Boa noite galera! Ganhei um bloco família 1 1.8 com as bielas, bloco está excelente, cilindro STD, mas precisa passar para 0,50 (81mm) e não veio com virabrequim.
Tenho um celta vhc-e, minha idéia é montar um 1.3 girador, como: virabrequim do 1.0 com pistão de AP 1.6 álcool. O pistão do AP é 81mm e a altura de compressão dele é a mesma do pistão do 1.0, que no bloco 1.0 seria impossível abrir para 81, mas no bloco do 1.8 dá. O único problema grande: pino de pistão. O do GM é 18mm e do AP é 20mm. Como fazer, abrir a biela pra 20mm? comer o meio do pino pra 18mm? ou eu deixo isso pra lá e compro um vira de 1.8 mesmo e monto 1.8? 
Acho que esse 1.3 no câmbio do celta ia ficar animal. E eu poderia usar meu cabeçote, se eu monto 1.8 preciso ir atrás de cabeçote.
Abraços!
			
			
									
							
		[OPINIÃO] - Projeto Girador
Moderadores: andre pirituba, SemControle, Organizadores do Fórum
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				daniel_danielgt
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				daniel_danielgt
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Acho que vou ficar com vira do 1.6 + pistão 0,50 do 1.8 + cabeçote de 1.0. Vai ficar um 1.7 com 11 de taxa, pela diferença de altura de compressão entre os pistões.
			
			
									
							
										
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				SemControle
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girador vc nao vai montar nada nos gms q ja descarregam tucho em segurar um bom trecho perto do corte de giro original...
			
			
									
							
							Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
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				gui1985
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Entao, tem alguns problemas na sua ideia. Primeiro: o cabeçote 1.0 nao vai ter um fluxo legal p giro alto. Teria que usar um cabeçote do 1.4 p ter uma taxa aceitavel p funcionar. o cabeçote 1.8 ficaria muito baixa a taxa. Segundo: tem que considerar a diferenca do peso, com certeza o pistao ap pesa mais. Terceiro: gm em giro alto descarrega tucho, o que prejudica o desempenho. Abrir a biela p entrar um pino de 20mm, que alias, alem de mais grosso, tambem é mais pesado, a chance de quebrar é grande parece poucas gramas mas girando ai a 7 mil se torna uma dferenca absurda. tirando material da peca ao tornear o olhal p entrar o pino maior pode reduzir a resistencia da peça. Tem muita coisa a ser avaliada. até mesmo para sua propria seguranca e de quem estara com voce no carro. se uma biela arrebenta em giro alto alem de causar um rombo no bloco, pode acabar te machucando.
			
			
									
							
										
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				gui1985
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olha eu to falando isso porque eu mesmo tinha pensado tambem na mesma ideia. porém tinha pensado em usar as bielas longas do onix para poder usar um pistao com uma altura menor e sendo assim, mais leve. mesmo assim foi dificil achar e, o único que achei que atendeu as medidas era bem mais pesado que os pistoes originais gm. além disso a medida std era 81,5, ou seja o limite do bloco, a ultima retifica. agora pensa comigo, se as bielas do onix ja quebram com os pistoes originais que, sao feitos para ser leves, imagina com um pistao maior e mais pesado. peças feitas sob medida para ter o motor como voce quer montar acho que nao compensa. mais facil usar um motor do onix 1.4, originalzinho, vai girar bem sem te dar dor de cabeca. usando cambio do 1.0 vai ficar bem curto e acelerar rapido como vc quer.
			
			
									
							
										
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				daniel_danielgt
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Sabem a diferença de tamanho da biela do onix para do f1 antigo? a do F1 é 129,75 entre furos, certo? queria saber para talvez usar a do onix spe-4 com outros pistões.
			
			
									
							
										
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				gui1985
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biela do onix 1.0 a partir de 2017 e onix 1.4 (todos) o entre centros é 137.3. no 1.4 até 2016 o pino é por interferencia, a partir de 2017 o pino é com bucha e trava.
spin e cobalt a partir de 2017, quando saiu a versao eco, com uso do oleo 0w20, tambem mudou a biela, a medida continua 129.75 porem o pino passou a ser com bucha e aumentou de 18mm para 19mm.
			
			
									
							
										
						spin e cobalt a partir de 2017, quando saiu a versao eco, com uso do oleo 0w20, tambem mudou a biela, a medida continua 129.75 porem o pino passou a ser com bucha e aumentou de 18mm para 19mm.
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				daniel_danielgt
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Então virabrequim 1.4 com biela do 1.0 2017 e pistões 81mm do 1.8 dariam certinho. Só tem um porém nisso, os pistões do 1.8 são por interferência e a biela do 1.0 2017 é pino com bucha e trava.gui1985 escreveu: Sábado 04 2025f Outubro 2025 08:57:58 PM biela do onix 1.0 a partir de 2017 e onix 1.4 (todos) o entre centros é 137.3. no 1.4 até 2016 o pino é por interferencia, a partir de 2017 o pino é com bucha e trava.
spin e cobalt a partir de 2017, quando saiu a versao eco, com uso do oleo 0w20, tambem mudou a biela, a medida continua 129.75 porem o pino passou a ser com bucha e aumentou de 18mm para 19mm.
Não daria para usar os pinos com buchas e travas do 1.0, mas será que o pino do 1.8 trava por interferência na biela do 1.0 2017?
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