[PROJETO] Corsa Hatch 1.Quase Turbo

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Re: [PROJETO] Corsa Hatch 1.Quase Turbo

Mensagem por brunozc5 »

sousaman escreveu: Segunda-feira 27 2020f Abril 2020 09:42:47 PM Bruno,

Fiz uma varredura no fórum e achei esse tópico: https://corsaclube.com.br/viewtopic.php ... 74#p872474

Pena que as fotos se foram.
brunozc5 escreveu: Terça-feira 07 2019f Maio 2019 05:28:25 PM Agora me ajuda a achar o tópico desse Corsa Branco que eu to apaixonado nele hahaha
Imagem
O membro é o danpereir.

Faça umas pesquisas no Google que vc encontrará mais fotos do Corsa com Teto Solar dele.

Tem algumas perdidas aqui no fórum, inclusive no encontro de 10 anos do CC.

Conte um pouco depois de como está o carro.

Abraço!
Cara boom dia, muito obrigado pela busca, vou dar uma olhada no topico dele.

Sobre o meu carro, permece do mesmo jeito, to trabalhando com ele então não da pra parar pra mexer

Mas agoras nas ferias da facul vou fazer outro Up de freio, serão discos de 316mm e pinças 4 pistões e vou subir o kit do vectra pra traseira porque o freio de mão do meu ficou muito ruim ai vou optar pelo kit com sapatas.
Coloquei tambem o kit de milhas do S10 com projetor, o que me ajuda muito nas madrugadas voltando da facul. Eu to sem as fotos agora aqui mas a noite eu subo algumas coisas ta

De resto é só a alegria de estragar alguma coisa toda semana AHHAHA parace o Mc Donalds, toda semana uma surpresa diferente, a ultima foi a suspensão dianteira :(
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

-

Muito boa tarde amigos, como os senhores estão ? Como estão passando essa pandemia ?

Então galera, dei uma sumida, mas pelo uma vez por ano quero vir aqui dar uma atualizada no topico pra ter o registro né ? sempre bom, não ser aqueles projetos que pararam na metade.

Bom vamos lá, o que aconteceu tanto esse ano, estando de home office eu consegui adiantar muita coisa que eu queria podendo manter o carro parado ( sem um novo problema toda semana )

Ainda não montei nada, porem o que tem de coisa parada aqui te falar, é coisa para um Carvalho AHHAH :twisted: vamos listar então, não vou postar fotos agora, porque to bem sem tempo de subir e organizar, mas até dezembro espero estar com tudo montado e dai vou publicar varios detalhes;

Externo.
- Pinças de freios de hilux com 4 pistões na frente, o projeto já esta pronto, adaptado é só montar.
- Discos de 316 para a frente, refurados e irei frisalos esse mes de novembro ainda.
- Kit de freio traseiro do Vectra com ABS, eixo já esta refurado, aguardando apenas a montagem.
- Buchas de PU, para o eixo traseiro e as bandejas da frente.
- Spoilers da Montana Sport só pintar e montar.
- Prisioneiros nas 4 rodas, já adaptados nos novos cubos.
- Todos os rolamentos novos.

Interna.
- Led brancos para colocar.
- Volante do Vectra GTX com comandos.
- Defletor do teto solar.
- Manta asfaltica para ser insalada.
* Procurando os bancos do Cruze no precinho para.
* Estudando a adaptação da coluna elétrica do Onix.

Motor.
- Pistões do Cruze 1.8 16v STD.
- Virabrequim do Cruze 1.8 16v STD.
- Cabeçote 1.8 roletado STD.
- Capa de motor do Corsa Exportação.
* To vendo para colocar uma Speeduino ( injeção programavel baseada nada MegaSquirt ).


Agora vai ser feito retifica desse cabeçote e trocado os retentores, o vira vou levar pra polir e quando me mudar tirar o motor para retificar e revisar o cambio que ta pingando oleo :(

No mais acho que é isso.

