto e parei o carro após uma quebra.
Em 2016 resolvi arrumar o carro (em casa, como sempre fazia) mas não consegui e resolvi partir para um projeto que sempre tive vontade: montar um motor 1.6 8V turbo.

Então, hoje o carro está assim:
Motor 1.6 8V
Coletor SPA T3
Turbina Master Power R4449-2
Embreagem FF 6 pastilhas
FT350
Wideband Nano
Intercooler SPA
Mangotes SPA
Deslocador de filtro SPA
Wastegate SPA

Ainda falta eu escolher bicos e bomba de combustível.

Hoje terminei toda a pressurização (feita em 2,5"), falta só fazer as tomadas de pressão para a Wastegate e mandar para a pintura.
Imagem

Imagem

Imagem

Esta semana devo refazer todo o chicote de injeção e também a elétrica do carro. Como ficou muito tempo parado em local ruim (com muita umidade e sol) o chicote acabou mofando.

Aproveito, após esta apresentação, para tirar uma dúvida:
Onde fica o sensor de temperatura de água deste motor? Achei um perto da bobina e um no coletor de admissão. Qual deles devo utilizar para enviar o sinal para a Fueltech?


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

lmmedeiros
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 25 2015f Dezembro 2015 09:21:57 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por lmmedeiros » Quarta-feira 18 2017f Janeiro 2017 08:11:06 PM

Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk



SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25698
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por SemControle » Quinta-feira 19 2017f Janeiro 2017 07:05:03 AM

da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Sexta-feira 20 2017f Janeiro 2017 06:10:00 PM

lmmedeiros escreveu:Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Obrigado!

O carrinho é bem divertido de guiar, tem pouca potência mas bastante chão.
Agora vou em busca de um pouco mais de potência para ampliar a diversão e baixar um pouco os tempos de volta.
SemControle escreveu:da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V
Valeu!
Vou tampar este do cabeçote então, temperatura de ar vou ler na pressurização.
O cabeçote 16v é muito bom, o problema é achar alguém que entenda da manutenção por aqui. O mecânico que cuidava do carro antes de eu me meter acabou se mudando de cidade, aí foi só problema.


Aqui no meu canal do youtube tem vários videos do carro andando, em Curitiba, Brasilia, Cascavel e Joinville.
https://www.youtube.com/user/RadoEU/featured

E neste link do photobucket tem várias fotos da montagem do carro:
http://s196.photobucket.com/user/Radaum/library/Corsa


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

lmmedeiros
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Sexta-feira 25 2015f Dezembro 2015 09:21:57 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2013

Re: RE: Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por lmmedeiros » Sexta-feira 20 2017f Janeiro 2017 07:31:24 PM

Rado escreveu:
lmmedeiros escreveu:Primeiramente que projeto bacana infelizmente não posso te ajudar pois nao entendo muito mas gostei bastante do projeto parabéns pelo carro

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Obrigado!

O carrinho é bem divertido de guiar, tem pouca potência mas bastante chão.
Agora vou em busca de um pouco mais de potência para ampliar a diversão e baixar um pouco os tempos de volta.
SemControle escreveu:da agua é o próximo a bobina, o da admissão é do ar.....
pro turbo seria tao bem vindo o antigo cabeçote 16V
Valeu!
Vou tampar este do cabeçote então, temperatura de ar vou ler na pressurização.
O cabeçote 16v é muito bom, o problema é achar alguém que entenda da manutenção por aqui. O mecânico que cuidava do carro antes de eu me meter acabou se mudando de cidade, aí foi só problema.


Aqui no meu canal do youtube tem vários videos do carro andando, em Curitiba, Brasilia, Cascavel e Joinville.
https://www.youtube.com/user/RadoEU/featured

E neste link do photobucket tem várias fotos da montagem do carro:
http://s196.photobucket.com/user/Radaum/library/Corsa
O link do video/canal ta off

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk



Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Segunda-feira 23 2017f Janeiro 2017 07:25:05 PM

Vou colocar então o link para o video da ultima vez que andei no carro, aí se entrar no meu canal terão mais videos:
https://www.youtube.com/watch?v=rX9lBiCmToA
[youtube]rX9lBiCmToA[/youtube]


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25698
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por SemControle » Quarta-feira 25 2017f Janeiro 2017 08:41:23 PM

cambio sem fim, legal.....
craro, não podiam faltar os ap treizkilimei no pé......


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Renan Classic » Quinta-feira 26 2017f Janeiro 2017 06:37:19 AM

Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro


Renan Classic
(11)97413-6963

Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 08:04:55 AM

SemControle escreveu:cambio sem fim, legal.....
craro, não podiam faltar os ap treizkilimei no pé......
Neste video eu estava utilizando pneus Yokohama C.Drive2 185/60R14, que é o jogo que eu usava para chuva. Com eles o câmbio fica muito longo e mata o carro (Vmáx passava dos 230km/h).
Utilizando os slicks 175R13 (Não lembro a altura de cabeça) a relação encurtava um bocado e quase fechava a quinta no fim da reta. Pelas contas de relação dava cerca de 192km/h reais no limite de giro (7200rpm), no GPS chegamos a 185km/h em voltas rápidas.... o que é muito bom e ajuda bastante a virar tempo.

