Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Re: Corsa C aspro Swap 1.8 16V

Mensagem por SemControle »

visualmente esta ótimo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Will..
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Terça-feira 01 2015f Dezembro 2015 02:24:18 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Will.. »

cansei escreveu:Imagem

Fase 1 praticamente concluída com direito a capa do motor, só falta acertar uns detalhes
Seu carro está na HomeGarage?


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Will.. escreveu:Seu carro está na HomeGarage?
Sim, o serviço foi feito todo lá.
Como sabia?


Will..
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Terça-feira 01 2015f Dezembro 2015 02:24:18 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Will.. »

cansei escreveu:
Will.. escreveu:Seu carro está na HomeGarage?
Sim, o serviço foi feito todo lá.
Como sabia?
Tava assistindo o vídeo do RS do Barata e vi um Corsa no canto e fiquei curioso pra saber a preparação.
No mesmo dia tava fuçando aqui no fórum (nem lembro pra que) e vi seu projeto, daí imaginei que era o seu. Mundo pequeno..haha
Parabéns pelo brinquedo, vai ficar animal.


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Will.. escreveu:Tava assistindo o vídeo do RS do Barata e vi um Corsa no canto e fiquei curioso pra saber a preparação.
No mesmo dia tava fuçando aqui no fórum (nem lembro pra que) e vi seu projeto, daí imaginei que era o seu. Mundo pequeno..haha
Parabéns pelo brinquedo, vai ficar animal.
Realmente é o meu carro que aparece no vídeo... ele aparece também no midnight do cayman, mas haja atenção sua de perceber isso com as poucas fotos que coloquei aqui... o Barata vira e mexe encontro ele por lá

Valeu pelos elogios, o carro eu trouxe pra casa esse sábado e ta andando bem. Curti muito esse conjunto do 16v com o coletor variável, o torque ta distribuído numa faixa bem mais ampla que o do 8v.

Já que ficou curioso da preparação, a minha ideia é montar o carro turbo mas sem exageros, uns 200 cv nas rodas com um torque mesa desde as rotações mais baixas até as mais altas e pra isso acho que o cabeçote 16v atende melhor, fora que eu já tava com a intenção de usar esse cabeçote pra fazer uma coisa inspirada no GSI europeu.

Pro carro não ficar parado muito tempo na oficina e eu não ficar sem grana eu resolvi fatiar o projeto em duas fases, a primeira aspirada e a segunda turbo. Por enquanto o carro ta aspirado mas o miolo já ta todo pronto com bielas forjadas e embreagem de cerâmica (apesar disso ela é muito leve e progressiva)... o bloco do carro é o original de fábrica mas quase todas as peças ao redor dele são diferentes entre o 16v e o 8v que nem eu comentei nos últimos posts. Fora isso também to usando as pinças dianteiras da meriva 16v, molas eibach (no vídeo que vc viu ainda tava sem), bomba de direção eletro-hidraulica do astra, bicos de 60 lbs, injeção megasquirt ms2, e usando o sensor flex do up TSI que lê a quantidade de álcool direto da linha de combustível. É um carro pro dia a dia e que vai pegar trânsito, na minha visão pro meu uso não adianta tacar trocentos cv no anda e para de SP. Eu quis fazer um negócio diferente mesmo.

A parte mecânica está pronta e a elétrica também, ar condicionado tb está funcionando, só falta continuar o acerto da injeção com um colega meu e fazer o painel voltar a funcionar, essa última parte eu mesmo to fazendo.

A fase turbo eu vou usar uma turbina de 320i com a wastegate original dela, já comprei ela e to montando a eletrônica pra controlar ela.

Se for da região e quiser conhecer melhor o carro da um pulo na oficina, quase todo sábado vou lá encher o saco... esse ano não da mais pq eles vão sair de férias mas em janeiro tão de volta.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

apesar do aperto vai ficar legal, cogitou abrir um espaço na lata pra um intercooler?
bom q vc nao vai precisar de muita coisa pra chegar nos 200cvs ai, essas 16V pro turbo vao ser bem interessantes....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

SemControle escreveu:apesar do aperto vai ficar legal, cogitou abrir um espaço na lata pra um intercooler?
bom q vc nao vai precisar de muita coisa pra chegar nos 200cvs ai, essas 16V pro turbo vao ser bem interessantes....
Acho que nem vou precisar abrir lata viu, o radiador do meu carro só tem ventoinha na parte de trás então tem um espaço gigantesco na frente dele pro intercooler. Me recomendaram dar uma olhada no do HR e do Punto Tjet, preciso ver as dimensões deles mas a princípio espaço não parece ser problema.