Coisas que eu quero porem não sei se vou ter poder aquisitivo pra isso, um kit turbo padóca e a injeção programavel, se não vou subir o motor todo novo e seguir a vida HAHAH.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pensei q a novidade era o capiroto montado

é melhor parar de ter ideias, ja tem ideia pra umas 3 gerações ai....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

Salve Salve rapaziada, como estão ? To sumidão né, pois é, muito BO nos últimos anos.
Com relação a minha pessoa, tudo bem, despois de alguns cabelos brancos consegui me formar na facul de Engenharia e de quebra ainda fiz um MBA, hahaha
Agora com relação a lasanha, essa nossa, foi uma verdadeira novela Mexicana
Entrei em uma verdadeira cruzada, em Janeiro de 2021 decidi que ia “reformar” o Corsa, parei ele na garagem de casa e começo a saga de um aspirante a mecânico de remoção do motor, depois de dois dias ( não trabalhava o dia todo ) e muitas etiquetas de identificação fiz a remoção do motor e cambio do carro.

Imagem
Motor fora

Coisas legais que eu descobri nessa historia é que meu motor com seus 240.000 km era todo STD
ImagemImagem

Porem os dutos estavam ovalizados e com calo ☹
Nisso foi feito o encamisamento do bloco com camisas forjadas e a folga eu solicitei que deixasse no máximo da folga STD original, salvo engano era 0,07 mm
Bom, bloco retificado é só montar tudo de novo e pau no gato ? claro que não, mas a vida ela é um caixinha de surpresas já diria Joseph Climber.
Começou a famosa saga do “Já que”, já que tá tudo fora monta forjado, já que vai montar forjado coloca o cabeçote roletado, já que vai montar já turbina, já que vai turbinar coloca cambio 6 marchas de ônix....
E senhores assim foi por quase 8 meses, comprando peças e mais peças, uma infinidade de entregas de mercado livre e correios que nunca acabava.

No final de muito trabalho e principalmente DINHEIRO, fechei o motor com o seguinte setup:
-Motor todo STD
-Cabeçote roletado
-Pistões e bielas de Cruze 1.8 16v que são forjadas de fábrica
-Virabrequim também de cruze 1.8 16v
-Cambio de 6 marcas de ônix 1.4 todo revisado

Imagem

Imagem
Detalhe da pintura

Imagem
Tudo novo e limpo, da até um tesão de montar

Pelos cálculos o carro ficou com 11,7 de taxa, os pistões de Cruze ficam 0,3mm acima da face do bloco.
Imagem



Para os freios dianteiros:
-Revisei o modulo de ABS
-Linhas em aeroquip
-Pinças dianteiras de Hilux 4 pistões
-Discos de 316 mm de Fusion Hybrid
Imagem

Imagem

Imagem

Para os freios traseiros:
-Conjunto de discos e pinças de Vectra 97 de 270mm, com cubos com ABS

Feito isso foi montado prisioneiros nas 4 rodas.


Com relação a alimentação:
-Estou usando uma bomba interna da dinâmica de 9bar como esta dentro do tanque não tirei foto durante a montagem ( porque é uma novela colocar aquela anel de borracha do tanque )
-E toda a linha de cobustivel esta usando conexões prensadas em inox com mangueiras baulflex de 3/8”, todas as conexões do carro que no padrão SAE foi utilizado adaptador para 6AN
-Os bicos são os bons e velhos bosch 65 lbs/h

Imagem

Imagem
Entrada e retorno da flauta com adaptador para PS10

Imagem
Detalhe da bomba interna comas as saidas feitas em mangueira prensada

A parte do turbo:
Coletor SPA turbo T3, deslocado para carros com ar e direção
Valvula WG também SPA com mola de 0,4 até 0,8 de pressão.
Turbina é uma Master Power com eixo rotor 49,5 e compressora 52 a caixa quente é .63 e a fria é uma .50
( beeeeem grante, eu também achei, mas como a ideia é um folego só na estrada então acredito que vai ser o creme )

Imagem
Por foto nao parece ser tão grante como na realidade

Imagem
Pré montagem do kit turbo

Acredito que essa seja toda a parte mecânica do carro.
Também foi removido toda a parte de direção hidráulica, permanecendo apenas com caixa de direção aonde foi feito um Bypass e consequentemente foi adaptado uma coluna de direção elétrica do Onix, o que deixou a direção um pouco mais firme que a hidráulica original porem com um tictac pra ser desativada na estrada por exemplo.