Hoje eu passei a usar os Achilles ATR-K Sport 165/55R14, vai me dar 198km/h a 6500 rpm. Por conta da potência maior acredito que falte câmbio, mas só colocando na pista para ter certeza.
Renan Classic escreveu:Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro
Show de bola!
Em São Paulo o pessoal conhece mais destes motores. Aqui em Curitiba pessoal de pista só conhece AP, aí fica complicado buscar as receitas.
Preferi partir pro turbo que depende menos do conhecimento no motor.


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25698
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por SemControle » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 10:21:56 AM

brasil sofre c o único motor q passou por aqui, falou em motor, falou AP, qq região é assim....


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs

Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Renan Classic » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 12:41:10 PM

Renan Classic escreveu:Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro
Show de bola!
Em São Paulo o pessoal conhece mais destes motores. Aqui em Curitiba pessoal de pista só conhece AP, aí fica complicado buscar as receitas.
Preferi partir pro turbo que depende menos do conhecimento no motor.[/quote]

Se você precisar de alguma ajuda é só da um salve pois tenho um turbo tbm 8v
IMG-20161215-WA0082.jpg
Não consegui subir a foto do meu turbo
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.


Renan Classic
(11)97413-6963

Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Segunda-feira 30 2017f Janeiro 2017 10:03:18 PM

Renan Classic escreveu:
Renan Classic escreveu:Parabéns pelo projeto ta muito top to montando um pra trackday também mas aspro
Show de bola!
Em São Paulo o pessoal conhece mais destes motores. Aqui em Curitiba pessoal de pista só conhece AP, aí fica complicado buscar as receitas.
Preferi partir pro turbo que depende menos do conhecimento no motor.
Se você precisar de alguma ajuda é só da um salve pois tenho um turbo tbm 8v
IMG-20161215-WA0082.jpg
Não consegui subir a foto do meu turbo
Gostei hein!
1.8 16V de meriva?
Queria bastante ter montado o meu com itbs e comandos, mas a falta de gente boa aqui me fez desistir.
Com um bom acerto de chão dá para incomodar muito carro grande na pista.

Hoje montei a pressurização definitiva, foi feita a pintura eletrostática. Também comecei a fazer o painel central, onde ficará chave geral e todas as chaves para o funcionamento do carro.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma duvida que me surgiu agora é com relação ao servo freio. Muda alguma coisa entre GSI e Classic na fixação ao firewall?
Como tirei todo o sistema de ABS, preciso refazer as linhas e trocar o cilindro mestre. Pensei no do classic por ser mais fácil de achar. Será que dá certo?


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Renan Classic » Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 07:48:15 AM

Gostei hein!
1.8 16V de meriva?
Queria bastante ter montado o meu com itbs e comandos, mas a falta de gente boa aqui me fez desistir.
Com um bom acerto de chão dá para incomodar muito carro grande na pista.
Exatamente mecânica de Meriva 16v, motor forjado com pistões com dome deu 13,7 taxa

Uma duvida que me surgiu agora é com relação ao servo freio. Muda alguma coisa entre GSI e Classic na fixação ao firewall?
Como tirei todo o sistema de ABS, preciso refazer as linhas e trocar o cilindro mestre. Pensei no do classic por ser mais fácil de achar. Será que dá certo?
Cara se você trocar o sistema inteiro para o do Classic creio que não terá problema.
Inclusive se for desfazer de alguma coisa do ABS do GSI me comunique pois tenho um.
(11) 974136963


Renan Classic
(11)97413-6963

Renan Classic
:: ST ::
Mensagens: 864
Registrado em: Segunda-feira 04 2008f Fevereiro 2008 03:33:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Renan Classic » Terça-feira 31 2017f Janeiro 2017 09:15:31 AM

Referente a pressurização ta ótimo, o meu é bem parecido mas meu carro é de rua e uso .50/48
Imagem


Renan Classic
(11)97413-6963

Rado
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Segunda-feira 09 2017f Janeiro 2017 10:43:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Re: [PROJETO] Corsa turbo para trackdays

Mensagem por Rado » Segunda-feira 06 2017f Fevereiro 2017 09:56:59 PM

Com as dicas do pessoal eu acabei comprando um kit completo de servo/cilindro/reservatorio de corsa classic. Já foi para o carro, só precisa fazer as linhas agora e está finalizado o capítulo do freio:
Imagem

Também ja comecei a fazer a elétrica do painel central, defini onde vão ficar os relês (dentro do porta luvas) e coloquei a FT no lugar. A wideband vai ficar junto da FT, dá para ver perfeito por dentro do volante.
Imagem

Imagem

Agora, mais dúvidas:
É possível trocar o suporte do motor + coxim pelo do modelo sem Ar Condicionado e DH?
Vi em algumas fotos que sobra mais espaço, no meu caso fica bem apertado para fazer o escapamento:
Imagem

Também, gostaria de saber se alguém já tirou esta "orelhinha" da carcaça do câmbio. Ela fica bem na frente da entrada da turbina e esta atrapalhando para fazer a tomada de ar. Estou pensando bastante em cortar para abrir espaço.
Imagem

Imagem


Corsa GSWind 1.6 8V - Projeto para Trackdays

Responder

Voltar para “Projeto e Preparação”