O que parece que vai ser mais chato vai ser a própria turbina justamente por conta da ventoinha do radiador, fora as tubulações.

A meta é conseguir pensar num jeito de instalar tudo sem precisar deslocar peças ou cortar lata.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao foge muito disso, ou deslocar ou inverter a ventoinha....
cada ideia q surge some pouco espaço livre.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Will..
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Terça-feira 01 2015f Dezembro 2015 02:24:18 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH SS 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Will.. »

cansei escreveu:
Will.. escreveu:Tava assistindo o vídeo do RS do Barata e vi um Corsa no canto e fiquei curioso pra saber a preparação.
No mesmo dia tava fuçando aqui no fórum (nem lembro pra que) e vi seu projeto, daí imaginei que era o seu. Mundo pequeno..haha
Parabéns pelo brinquedo, vai ficar animal.
Realmente é o meu carro que aparece no vídeo... ele aparece também no midnight do cayman, mas haja atenção sua de perceber isso com as poucas fotos que coloquei aqui... o Barata vira e mexe encontro ele por lá

Valeu pelos elogios, o carro eu trouxe pra casa esse sábado e ta andando bem. Curti muito esse conjunto do 16v com o coletor variável, o torque ta distribuído numa faixa bem mais ampla que o do 8v.

Já que ficou curioso da preparação, a minha ideia é montar o carro turbo mas sem exageros, uns 200 cv nas rodas com um torque mesa desde as rotações mais baixas até as mais altas e pra isso acho que o cabeçote 16v atende melhor, fora que eu já tava com a intenção de usar esse cabeçote pra fazer uma coisa inspirada no GSI europeu.

Pro carro não ficar parado muito tempo na oficina e eu não ficar sem grana eu resolvi fatiar o projeto em duas fases, a primeira aspirada e a segunda turbo. Por enquanto o carro ta aspirado mas o miolo já ta todo pronto com bielas forjadas e embreagem de cerâmica (apesar disso ela é muito leve e progressiva)... o bloco do carro é o original de fábrica mas quase todas as peças ao redor dele são diferentes entre o 16v e o 8v que nem eu comentei nos últimos posts. Fora isso também to usando as pinças dianteiras da meriva 16v, molas eibach (no vídeo que vc viu ainda tava sem), bomba de direção eletro-hidraulica do astra, bicos de 60 lbs, injeção megasquirt ms2, e usando o sensor flex do up TSI que lê a quantidade de álcool direto da linha de combustível. É um carro pro dia a dia e que vai pegar trânsito, na minha visão pro meu uso não adianta tacar trocentos cv no anda e para de SP. Eu quis fazer um negócio diferente mesmo.

A parte mecânica está pronta e a elétrica também, ar condicionado tb está funcionando, só falta continuar o acerto da injeção com um colega meu e fazer o painel voltar a funcionar, essa última parte eu mesmo to fazendo.

A fase turbo eu vou usar uma turbina de 320i com a wastegate original dela, já comprei ela e to montando a eletrônica pra controlar ela.

Se for da região e quiser conhecer melhor o carro da um pulo na oficina, quase todo sábado vou lá encher o saco... esse ano não da mais pq eles vão sair de férias mas em janeiro tão de volta.
Sou meio observador e deu certo de ver no vídeo e aqui num curto espaço de tempo..haha
Projeto bem interessante. Legal ver que não está pensando só em cv mas sim no conjunto por completo
Se eu fosse da capital com certeza iria dar uma olhada

Sucesso na montagem do carro e mande novidades aqui


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Imagem

Chegamos lá com o carro dando 98 whp com o coletor variável acionado e 91 whp com ele desligado. Cruzamos as duas curvas de torque e configuramos pra ele ser acionado a 4500 rpm. O acerto final é esse do gráfico, 109 whp abastecido com álcool.

O resultado era o que eu sentia, um torque muito bem distribuído. Pra um 16v ele rende bem em baixa.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”