Em paralelo a injeção original do carro ( o veiculo possui BCM ), foi instalada uma injeção programável Speeduino ( baseada em Mega Squirt ), onde a Speed controla os bicos e centelha, o carro compartilha os 12v para os bicos e a bobina, que esta sendo usada a de 4 fios com modulo interno. Foi colocado um segundo sensor de rotação para a injeção original para aparecer o RPM no painel e também manter a bomba acionada, a injeção original também possui o sensor de temperatura do fluido refrigerante no local original, para a Speed eu coloquei um segundo sensor em selo do bloco atras em frente a bomba d’agua, não menos importante também foi colocado uma Sonda WB da octtane 4.9 ( própria para eitanois ), o carro esta rodando no etanol agora.

Imagem
Chicote todo aberto na minha cama sem o acabamento em fita de tecido padrão original.

Na parte mecânica acho que foi só isso que foi feito, na parte externa foi pitando os parachoques e molduras, colocado spoiler da montana sport, nos faróis foram colocados 2 projetores de 2,5 em cada lado e nas milhas estou usando projetores de S10, finalmente consegui o aero do corsa SS e também troquei a antena que estava sem base já coitada, pintei todos os plásticos de preto brilhante e o cofre foi pintado com uma tinta da Rust Oleum para caçambas de camionetes que deu um efeito “texturizado” muuuuuito TOP.

Imagem
Os farois

Imagem
Detalhe da pintura

Na parte interna: coloquei o acetato do corsa europeu com milhas e quilômetros, a própria direção elétrica, volante do Vectra gtx com comandos de som, bancos de i30 ( que estou louco pra tirar e colocar uns conchas ) e por enquanto na interna é isso, ainda pretendo desmontar e pintar tudo de preto, mas acredito que vou deixar isso para um próximo episódio.

No momento o carro não esta com a interna 100% montada porque ainda preciso fazer o acerto da injeção e alinhar o carro dai coloco o modulo bluetooth e deixo ela escondida, vou usar uma tela de 3,5 com moldura de GID no painel para fazer a leitura dos parâmetros.

O carro já andou, devagarinho claro, para um primeiro role, de segunda e terceira, que se mostrou com a baixa beeeem lisa, sem cabeçadas nem nada.

Essa é a historia dos últimos meses do corsa 1.Quase que agora é um 1.8 turbo forjado e intercoolado AHAHAH
Vou tentar ir atualizando aqui agora, conforme o projeto vá andando e segue algumas fotos de como o carro ficou:

Imagem
Aqui esta sem a capa

Imagem
Carinha do meninão, setas conjugadas e milhas ligadas.

Imagem
De ladinho

Imagem
Detalhe dos freios dianteiros, o carro ainda esta alto porque tinha acabado de ir para o chão as molas não haviam acentado direito, esta usando molas esportivas

Imagem
Primeiro role com o carro dentro da garagem mesmo só pra ver se não ia cair nada

Imagem
18 meses depoois o carro esta na rua sem os spoilers mas com as cantoneiras para fixalo hahah

Imagem
Com a capa e bem editado ahaha

Imagem
Fixação do spoiler.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

show, c tanto tempo sem noticias, veio c bastante novidades....

podia investir no ramo da pintura, como aspirante a tirador de motor, ta um ótimo pintador kkkkkkk
o role na garagem pra ver se não caia nada foi top kkkkkk
pode nao andar, mas q para para hein kkkkk mininu bruto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
caio1996
:: Super ::
Mensagens: 64
Registrado em: Quarta-feira 17 2011f Agosto 2011 07:54:55 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004
Contato:

Mensagem por caio1996 »

Cara, ficou muito top o projeto, lindo mesmo, aind mais essa cor do corsa acho linda,

uma pergunta, como vc vai fazer pra ligar a injeção? por causa da BCM,

tenho essa duvida que ate penso em fazer algo aspirado no meu, mas fica aquela coisa da BCM e luz de injeção acesa e tal

parabéns pelo projeto
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1066
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Caramba, é tanta modificação que rende matéria para vários tópicos.... tem até speeduíno
Não sou muito chegado em Corsa C, mas esse aí me impressionou
Qual embreagem está utilizando? Manda fotos da parte interna
Colocou manta asfáltica? 1mm ou 3mm? Não recomendo colocar no teto, descola
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

caio1996 escreveu: Terça-feira 09 2022f Agosto 2022 06:32:17 PM Cara, ficou muito top o projeto, lindo mesmo, aind mais essa cor do corsa acho linda,

uma pergunta, como vc vai fazer pra ligar a injeção? por causa da BCM,

tenho essa duvida que ate penso em fazer algo aspirado no meu, mas fica aquela coisa da BCM e luz de injeção acesa e tal

parabéns pelo projeto
pesquise sobre instalação de injeção programável em paralelo c a original....elimina esse defeito da luz da injeção ligada
tem diversos modelos q originais tem recursos q as programáveis não dão suporte, e é preciso essa instalação em paralelo....
cambio automático, acelerador eletrônico eram recursos básicos q ate pouco tempo não eram suportados, não sei como esta hj em dia q cada dia vem modelos novos e mais robustos...o acelerador eletrônico sei q ja suportam
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

SemControle escreveu: Terça-feira 09 2022f Agosto 2022 06:20:03 PM show, c tanto tempo sem noticias, veio c bastante novidades....

podia investir no ramo da pintura, como aspirante a tirador de motor, ta um ótimo pintador kkkkkkk
o role na garagem pra ver se não caia nada foi top kkkkkk
pode nao andar, mas q para para hein kkkkk mininu bruto
faala meu mano, então cara, ai na historia ta tudo bonito, mas tive que tirar o cambio 3 vezes depois que foi montado acredita ?

o oring do atuador estava ressecado ( o cara que revisou não trocou ), ai depois deu pau no atuador, ai depois tive que tirar pra colocar outra embreagem que comprei errado. te fala hoje em menos de uma hora tiro o cambio do corsa AHHAHAAHH
Com relação ao role na garagem, cara eu tenho Defict de atenção o tanto de vezes que eu tive que desmontar alguma coisa porque esqueci algo, então pra garantir foi na garagem a primiera vez ahhaahahha
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

caio1996 escreveu: Terça-feira 09 2022f Agosto 2022 06:32:17 PM Cara, ficou muito top o projeto, lindo mesmo, aind mais essa cor do corsa acho linda,

uma pergunta, como vc vai fazer pra ligar a injeção? por causa da BCM,

tenho essa duvida que ate penso em fazer algo aspirado no meu, mas fica aquela coisa da BCM e luz de injeção acesa e tal

parabéns pelo projeto

Cara então pra ligar a programavel eu fiz em paralelo com a injeção original, porque, no meu entender é mais simples de fazer a ligação e é menos invasivel o possivel na eletrica do carro, a injeção original controla a bomba de combustivel, eletroventiladores e só, do chicote que ia para o motor, eu abri ele e desmenbrei, pra esse chicote do motor ficou apenas o conecotr do sensor de rotação, a cebolinha de oleo e o sensor de temperatura, pelo seguinte;

Cebolinha de oleo: para apagar a luz do painel

Sensor de rotação: sem o sinal de rotação ele não aparece no painel e não ativa a bomba, então foi colocado um segundo sensor de rotação na roda fonica

Sensor de temperatura: o corsa C não tem cebolinha, então quem comanda os eletroventiladores é injeção com relação ao sensor de temperatura, então o sensor de temperatura que vai no cabeçote, continua lá, foi colocado um segundo sensor para a programavel.



Com relação as luzes de injeção acesa não tem segredo mano, vai ficar acesa, não tem o que fazer, tanto a da injeção quanto do imobilizador, o que eu fiz foi abrir o painel e colocar um pedacinho de fita no acetato pra apagar AHHAAHAHAHAH
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”